A rede integrada, um ano depois.

Autor: Armando Rech Filho - GSR


A Rede Integrada de Comunicação de Dados e Serviços do Estado é um instrumento para interconexão, das diversas estruturas de informática existentes nos órgãos da administração estadual, possibilitando a integração das informações distribuídas para apoiar a gestão do governo. É composta por uma infra-estrutura para comunicação de dados que cobre geograficamente todo o Paraná, sobre a qual são colocados à disposição dos usuários uma série de serviços.

INFRA-ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO

Em março do ano passado, 1994, a Celepar iniciou a implantação da Rede X.25, uma rede comutada por pacotes, com tecnologia e protocolos aderentes às normas internacionais da 180, estabelecidas através do modelo de referência OSI-Open Systems Interconnections, com base nas recomendações X.25 da ITU-T-International Telecomunication Union-Telecomunication. o objetivo é prover meios para a conectividade dos mais variados tipos de ambientes operacionais e de redes, implantados de forma distribuída,

permitindo que cada ambiente informatizado de um determinado órgão comunique-se diretamente com qualquer outro do Estado, ou do mundo, que possua suas interfaces de rede aderentes às mesmas recomendações. Esta tecnologia é a mesma empregada pela Embratel para a rede de serviços públicos que interliga todos os estados do Brasil, pela Telepar no âmbito do Paraná, por muitas outras operadoras de telecomunicações pelo mundo afora, e por grandes empresas em redes privativas da organização.

A escolha da solução ocorreu através de licitação pública, onde a Telepar foi a vencedora para implantação de uma rede privativa para o Estado, neste caso montada através do compartilhamento dos meios físicos e equipamentos da rede pública de pacotes que a operadora estava em fase de implantação. Muitos percalços ocorreram, e continuam a ocorrer, ao longo de todo este período. A Telepar teve problemas com sua licitação para aquisição dos equipamentos de comutação, ocasionando um grande atraso na entrega, e para atender o contrato com o Estado, lançou mão de equipamentos temporários, e de capacidades limitadas, cedidos pela proponente vencedora, para iniciar a implantação.

A implantação começou pela migração para a nova rede dos antigos circuitos ponto-a-ponto em protocolos BSC-3, encapsulados dentro dos protocolos X25 para chegar aos computadores de grande porte da Celepar, aumentando significativamente a qualidade da comunicação e reduzindo os tempos de resposta da rede de uma média de 3,5 para 0,5 segundos. No início deste ano os equipamentos provisórios saturaram a capacidade, coincidindo com um aumento significativo de demanda, o que prejudicou. a execução dos cronogramas de implantação de novos acessos dedicados e do lançamento dos serviços de acesso discado.

A Telepar vem procedendo a substituição dos equipamentos provisórios pelos definitivos desde maio último, devendo, em pouco tempo, ser atendidas todas as solicitações pendentes de instalação de acessos dedicados, cujo cronograma deverá estar concluído no início deste mês de agosto. Os acessos discados na nova rede foram disponibilizados no mês de junho passado, tendo como primeiro cliente a Secretaria de Saúde para integração de suas unidades do interior com a capital.

Dos 228 acessos objeto do contrato, já foram ativados e encontram-se em perfeito funcionamento 142 deles, sendo 12 7 no interior e 15 na capital. Da capital apenas 3 estão instalados em clientes, sendo os demais na Celepar para suportar os fluxos de dados que possuem interação com os ambientes IBM de grande porte, os ambientes Unix e a rede Internet. Vários novos acessos estão em fase de testes e ajustes para serem liberados nos próximos dias. Acompanhando a evolução das implantações, os números mostram, cumulativamente, no ano passado 44 acessos até junho, 97 até setembro, 111 até dezembro, e neste ano, 131 até março e 142 até junho. Esta rede cobre hoje 36 municípios do Estado e 4 postos fiscais da Secretaria da Fazenda.

As velocidades de acesso, como o uso maior é para terminais, são de 9.6 e 19.2 Kbps, com o backbone principal que interliga Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e Curitiba operando em múltiplos circuitos de 64 Kbps. Para suportar a demanda prevista, já a partir do início do próximo ano, a rede terá seu backbone principal operando a 2 Mbps, dando vazão a todo tráfego estimado e permitindo o acesso a velocidades maiores como 64 Kbps, 256 Kbps e mesmo 2 Mbps, onde as necessidades das aplicações justificarem os custos do acesso em alta velocidade.

