Vamos Truelar?

Autor: Pedro Luis Kantek Garcia Navarro - GAC  

Este espaço é para lembrar pessoas e causos. Usemo-lo então. Na semana passada, morreu um dos pioneiros da informática. Lembro-me que ao tomar conhecimento do fato (através de um e-mail de um colega da Universidade de Santa Catarina) imediatamente pensei em escrever uma nota para o Bate Byte, lembrando o trabalho do sujeito.

Quando sentei para escrever o texto, dei-me conta que tinha esquecido o nome do fulano. Fui procurar o e-mail e tinha-o jogado fora. Que vexame. Fiz uma consulta na Internet e achei a história de Von Neumann. Não é o que eu procurava, mas não faz mal: ele também merece ser lembrado.

Janos Neumann nasceu na Hungria no início do século passado. Formou-se em química e obteve seu PhD em matemática. Trabalhou na Alemanha até 1930 quando se mudou para os Estados Unidos. Daí até a sua morte em 1957 (e não na semana passada), foi o Doutor John Von Neumann, conhecido por alunos, colegas e até pelos diversos presidentes americanos de quem foi conselheiro como Johnny.

Suas áreas de interesse e de produção científica são amplas. Escreveu cerca de 150 trabalhos científicos sobre física, matemática pura, teoria dos grupos, lógica, topologia, teoria de medidas, teoria ergódica, geometria contínua, estatística, análise numérica, estudo das ondas de choque, problemas de fluxo, hidrodinâmica, aerodinâmica, balística, meteorologia, estudo de detonações, teoria dos jogos e... ufa, computadores.

Ele descreveu a arquitetura de qualquer computador, desses que você tem perto de você, incluindo-se PCs, mainframes, video-games, fornos de microondas, carburadores de carro, receptores de TV, controles remotos etc., etc. É dele a idéia de uma unidade de controle, memória, unidade aritmético-lógica e dispositivos de entrada e saída. Em sua homenagem, esta arquitetura é conhecida como arquitetura de Von Neumann.

Embora seja esta a nossa praia, vou tomar um atalho e falar da teoria dos jogos: prova de que uma mente privilegiada pode achar coisas para estudar e descobrir onde nós, meros mortais achamos que nada há. Eis um exemplo do tipo de problema estudado por ele:

Seja um truelo: trata-se de um desafio como se fosse um duelo, mas que envolve 3 pessoas. Digamos que Aldo, Benedito e Carlos decidem resolver suas diferenças num truelo, atirando até que apenas um sobreviva. A regra é fácil: cada pessoa dá um tiro, até que só sobre um. Aldo é o pior atirador, acertando em média 1 tiro a cada 3. Bento é melhor e acerta 2 tiros a cada 3. Carlos é o bamba, não erra tiro. Para deixar o truelo mais justo, Aldo pode atirar primeiro. Depois, Bento (se ainda vivo) pode atirar e a seguir o Carlos se ainda viver. O processo se repete até que o truelo acabe. A pergunta é: contra quem deve o Aldo atirar para ter mais chance de sobreviver? Pense e ache uma resposta. Pode comparar com a dada pela Teoria dos Jogos de Von Neumann, clicando aqui.