Windiscretos

Autor: Tarso Dutra Blitzkow de Queiroz - GPT

A Questão é: Windows for Workgroups x Rede Novell x Windows NT"

Se o problema no passado era a falta de soluções confiáveis para se implementar uma rede local, hoje o problema é qual escolher entre as opções disponíveis. Para "A Questão é: Windows for Workgroups x Rede Novell x Windows NT" temos outras soluções que poderiam aumentar esta lista, mas a parcela de mercado abrangida pelas acima citadas é bastante grande.

A apresentação que segue tentará passar um pouco da experiência obtida com estas soluções, e tentar formar uma linha de raciocínio que permita formular algumas questões a mais na hora de propor uma destas soluções.

Este trabalho tentará ser o máximo possível imparcial no que diz respeito à utilização de uma ou outra solução. A tendência por uma solução em específico pode ser considerada como preferência do autor.

Objetivos

Os Objetivos Principais!

- Apresentar uma visão global destas soluções.

- Explicar alguns conceitos básicos.

- Mostrar algumas tendências.

O que não é Objetivo!!!

- Montar um processo de decisão padrão.

- Abordar detalhes técnicos mais profundos.

- Analisar componentes físicos para montagem da rede.

Quando um, ou outro, ou outro?

Criar uma linha de raciocínio que permita decidir entre uma destas soluções é muito difícil, pois deveríamos considerar uma quantidade muito grande de variáveis. Além disso, as mudanças que estão ocorrendo no mundo da informática, principalmente na área de microinformática, levam, rapidamente, uma solução considerada "Estado da arte" para a "Era da pedra lascada".

O que temos hoje é a adoção incondicional de uma das soluções, sem uma maior preocupação se esta é a melhor para o problema que temos em mãos. Em alguns casos, a solução é superdimensionada. O lado positivo (se é que podemos considerar assim) é que não existe a necessidade de uma mudança da filosofia da equipe por um período de tempo bastante grande. Porém, as mudanças estão ocorrendo cada vez mais rápidas e, em muitas vezes, as vantagens das novas tecnologias não são utilizadas para um incremento da produtividade de nossos trabalhos.

Finalmente, uma outra consideração a ser feita, que é possível não somente a adoção em separado destas soluções, mas também uma composição entre elas (e até mesmo todas) com o objetivo de melhor resolver os problemas.

Visão Geral

Windows for Workgroups

O Windows pode ser definido como um ambiente operacional, ou seja, precisa de um sistema operacional para poder funcionar (normalmente o MS-DOS), que faz uso de uma interface gráfica com o usuário (GUI) em contraste à interface orientada a caractere (CUI) utilizada pelo sistema operacional base. Além desta interface (que também é utilizada em outras plataformas), temos novos conceitos para trabalhar com nosso equipamento, como a multitarefa (multitarefa cooperativa), independência de hardware e orientação a eventos.

O Windows for Workgroups nada mais é do que o Windows com características a mais que o permitam trabalhar em grupo, através de uma rede. Este tipo de solução, quando utilizada pura e simplesmente, caracteriza uma rede ponto a ponto. Assim, todo equipamento pode ser cliente e servidor ao mesmo tempo, sendo este processo similar ao executado por outros produtos do mercado (Netware Lite e DOS 7.0 (Novell) e DOS 6.X (Microsoft)). A última versão disponível no mercado é o Windows for Workgroups 3.11.

Sendo assim, temos condição de compartilhar os recursos de um equipamento, com os demais equipamentos que compõem nosso grupo de trabalho. Uma estação pode fazer uso, por exemplo, de espaço em disco, softwares, impressoras e até mesmo unidades de leitura (drive e CD-ROM) localizados em um outro equipamento. Basta que o equipamento "servidor" forneça os direitos de acesso e uso a estes elementos.

As características de um equipamento para fazer uso do Windows for Workgroups são as mesmas para o Windows normal, bastando apenas ter o hardware de rede (placas, cabos, hub, etc.). Equipamentos que não podem fazer uso do Windows (Ex. PC-XT), podem utilizar os serviços disponibilizados por esta rede, desde que possuam o hardware necessário e sejam adequadamente configurados.

A nível de produtos, cada instalação do Windows for Workgroups disponibiliza uma cópia do MS-Mail e do Schedule+ para ser utilizada pelo grupo de trabalho na troca de correspondências e organização de agenda pessoal, com possibilidade de interferência em outras agendas do grupo.

Rede Novell

Esta solução de integração de equipamentos, NetWare da NovelI, já é bastante conhecida no mercado e surgiu da necessidade dos usuários de trocar informações entre si. Hoje é disponibilizada em duas versões 3.xx e 4.xx, dependendo do universo da rede que se deseja gerenciar.

