The multimedia revolution computer graphics meets television

Autor: Tarso Dutra Blitzkow de Queiroz


Palestra
Apresentadores: Judson Rosebush (Judson Rosebush Company) José Vasconcellos de Assis (Globo Computação Gráfica Ltda)

Esta palestra, sobre os impactos da computação gráfica nas redes de televisão, trouxe também informações sobre a evolução da multimídia. Sabemos que a Globo Computação Gráfica Ltda (GGG) é responsável pelos efeitos especiais da Rede Globo. Quando a Judson Rosebush da Judson Rosebush Company, foi apresentado como o responsável pelos efeitos especiais do filme “TRON”, e a sua empresa é uma das mais bem conceituadas na área de efeitos especiais.

Esta palestra foi subdividida em 4 parte como segue:

1- MULTIMÍDIA NO EXTERIOR E EVOLUÇÃO DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA

Apresentador: Judson Rosebush

Foi apresentado um vídeo de aproximadamente 5 minutos, mostrando alguns efeitos especiais produzidos em computador de 20 anos atrás até os dias de hoje. Com o decorrer do vídeo, percebeu-se um aumento de efeitos especiais e uma melhoria na qualidade, que foi também enfocado pelo apresentador.

Quanto à evolução da computação gráfica, foi citado que antes a mesma era praticamente uma arte onde os criadores, na sua grande maioria, eram artistas. Hoje, tudo é representado por um modelo matemático. Provando isso, foi mostrada uma transparência com aproximadamente 20 jarros, constituídos de materiais diferentes (ferro, ouro, bronze barro, etc) e, sobre cada um, incidia uma fonte de luz. Assim, como a reflexão da luz é diferente para cada um dos jarros, imagine a complexidade do modelo matemático e a quantidade de variáveis que o compõe. Para cada detalha, está existindo um especialista; como é o caso de um especialista em nuvens em movimento, que é amigo do apresentador.

2 – MULTIMÍDIA NO BRASIL, MONTAGEM DA ABERTURA DA NOVELA “TIETA”, GGG E PARCEIROS

Apresentador: José D. V. De Assis

Esta parte teve início com um vídeo de 15 minutos, com os efeitos produzidos pela GGG nos comerciais da televisão brasileira. Comparando-se com o exterior, nota-se que os efeitos produzidos pela GGG encontram-se pouco defasados.

Com relação aos efeitos da abertura da novela “TIETA”, foi relatado que, com as idéias iniciais de Hans Donner, uma produtora americana iria cobrar Us$ 127.000,00 e, feito pela GGG os custos de produção, ficariam em Us$ 35.000,00. Juntos os custos, foi apresentado um vídeo com a rotação de uma fotografia, tal qual fora idealizado por Hans Donner. Em seguida, foi apresentada passo a passo a montagem da abertura, até o resultado final.

O apresentador falou também do interesse da GGG em parceiros nacionais, incentivando assim o desenvolvimento desta área no pais.

3 – DETALHAMENTO DO PROCESSO

Apresentador: Judson Rosebush

Esta parte foi mais voltada à discrição dos processos da computação gráfica e multimídia, com jargões da área. Foram apresentadas algumas etapas mais detalhadamente e devido à flata de conhecimentos da área, a compreensão se tornou difícil.

4 – PERGUNTAS E RESPOSTAS

Houve um questionamento quanto à forma de parceria proposta pela GGG com empresas nacionais. O representante da GGG respondeu que seria através de um estudo do problema em parceria com as demais empresas, desenvolvendo assim novas técnicas e, mais uma vez, mostrou que existe um interesse muito grande por parte da GGG na expansão desta área no país.