A invasão dos estudantes de informática e suas conseqüências

Autor: Wilson Mauri de Bonfim - GPS


No dia 21 de março, domingo, 9:30 h, quase duas centenas de estudantes de cursos de informática, representando 8 faculdades, invadiram a CELEPAR para enfrentar duas horas de prova, mostrando seus conhecimentos em lógica de programação, raciocínio lógico, Windows, DOS, Internet e outros assuntos, na busca de uma vaga para estagiário.

Os resultados desta 1ª fase foram divulgados no dia 26 de março, habilitando 68 estudantes para a 2ª fase, realizada entre os dias 29 de março e 6 de abril, composta de entrevista técnica e psicológica.

Finalmente, no dia 9 de abril, saiu o resultado aprovando 49 estudantes, iniciando para os aprovados uma nova maratona que incluiu a preparação da documentação, contrato junto ao CIEE e exames médicos.

Nos dias 29 de abril e 13 de maio, como primeira atividade, os estagiários começaram seu treinamento com uma palestra de duas horas, recebendo informações sobre o estágio e a CELEPAR, encerrando esta etapa com o recebimento de material sobre Interface Gráfica e modelagem de dados.

No dia 3 de maio, a primeira turma, composta de 25 estagiários, começou o treinamento com duas semanas de cursos em Lotus Notes e Access.

A segunda turma, com mais 24 estagiários, iniciou, no dia 17 de maio, o treinamento com cursos de Access, Lotus Notes e Delphi.

O treinamento destes estagiários conta ainda com cursos e seminários que incluem Front Page, Metodologia de Sistemas, Interface Gráfica, Princípios Básicos de Utilização de Cores e Notes Script.

Cada estagiário receberá, até o final do estágio, em média, de 70 a 80 horas de treinamento.

A CELEPAR está dispendendo um total de 272 horas de treinamento nesta nova turma de estagiários, sendo 72 horas Access, 72 horas Lotus Notes, 40 horas em Delphi, 8 horas em FrontPage, 16 horas em Metodologia de Sistemas, 16 horas em Interface Gráfica para Desenvolvimento em Windows, 8 horas em Princípios da Linguagem Visual, 32 horas em Notes Script e 8 horas de Integração.

Além dos cursos, a CELEPAR está investindo na preparação dos futuros profissionais do mercado de informática com acompa-nhamento, supervisão e orientação destes estudantes durante o tempo de estágio, que dura em média um ano e meio.

Por que 4 horas por dia?

A CELEPAR entende que o estágio ideal deve ser realizado dentro do ambiente real de trabalho de informática, exercendo atividades inerentes à área de interesse, com direitos e responsabilidades, e que não deve ultrapassar as 4 horas diárias, preservando o tempo do estudante na faculdade e um período livre para as atividades extra-classe.

Com esta nova turma, a CELEPAR ultrapassa o número dos 300 estudantes de Informática que passaram pelo estágio da GPS desde fevereiro de 1995.