O NetWare pode ser definido como um sistema operacional para gerenciamento de redes de computadores. É uma solução que apresenta um nível de maturidade bastante alto, sendo a conflabilidade, a performance e a segurança suas principais virtudes. Os principais serviços disponibilizados pelo NetWare são: o servidor de arquivos e gerenciamento de impressão.

O serviço de arquivos disponibilizado pelo NetWare pode ser definido, de uma maneira bastante simplificada, como uma unidade de disco localizada em outro equipamento. Para se fazer uso deste disco, o equipamento deve estar configurado para tal e o usuário deve estar cadastrado no sistema, com direitos de visão e acesso a este disco. Porém, a unidade e os periféricos localizados em uma estação cliente desta rede não podem ser disponibilizados aos demais equipamentos clientes da rede.

O único periférico que pode ser disponibilizado aos demais equipamentos da rede é a impressora, desde que via o gerenciador de impressão. Assim, o serviço de gerenciamento de impressão pode fazer uso de impressoras localizadas no servidor, ou em outros equipamentos da rede, controlados via impressão remota.

Quanto a características dos equipamentos, o NetWare fará uso exclusivo do rnicrocomputador onde está instalado. O poder de processamento deste equipamento depende do uso que será feito pela rede, mas isto é um problema comum a qualquer uma destas soluções. Embora faça uso exclusivo do equipamento para si, o NetWare pode ainda processar outras aplicações, desde que as mesmas sejam desenvolvidas conforme os padrões NLM (NetWare Loadable Module). Para as estações clientes, podemos ter qualquer tipo de equipamento: XT, AT, 386,486, Pentium, etc., e sistemas operacionais como: DOS, OS/2 e System 7.

A nível de produtos, o mais conhecido por nós é o NetWare for SAA, que faz com que as estações de nossa rede possam emular um terminal do mainframe ou, então, comunicação programa a programa com o mainframe.

Windows NT

O Windows NT é um outro elemento da família Windows. No caso do Windows NT, ele é um sistema operacional em si, não necessitando de um sistema operacional (corno o DOS) para poder funcionar. Sua interface é bastante semelhante ao do Windows, porém, como um todo, possui uma arquitetura bastante avançada. Neste caso, a multitarefa é efetivamente uma multitarefa, o sistema de segurança é nível C2, possui tolerância a falhas, é um sistema operacional de 32 bits e muitos outros detalhes/serviços.

O Windows NT é um sistema operacional escalonável independente de plataforma, podendo ser instalado em equipamentos da plataforma Intel x86, RISC ou processadores DEC Alpha. E escalonável através do sistema de multiprocessamento simétrico, podendo ser adicionados processadores extras para se atingir maior performance caso seja necessário. Faz uso da arquitetura de 32 bits, e pode processar as aplicações em múltiplas threads; possui proteção de memória onde uma aplicação não interfere na área de outra aplicação, além da multitask preemptiva. Em sua versão de servidor de rede, acrescenta features para segurança na administração e maior poder de tolerância a falhas.

O Windows NT pode ser encontrado em duas versões: Desktop Edition e Advanced Server. A versão disponível comercialmente é a 3.1, mas a nova versão Windows NT 3.5 (ou Daytona) já foi lançada, devendo ser comercializada nas próximas semanas. Para a nova versão (3.5) estarão disponíveis o Windows NT 3.5 Workstation e o Windows NT 3.5 Server.

A versão Desktop Edition, é um poderoso sistema operacional de 32 bits, com interface similar a do Windows. Suas principais características são: segurança, robustez, gerenciamento, multitask, alta capacidade e performance (multiprocessamento simétrico - symmetric multiprocessing, - SMP), independência de hardware (hoje disponível para plataforma Intel, RISC R4000 e DEC Alpha AXP), e características de rede de compartilhar arquivos e impressoras. Com o Windows NT Desktop Edition podemos executar aplicações padrão DOS e Windows 3.xx (Win16), Windows NT (Win32) e OS/21.x, além da compatibilidade de código fonte com o POSIX.

O Windows NT Advanced Server foi projetado para ser utilizado como servidor de redes locais. Além do poder, facilidade de uso e escalabilidade do Windows NT Desktop Edition, é acrescido de características adicionais que centralizam a administração da segurança e maior poder quanto à tolerância a falhas, que o tornam ideal para um sistema operacional servidor de rede.

Para o Windows NT, tanto Desktop Edition como Advanced Server, o equipamento a ser utilizado deve ser de primeira linha e com grande poder de processamento. Para se ter uma idéia, uma configuração mínima adequada para a versão Desktop Edition é de pelo menos 12 Mbytes de memória, e 20 Mbytes para o Advanced Server. Alguns testes executados apresentam valores em torno 16 e 24 Mbytes, respectivamente, para uma performance boa.

