Visual Basic x SQL-Windows

Autor: Winfried Helmuth Schumann

Vários colegas de Celepar e profissionais de outras empresas já me fizeram esta pergunta: Qual é a diferença entre Visual Basic e SQL-Windows? Ou ainda: qual é a melhor linguagem de programação "for Windows"?

No começo deste ano a Celepar teve que responder a esta pergunta, ou melhor, teve que decidir qual seria sua ferramenta oficial para desenvolvimento de aplicações em ambiente gráfico. Foram utilizadas três ferramentas: Access 2.0 e Visual Basic 3.0 da Microsoft, e o SQL-Windows versão Corporate 5.0 da Gupta. Projetos foram desenvolvidos e algumas conclusões foram tiradas.O Access, por não se tratar de uma linguagem de programação mas sim de um ambiente de consultas e manutenção a bancos de dados, não será considerado neste comparativo.

O Visual Basic e o SQL-Windows são linguagens de programação que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de aplicações em ambiente Windows. No entanto, cada uma delas tem seus pontos fortes e fracos, ou seja, são ferramentas distintas e com mercados diferentes. O produto da Gupta destina-se basicamente à produção de aplicações cliente/servidor, ou seja, é uma linguagem especializada e voltada para este mercado. Já o da Microsoft é uma linguagem genérica, que não tem na área de banco de dados seu ponto forte. Vamos comparar ponto a ponto cada uma das ferramentas.

Manutenção do Código-Fonte

As duas linguagens têm grandes diferenças no que diz respeito à codificação. O Visual Basic herdou algumas características da antiga linguagem desestruturada "Basic", e não é orientada a objetos (só a eventos). Já o SQL-Windows é uma linguagem nova orientada a eventos e a objetos. Ou melhor: os itens gráficos utilizados para se desenhar as telas no SQL-Windows é que são orientados a objetos. Existem classes de itens gráficos que podem servir de base para novas classes com herança de características e encapsulamento de funções e variáveis. Esta forma de se programar agiliza o desenvolvimento de aplicações, com reaproveitamento de código e facilidade de manutenção.

Acesso a Bases de Dados

Neste item se destaca o produto da Gupta. O SQL-Windows é uma ferramenta totalmente voltada ao acesso a bancos de dados, e possibilita conexão direta com a maior parte deles. Já o Visual Basic tem dificuldades neste ponto, pois ele consegue acessar apenas arquivos do Access e dBase de forma direta. Pode conectar-se via ODBC a outros bancos, mas com desempenho prejudicado. Um detalhe importante é que o SQL-Windows, por ser voltado ao desenvolvimento de aplicações cliente/servidor, interage com SGBD´s enviando comandos "SQL" e recebendo consultas ou valores de retorno. O Visual Basic é bastante diferente neste sentido pois não "conversa" com SGBD´s, mas ele mesmo faz o papel de gerenciador. Ou seja: uma aplicação criada em Visual Basic acessa os arquivos de dados diretamente da mesma forma que aplicações em DOS faziam. Isto dificulta a geração de sistemas seguros e confiáveis em ambiente cliente/servidor.

Desempenho

Não temos até o presente momento dados exatos quanto ao desempenho (velocidade das aplicações geradas) de cada uma das ferramentas, mas devido à estrutura de cada uma delas e observando-se aplicações já desenvolvidas em ambas, pode-se dizer que o SQL-Windows oferece vantagens sob este aspecto.

Produtividade

Sem dúvida produtividade (tempo de desenvolvimento das aplicações) é um fator que pesa uma enormidade na escolha de uma linguagem de programação. E este também tende favoravelmente para o SQL-Windows. Comparando-se as duas linguagens, pode-se dizer que o produto da Gupta é uma linguagem de alto nível, com uma série de comandos prontos que agilizam o processo de desenvolvimento, enquanto que no Visual Basic tudo deve ser construído pelo programador. Exemplo: para se apresentar uma tabela usa-se em SQL-Windows apenas um comando ( "SalTblPopulate"), enquanto que em VB deve-se construir bloco de código com diversos comandos para se obter o mesmo resultado.

Expansão de Recursos

Também é favorável ao SQL-Windows, visto que todos os objetos gráficos (arquivos .VBX) utilizados no Visual Basic podem ser incorporados ao SQL-Windows de forma simples e eficiente. Já o contrário não acontece. Além disso, o SQL-Windows pode acessar bibliotecas de funções (arquivos .DLL) codificadas em outras linguagens, como Visual C++.

Conclusão

Considerando-se o domínio de aplicações desenvolvidas na Celepar (aplicações cliente/servidor), o SQL-Windows tem nítidas vantagens. No entanto, o produto da Microsoft tem seu próprio mercado: ele é o mais indicado para se desenvolver "screen-savers", compactadores, aplicações multimídia, utilitários em geral. Isto é, a Gupta idealizou uma ferramenta voltada a aplicações comerciais e a Microsoft idealizou uma linguagem de programação genérica, pura e simplesmente. Os dois produtos tem consumidores específicos.