A integração como marca

Autor: Eloir José Sbalqueiro - ASCOM

Natural de Cerro Largo (RS), o economista Lucio Alberto Hansel está há 22 anos radicado em Curitiba. Casado e pai de 2 filhos, o nosso entrevistado especial desta edição é funcionário de carreira da URBS - Urbanização de Curitiba S.A., empresa que gerencia o transporte coletivo.

Juntamente com Francisco Krassuski e Danilo Scalet, respectivamente Diretor Presidente e Diretor Técnico da CELEPAR, Lucio Hansel assumiu a Diretoria Administrativa-Financeira no dia 02 de janeiro de 1995. Aos 52 anos de idade e trazendo como marca o bom humor, foi assim que ele recebeu a reportagem do Bate Byte.

BB: Defina a sua experiência como Diretor Administrativo-Financeiro da CELEPAR.

Lucio: Toda empresa tem características próprias, formas de atuar peculiares. Para mim, está sendo muito rica esta experiência, uma vez que a empresa, a partir de 1995, começou a atuar de maneira diferente.

BB: Explique o que você chama de maneira diferente.

Lucio: Mais presente no dia-a-dia do Estado. Nunca se investiu tanto em informática pública no Paraná como no governo Jaime Lerner.

BB: Qual era a sua visão sobre a CELEPAR antes de assumir a Diretoria Administrativa-Financeira?

Lucio: Pelas informações e dados na época fornecidos, a empresa era tímida e fechada em si mesma.

BB: Depois de 4 anos, a sua visão sobre a CELEPAR ainda é a mesma?

Lucio: Não. Hoje, a CELEPAR é mais ousada, mais presente e cumprindo o seu verdadeiro papel de melhorar a gestão dos serviços públicos e, conseqüentemente, a vida do cidadão paranaense, através da informática.

BB: O que a CELEPAR modificou na sua vida?

Lucio: Acrescentou mais experiência, novas amizades e uma visão mais abrangente da administração pública.

BB: Qual é a marca que o Lucio busca deixar na CELEPAR?

Lucio: Integração. Procuramos permanente-mente, através de ações concretas, a integração entre as diversas áreas da empresa. Adotamos, sem demagogia nenhuma, uma postura de portas abertas. Todos que nos procuraram foram atendidos. Isto, inclusive, está refletido na nova logomarca da empresa, instituída em 1996, que é envolver, integrar.

BB: O que era importante e não foi possível ser realizado nesta gestão?

Lucio: Transferir o pessoal do prédio chamado de CELEPAR II para o prédio sede. O projeto já está concluído e aprovado.

BB: Como é administrar o lado financeiro de uma instituição quando o governo vem afirmando categoricamente que é tempo de cortar gastos?

Lucio: Administrar com escassez de recursos é o verdadeiro desafio do administrador. Na CELEPAR não temos desperdícios e a contenção de gastos é uma prática diária. Mesmo assim, sem o aumento das despesas tivemos um crescimento significativo na melhoria dos índices de atendimento das necessidades de informática da administração pública.

BB: Qual a sua opinião sobre o papel da CELEPAR na administração pública do Paraná?

Lucio: Fundamental e decisivo. A partir do momento que a CELEPAR deixou de ser apenas provedora de serviços de informática e passou a oferecer soluções para a melhoria dos serviços públicos, os resultados apareceram e estão aí para serem conferidos.

Tenho certeza que em qualquer esforço de reestruturação do Estado, a CELEPAR tem um grande espaço de trabalho e de contribuições a oferecer.

BB: Qual a sua opinião sobre o futuro da CELEPAR?

Lucio: Indispensável. A melhor empresa de informática pública do País tem um compromisso com o futuro que é agora. Estamos repensando o Estado: Qual é o tamanho do Estado que queremos? O que compete a este Estado fazer para atender ao cidadão com serviços de qualidade e no momento certo? É justamente neste momento que a presença da CELEPAR se torna indispensável.

BB: A CELEPAR está preparada para os novos desafios?

Lucio: A CELEPAR enfrenta novos desafios diariamente. Faz parte do nosso trabalho e, é claro, que estamos preparados.

BB: E os empregados, estão, qualificados para assumirem novos papéis?

Lucio: A CELEPAR é, das empresas de que conheço, uma das que mais investe em qualificação e preparo dos seus empregados. Possui profissionais respeitados no mercado nacional e internacional, reconhecidos pelos diversos prêmios obtidos nas mais variadas áreas de conhecimento da informática. Além disso, temos um quadro de pessoal motivado a assumir novos desafios.

BB: Em toda a história da CELEPAR, a Fundação CELEPAR nunca havia recebido um incentivo tão grande como nesta gestão. Particularmente, você teve atuação decisiva.

Lucio: Não é questão de quem incentivou, mas o que foi incentivado. A Diretoria Executiva da CELEPAR identificou na FUNCEL, um importante instrumento de gestão para melhorar as relações internas de trabalho e como um poderoso auxiliar na administração dos recursos humanos, razão pela qual, reestruturamos a FUNCEL e a fortalecemos para desempenhar esta nova missão.

BB: O que significou a criação da PREVICEL (Previdência Privada da CELEPAR) em 1997?

Lucio: Tranqüilidade, segurança e uma aposentadoria digna a todos os empregados, que após dedicarem grande parte da vida à CELEPAR passam à inatividade. Significou também que conseguimos realizar um grande sonho dos empregados.

BB: Lucio, você tem a palavra para as conclusões finais.

Lucio: Durante 4 anos a Diretoria Executiva procurou, de forma constante e permanente, fazer com que o empregado compreendesse a sua verdadeira importância, o que, para nós, é vital para o crescimento de uma organização. Temos a certeza de que fomos bem sucedidos neste empreendimento. É notório que hoje está despertado e revigorado em cada um o orgulho de ser celepariano.