Na versão atual (3.1), o principal objetivo era o de disponibilizar um sistema operacional com as características acima descritas, e a nova versão (3.5), além de corrigir alguns defeitos da anterior, procurou melhorar a performance de seus serviços.

Com relação à produtos, temos os MS-SQL Server, um servidor de banco de dados com características Cliente/Servidor, e o MS-SNA Server, um serviço de comunicação segundo o padrão SNA.

Para redes pequenas, o Windows for Workgroups é uma boa opção. Cada equipamento terá uma certa autonomia, e as funções de rede serão utilizadas para uma troca de informações e compartilhamento de periféricos (disco, impressoras, unidades de leitura, etc.). Em algumas situações, com o crescimento da rede pode-se colocar uma máquina específica para executar o papel semelhante a de um servidor. Sendo assim, o Windows for Workgroups é adequado para pequenas redes, como a de um departamento.

Com o crescimento das estações na rede, convém inserir um equipamento com características de servidor (hardware e software). E é neste momento que o problema começa a surgir.

Antes de seguirmos, uma questão que deve estar sendo formulada é a seguinte: "Quantas máquinas compõem uma rede pequena com o objetivo de ser utilizado o Windows for Workgroups?". O conceito de rede pequena não se vincula à quantidade de máquinas, mas sim ao compartilhamento que será feito por esta rede.

Caso o grupo (ou departamento) seja composto por 10 equipamentos, que possuam uma cópia instalada dos produtos que cada usuário faz uso mais constantemente, não se faz necessário um equipamento dedicado como servidor. Para este caso, os recursos de rede serão utilizados para troca de mensagens, arquivos, impressoras, e até mesmo de softwares que não são de uso constante, não impactando na performance desta rede.

Considerando um grupo com 5 equipamentos, mas que possua a necessidade de centralização e segurança de algumas informações para acesso por parte dos usuários, este pode ser um caso para um sistema operacional servidor de rede com características mais avançadas.

A opção pelo NetWare da Novell é hoje a mais comum. E uma solução que já conta com um bom tempo de mercado, e que, com isso, tem seus serviços mais estáveis e suas características bem mais difundidas. Já existe uma base de produtos de terceiros que fornecem um incremento adicional às características básicas para esta solução.

Ainda para o caso do NetWare, temos duas versões que determinam quando se utiliza uma ou outra: a versão 3.xx para o caso de redes departamentais e a versão 4.xx para redes corporativas.

Optar hoje pelo Windows NT, em uma primeira análise, pode parecer que se está se arriscando. Porém, nos testes já efetuados e em andamento, percebemos que dentro em breve será uma forte alternativa. Sua interface e maneira de atuar é, em muito, parecida com o Windows, e a administração de rede utiliza conceitos muito parecidos com os do NetWare. O Windows NT só não é utilizado em maior quantidade devido ao seu pouco tempo de mercado. Suas características introduzem um novo conceito nas redes locais, características estas que já eram solicitadas há algum tempo pelos usuários. Além destas características técnicas, temos a força de marketing da Microsoft, que vem colocando o Windows NT como o servidor ideal para uma estação cliente que esteja utilizando Windows 3.xx (ou o futuro Windows'95).

Utilizando mais de uma ao mesmo tempo

Agradar a todos e a tudo ao mesmo tempo é muito difícil. Porém, podemos combinar estas soluções tentando obter uma configuração mais adequada ao problema que temos em mãos.

Usar hoje o Windows 3.11 com um servidor NetWare Novell já é uma realidade. Se ao invés do Windows 3.11 utilizarmos o Windows for WorkGroups 3.11, melhor ainda. Além de termos a funcionalidade de Windows e NovelI, o conceito de grupo de trabalho pode ser acrescido às características da Novell.

O Windows for Workgroups com o Windows NT já é uma relação natural, aquele é um cliente natural deste.

E para o caso de instalações que já fazem uso da solução Windows-Novell, o acréscimo de um Windows NT só vem acrescentar às características desta rede, principalmente se for o caso de criar uma plataforma Cliente/Servidor.

Tendências

A família Windows está sofrendo uma grande transformação. O Windows e o Windows for Workgroups (ambos versão 3.11) serão substituídos pelo Chicago (codinome da próxima versão do Windows, que poderá ser chamado de Windows 4.0 ou Windows'95). Esta nova versão será um sistema operacional completo, ou seja, não necessitará mais do DOS para poder funcionar. Terá uma arquitetura de 32 bits, com muitas características em comum com o Windows NT. As características de rede estão embutidas nesta nova versão, além da nova versão do OLE (2.0) e da tecnologia Plug-and-Play, que tenderá a tornar o Windows mais fácil de configurar (ou se auto-configurar). Com o Chicago poderemos executar as aplicações feitas para o DOS, Windows, Chicago e até mesmo o Windows NT. Sua "nova" interface apresenta algumas diferenças em relação à versão anterior, com o objetivo de facilitar ainda mais a vida dos usuários, principalmente daqueles que são iniciantes. A apresentação do Chicago na última Windows World mostrou um pouco das novas características e potenciais desta nova versão, empolgando a platéia.

