Vale a pena conferir

Autor: Ronaldo Ferreira Marques - Estagiário da GPT

Visite mais alguns sites.

BLOCKBUSTER

O termo original "blockbuster" foi criado nos Estados Unidos por volta de 1977, na época do lançamento do primeiro filme Guerra nas Estrelas, de George Lucas. Significa "arrasa quarteirão". Isso, na gíria hollywoodiana, quer dizer "um filme que arrasta multidões ao cinema e arrecada milhões". Um negócio que deu muito certo, trocando termos simples. Fato é que Blockbuster também é o nome da maior rede de vídeo locadoras do mundo, que, por "mera" coincidência, também é americana. A Blockbuster chegou ao Brasil em 1995 e, assim como outra rede americana que é sinônimo de fast-food, está se tornando sinônimo de locação de filmes.

O site da empresa é bastante interessante. Limpo visualmente, leve e especialmente útil, ele traz uma breve história da companhia no Brasil e no mundo e a origem do termo que lhe serve de nome. Suas seções principais são quatro: vídeo, dvd, infantil e games. Todas elas mostram os lançamentos do mês, alguns destaques, todos detalhados e com uma sinopse dos filmes ou jogos. Uma ótima opção antes de alugar um filme.

PROJETO GUTEMBERG

Gutemberg foi o inventor de uma das mais fantásticas máquinas de todos os tempos: a imprensa. É evidente que a primeira imprensa era muito rudimentar, e o operador da máquina levava uma eternidade para conseguir terminar de imprimir um livro. Não obstante, tratava-se de um processo muito, mas muito mais rápido do que a tecnologia em voga na época (os livros eram copiados à mão, pode?). O primeiro livro a ser imprenso na história da humanidade foi a

Bíblia Sagrada. Outros seguiram o mesmo caminho ao longo do tempo. Este site, simples na aparência, é riquíssimo em termos culturais. Homenageando o grande inventor do passado, o site propõe-se a servir como um repositório de livros online. Sem violar qualquer lei de direitos autorais (depois de 60 anos da morte do autor, a obra passa a ser considerada de domínio público, segundo a lei americana), encontram-se disponíveis para download obras primas dos maiores escritores da literatura mundial, tais como William Shakespeare, Charles Dickens e Sir Arthur Conan Doyle. Os arquivos dos livros seguem formatos normalmente universais, tais como txt e html, facilitando a vida do usuário, que não precisa copiar e instalar um programa especial para ler seu autor favorito.

FREE TUTORIALS

Em informática, especialmente nas áreas mais técnicas da ciência, a pessoa interessada em se aprofundar, em melhorar suas habilidades seja como programador ou como projetista e gerente de ambientes informatizados não escapa de ter que complementar sua educação formal com a leitura de documentos, normas, especificações técnicas, etc. Nem o mais abastado profissional tem tempo e dinheiro para investir nos livros que contêm essas informações. Uma ótima saída nesse caso é recorrer aos chamados tutoriais. Um tutorial é um guia reduzido sobre como configurar determinado sistema, como programar em determinada linguagem, como solucionar determinado problema. A Internet é uma excelente fonte de tutoriais. Um dos melhores lugares para se conseguir um desses tutoriais é no site acima. Trata-se de uma espécie de ferramenta de busca especializada, centrada mais em linguagens de programação. Até a recente linguagem C# pode ser encontrada.