OS SERVIÇOS DA REDE

Desde a implantação, o grande serviço em uso na Rede tem sido o acesso de terminais ou de redes locais emulando terminais, às bases de dados dos computadores de grande porte da CELEPAR. Muitos projetos estão em fase de implantação nos diversos órgãos da administração estadual para fazer uso intensivo da infra-estrutura da Rede, mudando o perfil da aplicação: não mais encapsulando BSC-3 ou SDLC para os acessos via terminal, mas sim trabalhando com sistemas inteligentes nas pontas, possibilitando o uso de sistemas distribuídos em uma tecnologia clienteservidor. Para citar alguns: Detran, com instalação de 75 redes locais Windows-NT interligando todas as Ciretrans no Estado; Secretaria da Educação com 30 núcleos regionais com ambientes NT interconectados, possibilitando o acesso discado para perto de 2.000 escolas; Secretaria da Fazenda, com as redes locais Netware de todas as suas delegacias on-line, e com acesso discado para as agências de rendas; Secretaria da Agricultura, com 19 núcleos compartilhando informações residentes em suas redes locais NT; Universidades Estaduais, aparecendo para o mundo de ensino e pesquisa através da Internet; Secretaria da Administração, interconectando-se com suas vinculadas na capital e com o restante da administração, além de muitos outros projetos.

Os ambientes de terminais BSC-3 e os ambientes operacionais IBM/MVS, Unix e Netware já se encontram com suas interfaces de acesso X.25 em operação e de forma estabilizada. Para os ambientes Windows-NT, as interfaces não estão ainda operacionais, encontrando-se em andamento os testes da primeira instalação do Estado, da Secretaria da Agricultura, previstos para conclusão até meados de agosto. Este ambiente é totalmente novo, desde o sistema operacional até as interfaces de rede X.25, que são produtos diferentes daqueles implantados para as redes Netware.

A partir do mês de agosto, começam a entrar em operação no Estado novos serviços de grande impacto para a administração estadual. o sistema de Correio Eletrônico e Automação de Escritório, utilizando Lotus/Notes e Lotus/Organizer, será implantado de forma distribuída em todos os órgãos, integrando o sistema burocrático da máquina administrativa, através da Rede X.25. Esta será a primeira aplicação a fazer uso de toda a potencialidade dos recursos desta rede, pois vai permitir a troca de mensagens entre os órgãos diretamente, sem que estas tenham que passar por processo de tratamento e armazenamento em um sistema centralizado.

Outro serviço em implantação é o de provimento de acesso e de serviços de informações da Internet para os órgãos da administração estadual. A Internet é uma rede que íntegra milhões de computadores espalhados por todo o mundo, que até pouco tempo era de uso exclusivo das instituições acadêmicas de ensino e pesquisa, e que agora passa a atender também as demandas de uso para fins comerciais.

Para atendimento, inicialmente, a aplicações da Secretaria da Fazenda e do Detran, encontra-se em fase final de ajustes o novo sistema de Resposta Audível. Através de uma ligação telefônica comum, qualquer cidadão poderá ter acesso a informações daqueles órgãos, que serão prestadas através da conversão de sinais digitais de computador em sinais analógicos de voz, muito utilizada nos meios bancários.

Ainda em fase de projeto, encontram-se aplicações para implantação de um Serviço de Diretório, de uma Gerência Integrada de Redes Heterogêneas, de EDI-Eletronic Data Interchange e de ampliação dos níveis de Segurança de Acesso à Rede, além da expansão dos serviços da BBS.

EXPANSÕES FUTURAS

Prevendo o esgotamento da capacidade da infra-estrutura atual de rede, em função da ênfase que o Governo do Estado está dando à informática como instrumento de gestão da administração pública e de estarmos no limiar do surgimento de novas aplicações com tráfego de informações gráficas, de áudio e de vídeo, encontra-se no aguardo da liberação pela SEAD para publicação, o edital para contratação de uma rede urbana de alta velocidade, com tecnologia de comutação não mais por pacotes e sim por células, de forma a possibilitar a sua operação em centenas de megabits por segundo. 0 projeto prevê inicialmente a implantação da região do Centro Cívico, para em seguida expandir para as demais regiões de Curitiba.

Para o interior, a tecnologia de redes de alta velocidade pode demorar ainda um pouco pela falta de meios físicos que permitam tráfegos em velocidades superiores a 2 Mbps. Mas, já estamos estudando com a Telepar e outros fornecedores as alternativas de expansão da rede para o interior, numérica na primeira etapa, e tecnológica para um futuro próximo.

A Rede Integrada cresce e evolui na proporção em que demandam as aplicações do Governo 1.