Utilitário do Mês

Autora: Sara Fichman Raskin


UM SPOOL PARA PC

As impressoras não acompanham o ritmo do Pc e nós usuários, ficamos ociosos esperando a liberação do computador para continuarmos nosso trabalho.

Uma opção para tentarmos contornar esse problema é sacrificar um pouco a memória do PC usando um programa de Spool. Com ele, se houver espaço no buffer, o controle volta sem demora ao usuário.

Existem vários deles sendo utilizados por aí, ode ser que você já possua algum. Esse que estamos divulgando foi feito por Pierre Jean Lavelle, tem apenas 1023 bytes e foi publicado no Pc Mundo, seção de Técnicas e Técnicos.

O programa SPOOL.COM deve ser colocado no diretório do seu disco de sistema ou winchester, e uma linha deve ser acrescida ao ao AUTOEXEC.BAT (se você utilizar) com SPOOL. Dessa forma, quando do boot do micro, o programa é automaticamente ativado. O tamanho do buffer é de 72 Kb, suficiente para textos e gráficos tipo PrintMaster.

Cuidado para não “resetar” o PC enquanto a impressora estiver imprimindo, senão o conteúdo do buffer será perdido. Para abortar a impressão basta desligar e religar a impressora que o buffer será apagado.

O fonte do programa publicado já foi digitado, testado e se encontra disponível na GST, com o Taira.