Windiscretos

Autores: Tarso Dutra Blitzkow de Queiroz - GPT
Robson Valentin - DIDOB

As mudanças provocadas pelo computador pessoal (ou microcomputador) no mundo da informática foram muitas. O que era para ser uma simples ferramenta para uso doméstico passou rapidamente para as mesas de trabalho. Com isso, o usuário final começou a exigir cada vez mais deste equipamento.

Surge então um complemento ao sistema operacional mais famoso do mercado, o MS DOS. Este complemento é o MS WINDOWS ou simplesmente WINDOWS.

Dotado de características e funcionalidades que também existem em outros ambientes, o WINDOWS alcançou a popularidade graças a uma política de consideração com o grande investimento feito em produtos para o sistema operacional, base para seu funcionamento (MS DOS) e, sobretudo, à política de marketing realizada pela Microsoft.

O objetivo desta coluna que aqui inicia, é o de trazer um pouco mais de informações, quer a nível técnico ou de usuário, a fim de suprir aqueles que trabalham sob este ambiente.

Devemos lembrar que embora existam características bastante avançadas, a base deste ambiente operacional é o MS DOS. Este sistema foi projetado para uma época onde os equipamentos e o uso eram outros. Sendo assim, algumas características na hora de configurar seu WINDOWS vão fazer a diferença entre um bom ou mau funcionamento do mesmo.

* Assim como esperamos fornecer informações para sua utilização, gostaríamos de contar com sua colaboração, através de perguntas, artigos ou soluções de problemas.

DICAS

Como gravar a configuração do Gerenciador de Programas?

O Windows grava a configuração do Gerenciador de Programas, toda vez que você sair. Para gravar a configuração sem ter que sair do Windows, basta pressionar a tecla SHIFT enquanto escolhe a opção Sair do menu Arquivo.

Como alterar as fontes dos ícones do Gerenciador de Programas?

Para alterar o tipo de fontes dos ícones usadas pelo Gerenciador de Programas, inclua a seguinte linha no arquivo Win.ini, na seção Desktop:

[Desktop]

IconTitleFaceName = Arial

IconTitleSize = 10

Para alterar a fonte, simplesmente altere o nome e o tamanho, como desejar. Esta configuração só terá efeito quando você sair e entrar novamente no Windows.

Como fixar células nas fórmulas do EXCEL?

Às vezes é necessário fixar uma célula dentro de uma fórmula, de maneira que ela não se altere quando você repetir a fórmula em toda uma coluna. Para isso, basta você incluir um '$' antes da letra da coluna e novamente antes do número da linha, como o exemplo abaixo:

$A$1+B1*100