Vírus mutante apaga HD e espalha textos da vítima pela Internet

As maiores fabricantes de antivírus alertaram essa semana para a praga Magistr, um vírus polimórfico que pode chegar por e-mail com diversos assuntos ou anexos diferentes. Ela é capaz de apagar os arquivos do disco rígido e enviar por e-mail documentos do Word do micro da vítima.

Como se não bastasse, o verme também envia por e-mail arquivos .DOC e .TXT que encontra no disco rígido da vítima e os espalha pela Internet. O vírus usa os textos desses arquivos para formar o assunto e o corpo da mensagem contaminada.

Cinco minutos depois de ser executado, o anexo infecta os arquivos do diretório SYSTEM do Windows e envia cópias de si mesmo pelo Outlook Express e pelo Netscape Messenger. Ele usa as listas de e-mails desses programas para se espalhar.

Segundo a McAfee, a Trend Micro e a Symantec, o código do vírus também indica que o cavalo de Tróia pode tornar vulnerável o micro do usuário e permitir que hackers acessem o conteúdo do disco rígido pelo endereço IP da vítima.

A Symantec também alertou sobre a possibilidade de o vírus afetar a Bios do micro, local onde ficam gravadas informações vitais para o funcionamento da máquina.

Todas as três fabricantes já dispõem de vacinas para a praga.

Fonte: FOLHA ON-LINE. Vírus mutante apaga HD e espalha textos da vítima pela internet. Disponível em: http://www.folha.com.br acesso em: 15 mar. 2001.