"Vale Saber"

‘Saber mais para ensinar melhor’. Com esse slogan a Secretaria de Estado da Educação - SEED, iniciou o terceiro ano do Projeto Vale Saber.

Este projeto, idealizado pela equipe gestora da Educação neste governo, teve início em 1995 com o objetivo de possibilitar ao professor um aperfeiçoamento nos seus conhecimentos, através do desenvolvimento de projetos específicos que ajudem na sua capacitação profissional. Além de possibilitar diferentes formas de capacitação ao professor, o Vale Saber oferece uma bolsa-auxílio aos professores que atuam em sala de aula e que obtiverem aprovação para seus projetos.

Com este projeto, a Educação estimula a competência dos professores e reforça a permanência dos mesmos em sala de aula e na mesma escola, reduzindo a rotatividade no sistema educacional.

Para participar, o professor do Quadro Próprio do Magistério ou do Quadro Único de Pessoal, deve elaborar a sua proposta de projeto. Como cita o folder do Vale Saber: "Em primeiro lugar é preciso criar uma idéia que ajude na capacitação profissional. E nisto você é mestre".

O Vale Saber possui três formas diferentes de capacitação priorizadas pela SEED:

a) investigação pedagógica: sistematização de vivência didática na área em que atua;

b) estudo independente: realização de uma proposta de estudo individual para embasamento teórico de sua prática; e

c) qualificação formal: elaboração de uma proposta de ação pedagógica, mediante um curso de especialização ou de estudos adicionais ofertado nas Instituições de Ensino Superior (IES) da região, na sua área de conhecimento ou atuação.

O professor deve apresentar sua proposta em uma dessas três formas de capacitação priorizadas, abordando, preferencialmente, os temas definidos pela SEED:

a) metodologias alternativas para construção do êxito educacional;

b) concepção e metodologia para práticas pedagógicas interdisciplinares;

c) a relação professor-aluno-comunidade numa prática inovadora interativa.

Outros temas poderão ser sugeridos, que serão avaliados como segunda prioridade, caso o número de vagas oferecidas para as áreas priorizadas não seja preenchido.

As propostas de projeto elaboradas pelo docente serão selecionadas por professores especialistas/orientadores técnico-pedagógicos das Instituições de Ensino Superior (IES) da região, segundo os seguintes aspectos:

a) consistência da proposta;

b) relevância da proposta para a melhoria da qualidade de ensino; e

c) vinculação da proposta com a área de atuação do professor.

Os profissionais das IES, realizam um acompanhamento do trabalho, e orientam para que o projeto se desenvolva conforme a proposta.

No primeiro ano do projeto foram 1576 professores que completaram o projeto, no segundo ano foram 2751 e neste terceiro ano, cerca de 6000 professores obtiveram êxito na aprovação do projeto: Ganha o professor, ganha seus alunos.

Para acompanhar a SEED neste projeto, a CELEPAR desenvolveu um módulo no Sistema de Administração da Educação - SAE, para ser um instrumento de trabalho da equipe gestora do Vale Saber. O projeto informatizado possibilita o registro e o acompanhamento de todos os professores participantes do Projeto Vale Saber, além do controle do volume e o envio mensal dos créditos a serem efetuados aos professores, diretamente ao BANESTADO.

É a CELEPAR parceira da SEED na busca da excelência na Educação.