VO - Visual Objects - Primeiras Impressões - Ferramenta de Programação For Windows

Autor: Douglas José Peixoto de Azevedo

O CA- Visual Objects é uma ferramenta de desenvolvimento de aplicações para ambientes gráficos em plataforma Windows. A característica mais forte do VO é que sua linguagem é totalmente orientada a objetos. A outra vantagem é uma programação visual que permite o desenvolvimento de componentes da aplicação de forma rápida como o Windows Editor (para desenvolvimento de interfaces), Menu Editor (para desenho de menus), Report Editor (para composição de relatórios) , DB Server Editor ( para definição e utilização de fonte de dados), Icon Editor (para desenho de ícones e cursores), Source Code Editor (para edição de fontes) e Debugger ( para depuração de aplicações). Todas estas ferramentas funcionam de forma integrada.

O VO é compatível com o Windows 95 que em breve será lançada versão para Windows/NT e OS/2 Warp, tendo como proposta trabalhar orientado a objeto, manipulando arquivos DBF , linguagens padrão xBase com uma arquitetura aberta de banco de dados via ODBC e linguagem SQL. Outra proposta do VO é criar um ambiente de desenvolvimento integrado com ferramentas de apoio e administrar toda a aplicação. O VO subdivide as aplicações em módulos semelhante ao que você faria com o Clipper (um PRG e dentro, suas funções e procedimentos). No VO você tem os módulos e dentro as entidades, as quais são produtos de criação dentro do fonte digitado e das ferramentas. As ferramentas do VO sempre geram fonte para você poder trabalhar.

Entrando no VO, ele apresenta a primeira tela com os aplicativos já desenvolvidos, o que ele chama de repositórios, que é o lugar onde ele guarda as informações da aplicação, ou seja, você não tem fonte do seu programa, tudo fica dentro do repositório. Ele pode criar DLL's e bibliotecas para compartilhar funções e recursos e disponibilizar para todo o ambiente. O VO é 100% compatível com o Clipper a nível de aplicação e fonte, sendo necessário apenas alguns ajustes no fonte do tipo #define tecla1 1 por define tecla1 := 1. A princípio pode-se usar toda a aplicação Clipper dentro do VO e aos poucos ir migrando para a filosofia orientado a objetos, ou seja em vez de se trabalhar com funções e procedimentos como o Clipper, trabalhar com classes e métodos como o VO.

No caso de aplicativos para serem rodados em rede local, a proposta do VO é sempre trabalhar em ambiente multiusuário. Você pode inibir esta opção se quiser, a partir deste momento o controle referente a segurar registro e arquivo, e a liberá-los é por sua conta.

O VO requer que os equipamentos tenham alguns requisitos mínimos, sendo que para o ambiente de desenvolvimento é requerido no mínimo um microcomputador AT 386 DX 40 com 8 Mb sendo recomendado 16 Mb de memória. Para o ambiente onde a aplicação vai rodar, é requerido no mínimo um microcomputador AT 386 DX 40 com 4 Mb, sendo recomendado 8 Mb de memória.

Em termos de espaço em Hard Disk, o sistema completo ocupa 50 MB. O executável que ele gera ocupa 2.5 Mb, sendo na compilação agregadas todas as DLL's necessárias à sua execução. A segunda aplicação para o mesmo cliente não precisa compilar a aplicação com as DLL's, porque as mesmas já se encontram no ambiente do usuário. O executável ocupa entre 400 a 700 Kb.

Concluindo, devemos ter a preocupação em migrar os sistemas desenvolvidos em ambiente DOS para ambiente Windows. Temos na empresa uma grande quantidade de sistemas desenvolvidos em Clipper, e também dispomos de pessoal disponível capacitado em Clipper, os quais podem ser aproveitados em uma linguagem, como já dissemos, 100% compatível, como é o caso do VO.

Estes fatos justificam uma melhor atenção e um repensar sobre o assunto?