Ventura Publisher

Autores: Sara Fichman Raskin e Fernando Zanardini Sbrissia


O Ventura é um programa de editoração eletrônica que pode ser utilizado para grande variedade de aplicações, desde a criação de documentos de uma única página, até um livro, com qualidade profissional.

A versão 3.0 do Ventura está repleta de controles automáticos para a formatação de páginas, seções, rodapés e legendas; controles tipográficos e textos de diversas fontes e saída para um número maior de impressoras de alta velocidade.

                   PUBLICAÇÃO
                                                                                                      |
                     CAPÍTULO
                                                                                                      |
                      PÁGINA
                                                                                                      |
                        FRAME
                                                                                                      |
                   PARAGRÁFO
                                                                                                      |
                  CARACTERE



Além disso, o Proffional Extension, módulo que foi desenvolvido na versão 2.0 e que era vendido separadamente, foi agora incorporado à versão 3.0

Embora o Ventura possa rodar em um XT com Winchester 640 K de RAM, um monitor gráfico e um mouse, sua performance seria muito melhor num micro 386, com vídeo SVGA

Mas de nada adiantaria uma configuração de micro satisfatória sem considerar a qualidade do material impresso. Para isso seria necessária uma impressora laser.

O programa roda sob a interface GEM, bem parecida com a interface Windows, incorporando suas convenções gráficas.

O VP (Ventura Publisher) permite trabalhar com visão wysiwyg ( what you see is what you get) de página em três opções de enquadramento: tamanho real, tamanho reduzido de toda a página na tela, e tamanho aumentado em até 200%.

Ao iniciarmos a criação de uma publicação, devemos ter os arquivos de textos, ( criados com um processador de textos), os arquivos gráficos ( criados com um programa gráfico) e uma folha de estilo ( criada ou editada no Ventura).

O leiaute de página é criado mediante o desenho de frames (quadros). Cada frame e preenchido com textos ou gráficos importados diretamente de outros programas.

O frame pode ser dividido em colunas, alterando automaticamente o leiaute do texto no quadro. Também existe a opção de deixar espaço em branco ao redor do texto ou do gráfico, assim como fazer com que o texto corra por uma gráfico irregular.

Para adicionar texto ou gráfico numa página, cria-se um frame em cima do outro já existente. O texto do frame original envolve os novos frames automaticamente.

É possível juntar uma frame com uma referência de texto. Isso possibilita ao usuário alçar um quadro contendo uma figura com o texto referente à mesma. Quando a edição da legenda é forçada a trocar de página, o quadro acompanha o texto.

Um documento (chapter) é composto de vários arquivos em disco, distintos para texto, gráfico, informação de leiaute de página, folha de estilo, tabela de largura de fontes.

Todos os arquivos de uma projeto devem estar no mesmo subdiretório.

Quer o texto tenha sido importado ou editado no Ventura, sua formatação é feita automaticamente no mesmo tipo de letra e formato de parágrafos definido anteriormente na folha de estilo para o texto de corpo (body text). Somente as partes em negrito, grifadas ou sublinhadas serão mantidas conforme a edição original no processador de texto.

Uma das melhores características do Ventura é a criação de folhas de estilo, permitindo ao usuário definir formatos de caracteres e parágrafos. Uma vez concebida e salva a folha de estilo, sua utilização poderá ser feita em quaisquer documentos. O Ventura já vem com várias folhas de estilo que fornecem exemplos de projetos de livros relatórios, manuais, catálogos, e os usuários devem utilizá-las como ponto de partida.

As características tipográficas do VP são muito flexíveis. O ajuste de espacejamento de linha é feito em décimo de polegadas, pontos ou centímetros.

Existem três opções de espacejamento das letras. Com a opção automática de Kerning, as fórmulas embutidas do VP são ativadas, aproximando os pares de letras entre si. Esta opção reduz o impacto visual de linhas muito separadas.

O modo gráfico permite o desenho de linhas, boxes e círculos em qualquer lugar da página, através do mouse.

A importação de figuras mapeadas por bit e de imagens vetoriais pode ser feita de várias fontes externas. O tamanho dos gráficos importados pode ser alterado com o mouse.

Essas e outras característica fazem do VP um programa excepcional para criação de documentos de forma profissional. Devido ao grande número de comandos e opções o VP é um programa complexo e não recomendado para usuários esporádicos e para os que sofrem de úlcera.