Vale a pena conferir

Autor: Ronaldo Ferreira Marques - Estagiário da GPT 

Visite mais alguns sites.

TREKRPG.NET

Os "roleplaying games" não são muito famosos aqui no Brasil. Nascido nos Estados Unidos na década de 70, este tipo de jogo em grupo funciona através da interação entre os jogadores, que, como num filme ou peça de teatro, interpretam personagens em uma história, que é contada por um dos jogadores, que é chamado de "Mestre". O "Mestre" não interpreta um personagem especificamente, como fazem os outros jogadores, mas em vez disso, ele faz o papel de todos os outros personagens que participam da história e que não são controlados por jogadores. Nos Estados Unidos existem os mais variados tipos de RPG, sigla pela qual o jogo é comumente conhecido, variando de histórias de fantasia envolvendo dragões e princesas a serem salvas a aventuras futurísticas a bordo de naves espaciais. O site acima é uma fonte de pesquisa riquíssima a respeito de um dos tipos de RPG existentes: o que é ambientado no universo de Jornada nas Estrelas. Para quem conhece as séries de TV (que vão desde o capitão Kirk e sua USS Enterprise até a capitã Kathryn Janeway e sua USS Voyager), o site oferece dados interessantes não mencionados diretamente nos programas. Para os fãs, e principalmente aqueles fãs que apreciam também RPG, esse site vale ouro! Audaciosamente indo aonde nenhum outro site de RPG jamais esteve, o TrekRPG.net é atualmente o site oficial do RPG Jornada nas Estrelas, com muitos dados a respeito da atual linha de produtos disponível e de futuros lançamentos. Como acontece com outros RPGs existentes, é preciso falar inglês para aproveitar as informações publicadas. Para adquirir os livros com as regras do jogo é necessário usar a Internet e comprá-los diretamente de um site americano. O Brasil não tem tradição no RPG, então as editoras não se interessam em traduzir a maior parte dos títulos para a nossa língua. De qualquer forma, especialmente para aqueles que sempre sonharam em interagir com James T. Kirk ou em pedir opiniões a Spock, o esforço é válido.

CLUBE DO HARDWARE

Autor de diversos livros a respeito do assunto hardware (a parte física, referente aos equipamentos e peças do computador), Gabriel Torres já é bastante conhecido entre os que apreciam uma boa literatura referente ao tema. Seu livro mais conhecido, "Hardware, Curso Completo", é campeão de vendas e considerado um dos melhores disponíveis no mercado nacional. Além disso, o autor mantém um site na Internet chamado Clube do Hardware, que serve, entre outras coisas, de fonte de pesquisa preciosa para quem trabalha no ramo. No site encontramos também algumas informações referentes às obras publicadas pelo autor e sobre lançamentos previstos, tais como o novo "Redes de Computadores, Curso Completo" (se seguir a tradição, esse pode vir a ser mais um best-seller). Há também uma seção para dúvidas, aulas (isso mesmo, o sr. Torres parece adorar difundir seu conhecimento) e até uma seção dedicada a sorteios. Não é necessário um nível técnico muito elevado para desfrutar dos benefícios do site. Basta ter uma noção a respeito do tema. Vale a pena conferir.

CENTRAL DE PIADAS

Ninguém é de ferro a ponto de conseguir ficar sério o tempo todo. É preciso relaxar de vez em quando para conseguir desempenhar as obrigações de forma mais satisfatória. Um site para quem está disposto a colocar o mal-humor a anos-luz de distância é a Central de Piadas. Ele conta com um repositório enorme de piadas a respeito dos mais diversos temas. Há piadas para todos os gostos, desde as mais levezinhas até as mais "pesadas". Um ponto positivo para o site é que há uma divisão entre as piadas teoricamente sem restrição alguma e aquelas não recomendadas a menores. Existe um aviso imenso que aparece na tela sempre que se acessa alguma dessas últimas. Um bom lugar para rir um pouco.