WINDOWS 2000

 Autor: Sergio Luiz F. da Rosa - GPT

Introdução

Em Fevereiro deste ano, após uma longa espera por parte dos usuários, a Microsoft lançou o Windows 2000, o sucessor do Windows NT. A espera foi realmente longa – a versão beta 1 dele, quando ainda se chamava NT 5, estava disponível no segundo semestre de 1997, mas o produto resultante dessa demora faz com que ela tenha valido a pena.

As inovações do Windows 2000 com relação ao NT são muitas, e algumas delas merecem um artigo próprio, por isso apenas cito algumas das mais importantes: Suporte a hardware Plug and Play, interface gráfica idêntica à do Windows 98, clustering, balanceamento de carga, segurança usando protocolo Kerberos, Cotas de uso de disco e serviço de diretórios através do Active Directory. Algumas dessas características do Windows 2000 serão tratadas em artigos posteriores.

A família Windows 2000

Com a mudança de nome de Windows NT para Windows 2000 veio também uma mudança na terminologia dos diversos produtos da linha. No antigo Windows NT versões para servidores e estações de trabalho tinham o nome de Server e Workstation respectivamente. Com o Windows 2000 elas passaram a se chamar Windows 2000 Professional e Windows 2000 Server, sendo que o Server existe em três versões, ou edições, para usar o termo empregado pela Microsoft: O Server, o Advanced Server, e o DataCenter Server, sendo que esta última deve ser lançada no segundo semestre desse ano.

Entre o Professional e o Server existem diferenças importantes quanto às funcionalidades disponíveis. Entre os membros da família Server, também existem algumas diferenças, mas elas dizem mais respeito à capacidade máxima de certos serviços. A tabela abaixo ajuda a entender melhor as diferenças entre os diferentes tipos de Windows 2000:

 

Windows Professional

Windows Server

Windows Advanced Server

Windows Datacenter Server

Público Alvo

Estações de trabalho e notebooks em empresas.

Servidores de arquivos e impressão; Servidores de Intranet.

Servidores de aplicações; e-commerce.

Aplicações críticas de grande volume; OLTP; Data warehouses; Provedores de serviços de Internet.

CPUs suportadas por 1 sistema

2

4

8

32

Memória suportada

4 GB

4 GB

8 GB

64 GB

Clustering

Não

Não

Balanceamento de carga em rede para até 32 nós; failover para dois nós.

Balanceamento de carga em rede para até 32 nós; failover em cascata para quatro nós.

Requisitos mínimos do sistema

CPU compatível com Pentium 133 MHz; 64 MB de RAM; 1GB de espaço em disco.

CPU compatível com Pentium 133 MHz; 256 MB de RAM; 1 GB de espaço em disco.

CPU compatível com Pentium 133 MHz; 256 MB de RAM; 1 GB de espaço em disco.

A ser anunciado.

Conclusão

Com o Windows 2000, a Microsoft reafirma sua estratégia de ocupar mais espaço no mercado de sistemas operacionais no segmento corporativo. O Windows 2000, tanto as edições da família Server como o Professional, foi projetado especificamente para ser usado em empresas (para os usuários domésticos, a recomendação da Microsoft é permanecer com o Windows 98, e esperar pelo seu sucessor, o Millennium). Em próximos artigos, estaremos analisando mais detalhadamente algumas das características mais interessantes do windows 2000