Valorize seu projeto

Autora: Maria Jose Resmer


O serviço de comutação bibliográfica que pode auxiliar na execução de trabalhos, atualizando e enriquecendo o seu projeto, está também disponível na Biblioteca.

Os trabalhos que executamos, quer seja uma pesquisa para cumprir créditos escolares ou algum projeto para melhorar nosso desempenho no dia-a-dia, estão diretamente ligados à literatura existente sobre determinado assunto.

Com a explosão da informação, é praticamente impossível estarmos a par de tudo o que está acontecendo, especialmente na área de informática.

Uma das formas de sabermos das novidades é através dos periódicos. São estes que trazem também as últimas pesquisas que foram realizadas em cada área.

Especialmente para os projetos de pesquisa é de extrema importância um bom levantamento bibliográfico sobre a literatura existente.

Como nenhuma biblioteca consegue ser auto-suficiente, a complementação dos acervos pode ser feita através de consulta a outras Instituições, o que nem sempre é fácil, sendo muitas vezes caro e demorado.

Há alguns meses a CELEPAR está fazendo parte de um programa que facilita o acesso ao acervo de periódicos de outras bibliotecas em todo o país.

É o Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) que tem como objeto principal possibilitar a obtenção de informações necessárias às atividades de pesquisa, ensino e gerência, independente de sua localização.

Desta forma, os pesquisadores podem ter acesso a fotocópias de artigos de periódicos de Instituições que fazem parte do Programa.

Atualmente o COMUT conta com uma rede de 1.200 bibliotecas, das quais foram selecionadas 200 com vocação e recursos bibliográficos e humanos necessários para o atendimento das bibliotecas universitárias e especializadas que compartilham seus fundos bibliográficos, beneficiando milhares de usuários provenientes das mais diversas áreas do conhecimento.
Você que precisa muito "daquele" artigo citado em uma bibliografia e que pode enriquecer o seu trabalho, procure-nos e a DIDOB lhe prestará também este serviço.