BDE - Base de dados do Estado

A Base de Dados do Estado está sendo demonstrada na feira pelo IPARDES - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Tem como princípio a constituição de um banco de dados cuja finalidade é proporcionar apoio às atividades de planejamento governamental e privado. Aos seus usuários, a BDE disponibiliza dados sobre a realidade do Estado e de seus municípios, armazenados de modo a garantir séries históricas e confiabilidade e atualidade das informações divulgadas. O acervo da BDE à disposição da sociedade é de aproximadamente 17 milhões de dados, abordando vários aspectos: agropecuária, silvicultura e extração vegetal, energia, indústria, comércio, armazenagem, cooperativismo, contabilidade social, serviços, bancos e estabelecimentos financeiros, movimento eleitoral, informações administrativas, caracterização do território, cultura, turismo, demografia, educação, habitação, justiça, recursos humanos, saneamento, saúde e segurança, entre outros.

Sendo um sistema conversacional e altamente dinâmico, a BDE permite a recuperação direta e imediata dos dados através do terminal de vídeo, no qual o usuário visualiza os diferentes níveis de consulta, até a obtenção da informação propriamente dita. Os dados consultados podem ser impressos em relatórios ou gravados em disquetes, sob o formato padrão ASCII. Este recurso permite que o usuário trabalhe com diferentes softwares no tratamento dos dados, dependendo da aplicação pretendida.

O acesso é feito por rede de teleprocessamento interligada à CELEPAR através de chaves próprias fornecidas a cada usuário.

Para os que não integram essa rede, existe à disposição uma sala pública de atendimento, que recebe solicitações através da consulta local, por telefone ou por correspondências encaminhadas ao IPARDES.

Para a operacionalização da BDE, o Ipardes mantém atividades de coleta e análise, fixando normas e procedimentos gerais para tratamento de dados, além de orientar os usuários sobre assuntos da área de estatística.

O Ipardes também está apresentando na feira a utilização de um sistema de cartografia que permite a especialização dos dados do BDE. Através do sistema podemos ver o processamento de mapas do Estado do Paraná sob a ótica de qualquer área de interesse de um usuário, tal como saúde, população, produção agrícola, industrial, ICMS, entre outras.

INFORMAÇÕES

GOVERNO DO PARANÁ

Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral

Ipardes - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social

Centro Estadual de Estatística

BDE - Sala de atendimento ao público
(041) 254-8311 R. 545