XXI SECOP

O SECOP - Seminário Nacional de Informática Pública, é um evento tradicional de periodicidade anual, que historicamente congrega entidades, dirigentes e profissionais envolvidos com o setor público de informática no Brasil.

O seminário é promovido pela Secretaria de Política de Informação e Automação do Ministério de Ciência e Tecnologia - SEPIN/MCT, pela Subsecretaria de Controle de Informática do Setor Público da Secretaria de Administração Federal - SINFOR/SAF, pela Associação Brasileira de Empresas de Estaduais de Processamento de Dados - ABEP e pela Associação Brasileira de Empresas Municipais de Informática - ASBEMI.

Originalmente chamado de Seminário de Coordenação em Processamento de Dados (e daí o nome SECOP), o seminário foi realizado pela primeira vez em Fortaleza, em 1973. Ao longo de todos estes anos, tornou-se o fórum mais importante de debates da informática pública. É uma ocasião para a busca de parcerias com a iniciativa privada, com instituições de ensino e pesquisa, enfim, um evento propiciador da discussão sobre modernização tecnológica do Estado.

Desde o ano passado, quando o evento foi realizado em Curitiba, o SECOP conta com a realização de dois eventos complementares: o Fórum Internacional de Informática na Administração Pública (FIIAP) e o Congresso Brasileiro de Dirigentes de Informática Pública (CBDIP).

Este ano, realizado em Campo Grande sob o patrocínio da PRODASUL - Empresa de Processamento de Dados do Mato Grosso do Sul, o SECOP abordou o tema "A informática a serviço do cidadão". Alguns técnicos da CELEPAR participaram do evento, e na tentativa de disseminar a um público maior o conteúdo dos painéis e palestras a que assistiram, elaboraram um resumo onde são destacados os pontos considerados mais importantes. Neste BATE BYTE, e no próximo, estaremos publicando tais resumos. Estes textos são fruto das anotações livres e pessoais de cada técnico, e não são de responsabilidade dos palestrantes, visto não terem sido revisados por eles.