Utilitário do mês

Autor: Pedro Luis Kantek Garcia Navarro


MAT ADOR v.1.2b

Este programa foi desenvolvido aos ter recebido uma mensagem DISK FULL, ao tentar gravar um arquivo em um winchester.

A resposta a um comando DIR revelou arquivos e mais arquivos, ou inúteis, ou obsoletos, ou duplicados, ou o que é pior, desconhecidos.

Para poder eliminar os arquivos desconhecidos (a maioria) foi necessário dar um type em cada um deles, para ver o seu conteúdo. Como eram muitos, deu trabalho grande. Aí surgiu a idéia: Por que não escrever um programa que ajude na tarefa de MAT AR arquivos desnecessários?

E assim nasceu o matador. Ele já se encontra na versão 1.2b, foi escrito em TURBO PASCAL, e atua da seguinte maneira:

1.Deve ser chamado com uma máscara, por exemplo MAT ADOR *.DOC.
2.Após carregado, ele vai mostrar os primeiros 1600 bytes de cada um dos arquivo presentes no (sub) diretório e cujo nome satisfaça a máscara pedida.
3.Para cada arquivo mostrado, nós podemos:
a – Pedir para ver os próximos 1600 bytes
b - Ignorar este arquivo e passar para o próximo
c - Eliminar este arquivo (completamente)
4. Quando os arquivos cujo nome bate com a máscara acabarem, o programa também se encerre.

A medida que os arquivos vão sendo mostrados (e eliminados), o programa vai mostrando no alto da tela, qual a área livre no disco em questão.

Quando chamado sem máscara – por exemplo A>MAT ADOR<cr> -, o programa mostra duas telas de instruções no vídeo, e não executa nada.

Para efeito de apresentação, todos os caracteres de CR (carriage return) e LF (line feed) são convertidos para branco no vídeo.

Cópias deste programa podem ser facilmente obtidas. Basta enviar um disquete 5 1/4, acompanhado de um bilhete indicando o nome do programa desejado (MATADOR), e o nome do remetente, para a DISUD (CELEPAR), Divisão de Suporte ao Desenvolvimento – Mateus Leme 1142, 4. andar 80530 – Curitiba – Pr). Informações podem ser obtidas pelo telefone 352-1212 ramal 295, ou pelo fax (041) 252-0782.