Vale a pena conferir

Autor: Ronaldo Ferreira Marques - Estagiário da GPT

Visite mais alguns sites.

ECONOMIZE ENERGIA

* www.energiabrasil.gov.br

A atual crise de energia é talvez o maior de todos os entraves ao desenvolvimento do Brasil. Graças a ela, as otimistas previsões de crescimento econômico tiveram que passar todas por uma criteriosa revisão. Apesar disso tudo, a população de todo o país está se solidarizando e aderindo com toda a boa vontade do mundo ao programa de racionamento de energia proposto pelo governo federal. Esse site, criado inicialmente para resolver quaisquer dúvidas dos consumidores a respeito do plano, é mais uma iniciativa para tentar ajudar a população a economizar mais. Contando também com dicas de economia ao apontar os "vilões" do consumo de energia dentro de casa, o site é realmente útil, talvez não ainda para a privilegiada região sul, por enquanto livre do racionamento, mas com toda a certeza para o restante do povo brasileiro.



STAR TREK DIMENSION

  •   www.stdimension.com
Esse é mais um site falando a respeito da série de TV Jornada nas Estrelas. Como todos os sites construídos pela legião de fãs ao redor do mundo, esse também está abarrotado de informações a respeito de praticamente todos os aspectos da vida no século XXIV. O que ele tem de diferente? Visual. Trata-se de um dos mais belos sites sobre o tema, o que não vem sem custo, pois a página demora um pouco realmente para ser inteiramente carregada pelo navegador. Ele também se diferencia pela presença de material não oficial a respeito das séries, como por exemplo um pretenso "mapa" da Federação de Planetas Unidos, uma espécie governo interplanetário do qual a Terra não só faz parte, como também é a capital (uma amostra da boa e velha arrogância humana). Apesar da fantasia, o mapa é preciso, sendo baseado nos registros da NASA a respeito de posições de estrelas, além de ser muito bem feito. Outro destaque vai para a seção chamada Utopia Planitia. Os fãs vão reconhecer o nome: trata-se de um esteiro de construção de naves espaciais na órbita de Marte (é isso mesmo, Marte finalmente é nosso no futuro, apesar de todas as trapalhadas das agências espaciais do século XX). Nessa seção há fotos e detalhes pseudo-técnicos sobre as naves espaciais que aparecem nos seriados. Os mais fanáticos podem se deliciar com a descrição do que há em cada deck da sua nave favorita. Por último, vale destacar a preocupação do autor do site com a parte científica de Jornada nas Estrelas. Há uma seção especial comentando os princípios físicos segundo os quais é possível realizar o que se vê na TV todas as semanas, tais como viagens a velocidades maiores que a da luz, teletransporte, conversão de matéria em energia e vice-versa. Interessante, se você não tem absolutamente mais nada para fazer na vida. Apenas um último aviso final: algumas partes do site estão em alemão, língua materna de seu autor.



CARTOON NETWORK

  • www.cartoonnetwork.com
Em 1993 o grupo de comunicações americano Turner International, proprietário, na época, do canal de notícias CNN, resolveu tentar repetir a fórmula que tinha dado certo com o seu primeiro empreendimeto: um canal voltado para um público específico e com programação 24 horas por dia, 7 dias por semana. A primeira experiência, com a CNN, tinha realmente funcionado de maneira fenomenal. E foi então que nasceu o Cartoon Network, um canal de desenhos voltado inteiramente para o público infanto-juvenil. Contando talvez com o maior acervo de desenhos animados do mundo, o canal, disponível apenas para a TV a cabo no Brasil e inteiramente traduzido para o português, vem realmente provando o sucesso da fórmula empregada pela empresa de Ted Turner. Com a fusão entre a Turner e a gigante Time Warner, os canais da Turner receberam uma senhora injeção de dinheiro, ampliando a variedade de sua programação mas não perdendo o foco de sua fórmula. O Cartoon Network especificamente foi o que mais ganhou, tendo acesso aos desenhos dos estúdios da Warner Brothers. O site tem sido um investimento relativamente recente, mas de bastante sucesso. Os fãs de desenhos em geral podem conseguir toda sorte de quinquilharias digitais para seu computador gratuitamente, como proteções de tela, papéis de parede e ponteiros para o mouse. Além disso, podem influir na programação do canal e votar nos seus desenhos favoritos, que são transmitidos então nos finais de semana, nas chamadas maratonas (seqüências de três a quatro horas de duração só com desenhos eleitos pelo público). Vale a pena conferir. É relaxamento e risos garantidos.