Windows for Workgroup Versão 3.11

Autor: Tarso Dutra Blitzkow de Queiroz - GPT

As facilidades da nova versão.

Em junho, tivemos a oportunidade de testar o Windows for Workgroup versão 3.11. A atual versão do Windows é a 3.11, que em relação à anterior apresenta melhorias em alguns drivers, principalmente nos drivers de impressoras jato de tinta. Esta mesma versão (só que Workgroup) é acrescida de características de rede, podendo ser utilizada como uma rede peer-to-peer (sem um servidor dedicado), ou então fazendo uso destas mesmas características sob redes já consagradas pelo mercado (Novell NetWare, Banyan VINES e Microsoft Lan Manager).

Nestes testes realizados, a facilidade de uso e configuração é um ponto a ser ressaltado. Após a instalação do segundo equipamento, a rede já estava disponível, sendo que as duas máquinas (que faziam parte de um grupo de trabalho) já se "enxergavam" mutuamente.

Quando da instalação das mesmas, foram acrescidas as configurações necessárias para fazer uso da rede Novell NetWare versão 3.11. Assim, as máquinas não só reconheciam as outras máquinas do grupo, como também podiam fazer uso dos serviços da rede Novell.

O compartilhamento de recursos foi outro item testado. Havia uma unidade de CD-ROM em um dos equipamentos em que foi instalado o Windows for Workgroup. Uma vez autorizado pela máquina proprietária o acesso a esta unidade, a outra máquina já podia fazer uso do CD-ROM remoto. O processo também é semelhante para o caso de disponibilizarmos um diretório (ou até mesmo toda a unidade de disco) para as outras máquinas. A identificação das áreas disponibilizadas é feita através de uma "mão" na pasta relativa ao diretório, dentro do File Manager. Este compartiIhamento pode ser estendido a outros periféricos desta rede Workgroup, como por exemplo as impressoras.

Quanto ao acesso a recursos disponibilizados, podemos determinar a possibilidade de colocar alguma limitações como: somente leitura, acesso completo, senha para acesso completo etc. Esta segurança é pouca, porém suficiente para o controle de grupos de trabalho que contam com um número reduzido de pessoas (ou máquinas). Outra utilização seria para o caso de sub-redes, ficando a segurança de dados e acesso para o servidor de uma das redes acima citadas.

A integração entre os usuários é reforçada através de dois outros produtos que acompanham o Windows for Workgroup: o MAIL e o SCHEDULE. Nesta configuração simples acima citada, uma das máquinas ficou responsável pela administração do MAIL do grupo. A instalação, gerenciamento e uso deste MAIL ocorreu sem maiores problemas, sendo fácil o aprendizado e uso. Já o SCHEDULE integrado ao MAIL mostrou-se uma ferramenta eficiente e produtiva para agendar e sincronizar tarefas entre os membros do grupo. A alteração e inserção de tarefas de um usuário em outro foi executada com sucesso (neste caso, também depende dos direitos disponibilizados aos demais membros do grupo). Uma informação de documentos oficiais da Microsoft, é quanto à possibilidade de integração deste MAIL como cliente, a sistemas de MAIL baseados em servidores de grande porte como o mainframe.

Com relação à performance, os testes executados não podem ser utilizados como uma referência. Porém, a simples execução de um software instalado em um outro equipamento apresentou resultados satisfatórios, pois não houve uma degradação significativa em sua utilização. O que vale ser ressaltado, é que o programa utilizado tratava-se de uma apresentação multimídia que fazia uso de imagens em movimento e SOM.

Outro programa interessante é o ramal interno. Utilizado para fazer uma comunicação on-line com os demais usuários da rede, produz alguns efeitos interessantes que não serão comentados aqui (afinal, surpresa é fundamental), mas que vale a pena conferir quando você se deparar com uma rede Windows for Workgroup.

A nível de informações colhidas de documentos oficiais da Microsoft, outros protocolos que já estão disponíveis para a rede Windows for Workgroup 3.11 são o TCP/IP e o Data Link Control (DLC). Com isso, temos a possibilidade de conexão com o Windows NT, Windows NT Advanced Server, redes locais UNIX, WANs, Mainframe e Minicomputadores.

Enfim, os testes efetuados com o Windows for Workgroup 3.11 foram bastante satisfatórios, desde a instalação até sua utilização. As vantagens disponibilizadas por esta versão são suficientes para se começar a fazer uso da mesma. E para o caso de pequenos grupos de trabalho, o custo inicial de interligação dos equipamentos em rede é bastante atrativo.