VPN

VPN

Autor: Marcio Luiz Hein - GPS


Rede Privada Virtual, ou VPN (Virtual Private Network), é um tipo de rede corporativa que permite a interconexão dos diversos computadores de uma empresa, utilizando a Internet. Ou seja, em vez de utilizar links dedicados para conectar redes remotas, utiliza-se a infra-estrutura provida pela rede pública Internet.

Com a tecnologia de VPN pode-se estabelecer uma conexão entre computadores, isolados ou em rede, com uma outra rede de computadores. Esta conexão pode ser efetuada através de acesso discado ou dedicado, necessitando apenas estar conectado à Internet.

Uma das grandes vantagens da VPN, além da segurança e facilidade de implementação, é a redução de custos. Por exemplo: para uma empresa manter um link dedicado da matriz com sua filial, localizadas em cidades diferentes, pode custar muito. Caso esta empresa utilize conexões com a Internet, estabelecidas com provedores locais, os custos são menores.

Outro aspecto relevante é a segurança oferecida por esta tecnologia. Como a Internet é uma rede pública, qualquer computador pode capturar os dados que estão transitando nela. Assim, a transmissão segura dos dados é possível através da tecnologia de túneis (Tunneling). O Tunneling é uma forma de transferir dados entre duas redes através de uma rede intermediária. A técnica de Tunneling consiste em encapsular um tipo de pacotes de dados de um certo protocolo em um pacote de outro protocolo. Por exemplo: pacotes do protocolo IPX podem ser encapsulados dentro de um pacote de dados TCP/IP. Antes de ser encapsulado, o pacote é criptografado, de forma que os dados ficam ilegíveis caso sejam espionados por alguém. Assim, os pacotes encapsulados são transportados pela rede até o seu destino, sendo, então, decriptados e desencapsulados, retornando ao seu formato original.

Por outro lado, um fator que deve ser observado é que a Internet, por ser uma rede pública, pode temporariamente estar com sua performance debilitada. Sabe-se também que a Internet é um meio de comunicação que utiliza o máximo de esforço para realizar o serviço ao qual é des-tinada. Logo, é importante analisar se este máximo esforço é suficiente para que os objetivos desejados da aplicação sejam alcançados.

CONCLUSÃO

Apesar de ser mais barato para conectar redes de longa distância, oferecer recursos de criptografia e a manutenção da rede intermediária ficar por conta dos provedores de acesso, a VPN é mais lenta que os links dedicados, não sendo recomendada para aplicações na qual o tempo de transmissão seja importante.