VP297

Autor: Fernando Zanardini Sbrissia


Durante os últimos quatro meses, a qualidade na impressão do Bate Byte só foi possível porque tivemos para teste o VP297.

Este software desenvolvido pela Xerox faz a conversão de arquivos gerados no Ventura Publisher para impressoras laser de grande porte, como é a nossa Xerox 9097.

O processo é bastante simples, mas exige uma certa dose de paciência.

O primeiro passo é dispor texto e figuras dentro das páginas, no Ventura.

Em seguida, direcionar a impressão das páginas para disco. O Ventura grava um arquivo com extensão.C00, que será utilizado pelo VP297 para geração de comandos de impressão para a laser.

O arquivo, no processo de conversão, é fragmentado em 5 ou mais arquivos, dependendo da complexidade da página, da quantidade de figuras utilizadas.

Um destes arquivos contém os comandos de impressão, tipos e tamanhos de fontes utilizadas, espaçamento, alinhamento e a referências aos arquivos de figuras que são gerados separadamente. Além destes, há também um arquivo de comandos, utilizado para limpar o winchester da laser, depois de impresso o trabalho.

A geração dos arquivos de figuras é a que demanda mais tempo. Nos testes realizados, uma página contendo 12 ilustrações levou 30 minutos para ser gerada. A última edição do Bate Byte, com 18 páginas ficou pronta após 5 horas.

Depois de convertidos, os arquivos são gravados em disquetes de 360K. Estes discos têm uma formatação especial e não podem ser lidos pelo DOS.

Agora é só levar os discos até a laser, descarregar os arquivos no winchester, emitir os comandos para a impressão e aguardar o resultado.

Vencido o prazo de teste, o VP297 foi devolvido e ficamos com uma cópia de demonstração que pode gerar apenas duas páginas por vez.

Por este motivo, a partir desta edição, o Bate Byte voltou a ser produzido numa impressora matricial. Que pena!

Tão logo tenhamos uma laser para micro, ou a aquisição do VP297, voltaremos à nossa qualidade padrão.