A nova cara da informática pública

Diversas experiências de desenvolvimento de soluções na área de informática para o setor público foram apresentadas durante a Mostra de Soluções em Tecnologia da Informação e Comunicações. O evento, que reuniu em Brasília representantes de todos os Estados, foi uma demonstração de que as soluções para essa área se desenvolvem numa velocidade jamais vista, principalmente quando os processos são compartilhados.

Do Paraná, o presidente da Celepar, Marcos Mazoni, um dos conferencistas do evento, levou o Expresso Livre, um sistema de catálogo de endereços, organização de eventos e e-mails desenvolvido pela própria empresa e que atende toda a rede corporativa do Estado. Mazoni também apresentou o Framework Celepar, outro projeto que reúne um conjunto de ferramentas, metodologias e padrões para o desenvolvimento de sistemas de informação. O projeto vai possibilitar o aumento de produtividade dos sistemas mantidos pela estatal, facilitando o trabalho de desenvolvedores e usuários.

Novidades - Um dos maiores eventos na área da tecnologia da informação brasileira, a Mostra reuniu especialistas, empresas do ramo e técnicos do governo. Foi anunciada a primeira parceria do Brasil com países que integram o Mercosul, com o objetivo de compartilhar informações sobre contribuição previdenciária. Outra novidade é a criação da maior plataforma de serviços para a inclusão digital da América do Sul, por meio do programa eletrônico do governo (Gesac) voltado para comunidades do interior do país. Também foi apresentado um programa voltado aos deficientes visuais, elaborado para armazenar o teor de livros didáticos na forma de CD de áudio, reprodutível em qualquer aparelho de som comercial. Com essa ferramenta, o deficiente visual terá condições de absorver todas as informações disponíveis nos livros didáticos.

Novas Tecnologias - Ainda teve a apresentação de uma solução de certificação digital nacional em software livre para operar como AC (Autoridade Certificadora) e como AR (Autoridade Registradora). A solução foi desenvolvida pela empresa nacional G&P e funciona, desde novembro, no sistema offline do Serviço Nacional de Processamento de Dados, onde se produzem as chaves públicas e estão armazenadas as chaves de certificação do Serpro, da Receita Federal, da Presidência da República e do Superior Tribunal de Justiça. Os certificados emitidos anteriormente pelo Serpro eram baseados numa solução da norte-americana Baltmore, representada no Brasil pela Scopus, que cobrava um valor por certificado emitido. Com a adoção da solução desenvolvida pela G&P para o Serpro, a empresa já economizou R$ 6 milhões.