A solução da Celepar para a conversão de sistemas para o ano 2000

Autor: Elmar Haas - GPS

(ESPELHAMENTO "AUTOMÁTICO" DE DATAS NO ADABAS )

A CELEPAR, como tantas empresas, enfrenta a questão do ano 2000 como um desafio gerencial em que a urgência e a limitação de recursos pedem técnicas de conversão produtivas e de baixo custo.

Nossos maiores esforços de conversão têm sido dirigidos aos sistemas ambientados em "Adabas / Natural", bastante impactados pela questão das datas.

Após experimentarmos vários métodos de conversão, identificamos o "espelhamento de datas" como sendo o método mais indicado às nossas necessidades. Ele consiste na criação de novos campos de datas nas bases de dados, semelhantes aos já existentes, onde as datas originais são refletidas em tamanho expandido. A disponibilização simultânea destas informações permite que a conversão lógica dos programas aconteça gradualmente, substituindo-se a referência às antigas datas, pelas novas.

Ao implementar a automatização do processo de duplicação de datas nas bases de dados, sem a necessidade de alterações nos programas, a CELEPAR superou a maior dificuldade associada ao uso deste método. A cada comando de atualização de dados ("Store" ou "Update") executado na instalação, uma rotina genérica é acionada para identificar as datas a serem tratadas. Ela orienta-se por uma tabela de pares equivalentes de datas, cadastradas previamente pelos analistas responsáveis por sistemas. As datas utilizadas como parâmetros podem ser referenciadas em seus tamanhos originais ou expandidos porque os pares são simultaneamente atualizados na base de dados. É este procedimento que permite a convivência de programas convertidos e a converter. A inicialização das bases de dados ocorre por um processamento genérico que comanda a leitura e regravação das datas originais, refletindo seus conteúdos nas datas expandidas.

No momento em que o tempo é tão precioso, o método reduz os esforços requeridos e agiliza as etapas mais críticas das conversões. A disponibilidade imediata de dados válidos para testes comparativos e a eliminação dos riscos que cercam as grandes reintegrações de sistemas, revelam as vantagens potenciais deste método. A gradualização das mudanças facilita a convivência com manutenções paralelas reduzindo também os controles de versões de fontes.

O método permite uma ação seletiva. Com todas as datas disponibilizadas no tamanho expandido, a conversão lógica pode ser escalonada, com foco nos programas mais críticos. Esta criticidade é determinada pelo uso de datas em cálculos ou classificações. Muitas datas poderão ser convertidas depois do ano 2000, sem impactos.

Também há ganhos em segurança. A centralização da duplicação de datas em uma única rotina, dispensando-se as alterações de programas, torna a operação menos suscetível a falhas humanas.

O método é bem aceito entre os analistas, por facilitar gerenciamento de seus projetos de conversão mais complexos. As tarefas de conversão acontecem nos ambientes ao quais estão habituados, dispensando-se esforços adicionais para o aprendizado e uso de ferramentas específicas.

Por tratar-se de solução interna, a vantagem econômica sobre as soluções disponíveis no mercado é significativa.

Ao ser posta em situações de uso muito severo, a rotina elevou o consumo de "CPU" em apenas 10%, sendo este um crescimento facilmente absorvível pela máquina.

Salientamos, entretanto, que a conversão lógica dos programas mais críticos, os atualizadores, continua sendo indispensável. Eles apresentarão falhas e contaminarão as bases de dados se não estiverem convertidos quando encontrarem o ano 2000. A conversão dos demais programas, embora menos urgente, é necessária para que o ambiente computacional volte à normalidade. Quando a rotina não for mais utilizada, fechar-se-á o ciclo de conversões.

Para assegurarmos uma boa qualidade nas conversões lógicas de programas, optamos por realizá-las de forma manual. No entanto, rotinas de apoio especialmente desenvolvidas para esta tarefa, orientam estes trabalhos e asseguram produtividade com baixa ocorrência de erros. Uma destas rotinas tem a função de identificar as prováveis ocorrências de datas, otimizando-se, assim, as alterações com o uso do próprio editor do "Natural".

Temos muito trabalho pela frente mas contamos com uma boa estratégia e um corpo técnico competente e empenhado. Compartilhamos este êxito com todos os funcionários da empresa, terceirizados e clientes que, direta ou indiretamente, estão participando da conversão dos sistemas, ambientes e processos.