Vale a pena conferir

Autora: Annelisa P. Ferreira - Estagiária da GPT    

Visite mais alguns sites. Caso tenha alguma sugestão, envie-nos para serem editadas.

Biblioteca

A página que traz mais de 10.000 obras disponíveis on line, cobrindo assuntos variados que vão da arte ao cyberspace até marxismo e a gastronomia vegetariana.

A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro ainda tem um acervo muito pequeno, mas inclui alguns títulos que valem a pena, como "O Alienista", de Machado de Assis. E nem só de livros é feita esta biblioteca: há gravações de discursos de presidentes, entre outros conteúdos.

Cinema

A maior base de dados de cinema da Rede, cobrindo 130.000 filmes, principalmente a produção norte-americana e inglesa. Busca por títulos de filmes ou nomes. As super completas fichas técnicas dos filmes remetem a críticas extraídas de grandes jornais; lista de locações (onde foram rodadas externas); datas de lançamento em vários países; hyperlinks para miscelâneas e/ou site oficial; endereços para adquirir cópias do filme ou da trilha sonora; cifras de produção e arrecadação; citações; e mais! Há ainda informações sobre o Oscar e festivais internacionais de cinema, milhares de fotogramas e videoclips, listagens dos filmes disponíveis em vídeo e dos produzidos para a TV (nos EUA), entre dezenas de itens. Acesso em inglês ou italiano.

Por motivos estratégicos, a Microsoft não poderia deixar de ter uma base própria (e extensa) de dados sobre cinema. O site é a versão on-line da enciclopédia "Cinemania", em CD-ROM, e tem os seus trunfos: entrevistas e artigos quentes assinados por nomes famosos. O mecanismo de busca permite vários tipos de entrada.

Design

Site com uma série de referências, links e artigos para vários temas ligados ao design e à arquitetura, como escolas, publicações, artigos e profissionais do ramo. Em português.

Humor

Versão eletrônica bem feita do jornal PQP ("Para Quem Pode"), editado em Belém (PA) desde 1979. Humor de qualidade, com tiradas geniais e muitas vezes absolutamente inusitadas.

Esse site alega trazer mais de 7.000 piadas divididas em mais de 80 temas diferentes para o deleite do visitante. Apesar de simples, é uma fonte inesgotável de anedotas de todo tipo.

Jornais

O mais novo jornal de São Paulo também tem seu lugar na rede. Destaques da publicação, como o visual diferenciado –como títulos que têm palavras-chaves em destaque colorido– e fotos em close, também foram incorporados no site. Em português.

A versão online do FT manteve o tradicional alaranjado típico da edição em papel daquele que é uma das publicações mais influentes do mundo, o que dá um charme extra ao site. Mas seu grande apelo é o conteúdo analítico de alta qualidade. O acesso à versão eletrônica do jornal é gratuita, mas exige um registro prévio. Inclui reportagens de tecnologia e finanças, sendo um bom endereço para investidores. Tudo sobre finanças pessoais e dicas de como rastrear as melhores cotações. Em inglês.

MP3

A estação de notícias de tecnologia e telecomunicações do Universo Online traz na seção Bê-á-bá da Internet um especial sobre MP3, com o intuito de ensinar aos internautas novatos um pouco mais sobre esse formato de áudio. Ali é possível saber o que é MP3, como funciona, quais são suas vantagens sobre outros formatos de áudio da Internet e o porquê de tanta polêmica com as gravadoras. Em português.

Proteção de tela

Traz 52 pinturas de artistas famosos como Monet, Renoir. O usuário pode escolher efeitos, velocidade de transição e até colocar um pequeno relógio no canto da tela.


Sete regras infalíveis para quem quer mandar o visitante para fora de seu site:

1. "Este site deve ser visualizado em monitores 800 x 600" - Técnica infalível para perder audiência. Já viu a Rede Globo anunciar "este programa deve ser visto em TVs de 29 polegadas"?

2. Frames "fixos" -Trata-se de um comando HTML que impede o uso de barra de rolagem. Com isso, quem tem monitores menores simplesmente não vê a parte inferior e o canto direito da tela.

3. Exija plug-ins - Quanto mais complicado o plug-in, melhor. Evite fazer as opções "com plug-in" e "sem plug-in" porque isso estancaria a debandada do público.

4. Seja prolixo e coloque muitos termos técnicos - Afinal, o público da Internet é formado por nerds.

5. "Este site deve ser visualizado com Netscape 4.0 ou Explorer 4.0 ou superior" - Já viu na Via Dutra uma placa "esta rodovia deve ser utilizada somente por veículos fabricados em 1995 ou superior"? Montar um site que aproveite melhor os recursos de algum browser é uma coisa, mas fazer uma página que requer determinado navegador é perda de audiência na certa.

6. Esconda os produtos e as informações importantes - Obrigue o usuário a navegar bastante antes de encontrar o que quer, assim com certeza ele desistirá rapidamente de suas páginas.

7. Abra janelas e esconda os botões de navegação - Assim o internauta perde a interface simples e familiar dos navegadores.

Fonte: Conexão Internet