Web-to-Host - sistemas legados via Web

Autor: Luiz Antonio Uchoa da Silva e Othon Marcelo Nunes Batista

 

Resumo

Este artigo descreve os tipos de implementação e ferramentas de gateway de sistemas legados em funcionamento em hosts. Estes sistemas legados devem ser disponibilizados via web, exibindo a facilidade de projeto da interface. Desta forma, um sistema legado funciona sem a necessidade de desenvolver novamente em uma outra plataforma.

Palavras-chave

Sistemas legados. Desenvolvimento web. Ferramentas de gateway.

Introdução

Todas as empresas que possuem equipamentos de grande porte (mainframe) e que seus sistemas aplicativos são executados a contento, sofrem com a limitação da apresentação da interface em modo caractere. Passam maus momentos com os modismos do downsizing e rightsizing, algumas até chegando a decretar falência por gastarem muito recurso técnico e principalmente dinheiro e, mais desesperador ainda, não conseguem rodar seus aplicativos nesta nova plataforma cliente-servidor, por serem de grande complexidade e com um volume muito alto de processamento [1].

Surgem as ferramentas de gateway entre o mainframe e o mundo novo que está sendo desenhado com a entrada da grande rede mundial chamada Internet. Aparecem dois tipos de solução: implementação através dos programas do aplicativo e a captura dos dados disponibilizados através das tabelas do sistema. Inúmeras ferramentas nascem baseadas nestes dois tipos de implementação [2].

São ferramentas como: ApplinX, Attachmatte, Data Bringer, Host Integration Server, Rumba 2000 web-to-host e o HostFront; cada uma delas com suas particularidades, porém com o objetivo único de gateway entre o mainframe e o mundo Internet e cliente/servidor [3][4][5][6][7][8].

Tipos de Implementações

Captura de informações da tela do aplicativo

Este tipo de implementação captura as informações das telas do aplicativo, executando os programas residentes no mainframe, preservando o desenvolvimento inicial das funcionalidades. As telas são formatadas em modo gráfico, podendo reduzi-las ou não, realizando apenas o trabalho de front-end da aplicação. Este é o tipo de implementação com o menor custo de desenvolvimento e o de maior produtividade para a sua implementação.

Captura das informações através dos arquivos

Este tipo de implementação oferece a segurança de preservar os arquivos da aplicação, porém não preserva as funcionalidades do sistema, sendo necessário reescrevê-las, precisando assim de um maior contingente de recursos humanos e técnicos para o seu desenvolvimento, pois precisa que a equipe de desenvolvimento entenda do negócio do aplicativo a ser implementado.

Ferramentas de Software de Gateway

ApplinX

Criada pela Sabratec Ltda., ferramenta do tipo captura de informações da tela do aplicativo, é distribuída no Brasil exclusivamente pela Consist, com a desvantagem de ser muito cara em relação com as suas concorrentes [4].

Data Bringer

Ferramenta do tipo captura das informações através dos arquivos, é um software totalmente desenvolvido no Brasil, pela Grow, empresa paulista que atua exclusivamente no banco de dados ADABAS, disponibilizando-o em plataformas cliente/servidor [5].

Attachmate

Do tipo captura de informações da tela do aplicativo, usando JAVA e composto por um conjunto de JavaBeans que pode ser implantado em um cliente de forma permanente ou temporária através de um miniaplicativo para acessar telas de host, e os dados residentes nessas telas [6].

Host Integration Server

O Host Integration Server, software da Microsoft, também do tipo captura de informações da tela do aplicativo, em sua versão 2000, suporta até 30.000 sessões host simultâneas por servidor [7].

RUMBA 2000 Web-to-Host

O Rumba em sua versão 2000 - web-to-host, também do tipo captura de informações da tela do aplicativo, elimina a necessidade de instalação, atualização e configuração individual dos clientes [8].

HostFront

Desenvolvida pela empresa canadense FARABI, do tipo captura de informações da tela do aplicativo, tem como vantagens a facilidade de uso da ferramenta, alta produtividade e baixo custo em relação aos concorrentes [3].