Para os membros que constituem Power User, a última versão do Windows NT (3.5), que já foi lançada mas não começou a ser comercializada ainda, temos um incremento em performance em relação à anterior. Foram incluídas algumas novas características como a interface gráfica 3D. Esta versão teve como codinome Daytona, e a próxima versão do Windows NT, cujo codinome é Cairo, irá embutir a orientação a objeto no sistema. Maiores detalhes só no decorrer de 1995.

A Novell, além de reforçar as características já consolidadas de seu sistema gerenciador de rede, procura disponibilizar produtos que atuem na área de Workgroup Computing. Por isso é que a mesma já adquiriu a WordPerfect, e estará disponibilizando ao mercado um produto similar aos integrados da Lotus, Microsoft e Borland. Um outro produto já disponível é o NOTES Server da Lotus, que entre outras plataformas atua também em um servidor Novell. Com relação às características de equipamento, a Novell já está escrevendo um código de seu sistema de rede para fazer uso de máquinas multiprocessadas, além de poder ser utilizada em máquinas com processador PowerPC.

Os testes com cada uma delas

O NetWare é um ambiente muito utilizado por nós, porém em sua versão 3.xx. A versão 4.xx está sendo utilizada por uma pequena parcela de clientes, sendo que a atualização para a versão 4.01 da rede da CELEPAR está para chegar. Os problemas com esta rede são muito pequenos, o que vem comprovar a maturidade atingida por esta solução. A versão 4.xx não está sendo utilizada com os seus reais propósitos, não podendo, ainda, ser corretamente avaliada.

A parte de testes que mais interessa com relação ao Windows for Workgroups, é a que se refere às suas características de rede. Apresentou uma fácil instalação destas características, bem como a visualização da rede. O acesso aos recursos disponibilizados não apresentou uma degradação significativa, reforçando sua indicação e utilização.

No caso do Windows NT Desktop Edition, temos que é um sistema operacional para uma faixa de usuários bem avançada. Requer máquina com grande poder de processamento, além de muita memória.

Para o Windows NT Advanced Server, as características de máquina são as mesmas, e até mais. Os serviços de servidor de rede são desempenhados de uma maneira similar ao NetWare no que diz respeito à segurança e aos direitos, mas, por ter mais funções, requer máquina com maior poder de processamento.

No que diz respeito às diversas formas de utilizar estas soluções em conjunto, obteve-se sucesso com todas as maneiras que serão agora citadas:

  • Estação com Windows for Workgroups instalado localmente, acessando servidor NetWare Novell;
  • Estação com Windows for Workgroups instalado localmente, acessando e sendo acessado por um servidor Windows NT;
  • Estação com Windows for Workgroups instalado localmente, acessando servidor NetWare Novell através do Windows NT (Servidor Windows NT atuando como um Gateway para o NetWare Novell);
  • Estação da rede NetWare Novell (diskless) fazendo uso das características do Windows for Workgroups (acesso a outras estações Windows for Workgroups e Windows NT Advanced Server);
  • Estação Windows NT Advanced Server acessando o servidor NetWare Novell;
  • Estação Windows NT Advanced Server acessando um servidor RISC; e,
  • Estação Windows NT Advanced Server sendo acessada através de serviços FTP.

*O acesso entre Windows for Workgroups, NetWare Novell e Windows NT, significa acesso a arquivo e impressora.

Conclusão

O que temos até o momento é que o Windows for Workgroup 3.11 é um cliente tanto para o NetWare Novell como para o Windows NT. É idêntico ao Windows 3.11, com apenas as características de rede embutidas, complementando o NetWare Novell.

O serviço de gerenciamento de uma rede local pode ser feito tanto pelo NetWare Novell como pelo Windows NT Advanced Server, sendo que para o uso da filosofia Cliente/Servidor, o Windows NT possui as características mais adequadas, além de apresentar uma filosofia mais moderna.

Percebe-se que a composição entre estas diversas soluções tem sido utilizada cada vez mais, pois o Windows NT vem suprir algumas deficiências do NetWare Novell, e o investimento é preservado assim.

Com relação aos equipamentos, temos que a plataforma de hardware tem se caracterizado por 486 com drive e disco rígido, e com pelo menos 8 Mbytes de memória. As estações disk-less começam a ter seus dias contados, pois os sistemas operacionais mais avançados começam a ficar cada vez mais profissionais, exigindo recursos próprios de hardware.