Células de Produção

Autora: Dalva Clara dos Santos

 

A Gerência de Serviços Operacionais - GSO, a fim de proporcionar melhoria da qualidade da prestação de serviços aos seus usuários, está iniciando um processo de reestruturação no âmbito da DIPRO - Divisão de Serviços de Produção.

Reestruturação

Com a formação de operadores de ambientes informatizados, 24 funcionários da DIPRO foram transferidos para esta nova atividade.

Diante deste fato a GSO sentiu necessidade de remodelar a estrutura da DIPRO, visando a flexibilidade de remanejamento dos funcionários, possibilitando a transferência dos mesmos para outras atividades sem prejudicar a continuidade dos processos.

A primeira ação tomada foi alocar as equipes, que anteriormente estavam dispersas, em grupos de uma atividade específica, em um mesmo espaço físico.

Posteriormente os funcionários que executavam as atividades de recepção de serviços e preparação de relatórios em equipes distintas, passaram a executar as duas atividades.

Em seguida foram selecionados funcionários internamente, para ocupar as vagas originadas por esta movimentação de pessoal.

A próxima ação a ser tomada, em continuidade ao processo de reestruturação, será transformar todo o corpo funcional da DIPRO (exceto a equipe da entrada de dados) em 3 (três) células de produção, cada uma com estrutura para executar todas as atividades acima descritas.

Situação atual da DIPRO

Para elucidar a situação desejada, para melhor compreensão descreveremos a situação atual. Existem equipes de operação de sistemas, uma atendendo os processos da SEFA e outra atendendo os processos dos demais usuários, como: SEAD, DETRAN, IIPR, e outros; 01 (uma) equipe de recepção e preparação de serviços, 01(uma) equipe de preparação de relatórios e entrega de serviços, 01(uma) equipe executando atividades de microfilmagem, atendendo basicamente o cliente SEFA, e 01(uma) equipe executando as atividades de entrada de dados .

Situação desejada

Em cada célula de produção os funcionários executarão atividades de recepção e preparação de serviços, operação de sistemas e preparação de relatórios.

Um dos funcionários será o líder da célula , o qual terá o papel de organizar e manter os demais funcionários envolvidos nos processos, buscando constantemente a melhoria e a qualidade dos serviços prestados aos nossos clientes.

Todos os participantes de uma célula terão oportunidade de conhecer e executar todas as tarefas existentes na mesma

Dessa forma esperamos atingir o nosso objetivo principal que é prestar serviços aos nossos clientes, com qualidade, independentemente dos problemas decorrentes da movimentação de pessoal.