Voluntários podem auxiliar defesa civil através de cadastro na Internet

Autora: Elisangela Ribas Godoy

 

"Sistema ajuda defesa civil a entrar em contato com os voluntários durante as situações de emergência no estado"

As pessoas que desejam ser voluntárias para trabalhar em situações de emergência como enchentes, incêndios, vendavais e desabamentos, podem se cadastrar junto à defesa civil, pela Internet.

O sistema está no ar há três meses e foi criado em parceria pela coordenadoria da defesa civil e Companhia de Informática do Paraná - CELEPAR, com o objetivo de formar um banco de dados com todos estes interessados.

O cadastro pode ser feito por voluntários individuais ou empresários. As pessoas físicas disponibilizam seus dados pessoais, suas experiências profissionais e dizem como gostariam de contribuir em caso de emergência. Já as jurídicas, além dos dados básicos, preenchem a atividade exercida pela empresa e quais materiais ou serviços podem direcionar para a ajuda, como colchões, telhas, etc. "Todas estas informações são sigilosas e somente a defesa civil tem acesso a elas", comenta o coordenador da defesa civil, coronel Luis Antonio Borges Vieira.

Segundo o coronel, pelo formulário on line há condições de se saber, de maneira ágil, quem são os que podem auxiliar em uma emergência em uma determinada região e, assim, entrar em contato com eles.

De acordo com o gerente do projeto pela CELEPAR, Fernando Leocádio Pianaro, "tem muita gente que quer ser voluntário e não sabe a quem recorrer, agora fica mais fácil".

Além das pessoas físicas e jurídicas, os radioamadores também podem se cadastrar. Conforme a analista do desenvolvimento do projeto, Mariceli Duarte Foronda, "os radioamadores têm condições de auxiliar quando na região, por exemplo, a comunicação via rádio, telefone, fax ou email está prejudicada, servindo como ponte entre o local da emergência e os profissionais envolvidos no problema".