Exemplo utilizando a ferramenta HostFront

Um exemplo prático que pode ser visualizado por qualquer usuário é o das consultas do DETRAN/SE, que utilizam a ferramenta HostFornt para modificar a interface com o usuário, dando a oportunidade de acesso a sistemas funcionando em um mainframe IBM, com banco de dados ADABAS e linguagem de programação NATURAL. Através do endereço https://wwws.se.gov.br/detran/ podem ser acessadas seis opções. Estas foram implementadas com a ferramenta de gateway entre o mainframe e o servidor web disponível para as consultas.

No momento do acesso às informações o comando emitido é o “oHostLink.Connect”, seguido do comando “oHostLink.PutField” que envia para o mainframe a informação chave para a consulta desejada, depois o comando “oHostLink.GetField” traz do mainframe as informações, resultado da pesquisa desejada, conjuntamente com esses dois últimos comandos. Existe também o comando “oHostLink.PushKey” que funciona como se estivéssemos utilizando as teclas macros do mainframe, como o “Enter”, “PF1” e “PF3”, dentre outras funções.

Figura 1: Tela de resultado da consulta no mainframe

Figura 2: Dados do veículo consultado via Internet

Figura 3: Dados do veículo consultado na Internet continuação

Conclusão

Abordamos a melhoria da interface com o usuário para as aplicações desenvolvidas no mainframe, que passa a ser mostrada em modo gráfico, contribuindo assim para a sobrevivência de aplicações complexas e de grande volume de processamento, que em um novo desenvolvimento seria muito dispendioso tanto em termos de recursos humanos e de hardware quanto, principalmente, em termos de recursos financeiros.

Destacamos a necessidade de apresentar algumas aplicações na Internet para abranger um maior número de usuários possível e até mesmo, via Intranet, para as empresas com filiais espalhadas geograficamente poderem disponibilizar suas aplicações centralizando o suporte e manutenção das suas aplicações, reduzindo com isso os custos com uma mão-de-obra especializada e cara em tecnologia da informação.

Com a redução dos preços dos mainframes fica ainda mais fácil a aceitação por parte de grandes organizações de uma tecnologia robusta, segura e agora com acesso também à Internet, do que a migração para servidores, cada vez mais caros, e que seriam necessários vários deles ligados em clusters para executarem serviços que são agilmente realizados pelos mainframes.

Apresentamos algumas ferramentas de gateway que realizam a interligação dos mainframes com os microcomputadores, e estes ligados à rede mundial, fornecendo uma nova roupagem às aplicações legadas desenvolvidas em modo caractere, porém, temos muitas outras ferramentas hoje no mercado, o que possibilita uma maior difusão da tecnologia Web-to-Host.

Concluímos que os mainframes sobreviveram a este avanço da tecnologia da informação e demonstram ser o maior dos servidores e depósitos de dados, como também ainda permanecem sendo a solução para sistemas de alta complexidade, com grande volume de dados e um alto poder de processamento dessas informações armazenadas.

Referências

[1] KROLL, W.; HANZO, T. Iniciação à Informática, vol.1, São Paulo: Ícone, 1987.
[2] WANG, C. B. Techno Vision II. São Paulo: Makron Books, 1998.
[3] FARABI TECNOLOGY. Disponível em: <http://www.farabi.com/index.html>. Acesso em: 13 fev. 2004.
[4] Consist - ApplinX. Disponível em:<http://www.consist.com.br/brasil/applinx/index.htm>. Acesso em: 13 fev. 2004.
[5] Grow Technology. Disponível em: <http://www.growtec.com.br/cli_finasa.asp>. Acesso em: 13 fev. 2004.
[6] Attachmate Corporation. Disponível em: <http://www.attachmate.com.br/products/
category/0,1021,1_11,00.html>. Acesso em: 13 fev. 2004.
[7] Microsoft; Host Integration Server. Disponível em: <http://www.microsoft.com/brasil/produtos/display.asp>. Acesso em: 13 fev. 2004.
[8] NetManage; RUMBA 2000 - Web-to-Host. Disponível em: <http://www.softplace.com.br/rumba.htm>. Acesso em: 13 fev. 2004.