Central de Atendimento CELEPAR X Cliente

Autora: Salete Maria Fabbris - CAC

Cliente somos todos nós, uns precisando dos outros, envolvidos com a sociedade em que vivemos e interagindo com ela. É na integração que podemos dividir conhecimento e mercado, para posteriormente somar e multiplicar em qualidade de vida, em uma sociedade mais justa, em um Estado cada vez mais cidadão, colocando-nos dessa maneira numa rede mundial de informações.

A Central de Atendimento da CELEPAR contribui nos diversos setores da sociedade, através do atendimento que presta aos órgãos governamentais e ao público em geral, que direta ou indiretamente é beneficiado na qualidade de vida.

Esse processo é dinâmico e contínuo, cresce-se e aprende-se dia-a-dia, atendendo com postura, dedicação e sensibilidade a todos que necessitam do nosso conhecimento. Sabendo ouvir, prestando atenção no significado das palavras, entendendo os limites do conhecimento é que podemos colaborar. Somando esforços individuais, cooperando e ajudando-nos mutuamente é que os objetivos são alcançados.

Para que um bom atendimento aconteça é preciso investir. A Central de Atendimento CELEPAR investiu em treinamento tecnológico interno para toda a sua equipe, que incansavelmente, durante meses, esteve se atualizando para melhor atender. Outra forma de atuar, no sentido de melhor conhecer, entender e resolver as necessidades do cliente, é estabelecendo contato direto com o mesmo, ou seja, no próprio local de trabalho. Colocando-nos no lugar do cliente, podemos entender o que significam as palavras: integração, cooperação, auxílio mútuo, comunicação, qualidade nos relacionamentos, valores, etc.

Na primeira experiência Central de Atendimento CELEPAR X Cliente, estivemos no Departamento de Trânsito do Paraná - DETRAN, onde cada equipe, em horários diferenciados, foi recebida pelo Sr. Omar Salomão, que muito gentilmente nos atendeu. Após mostrar toda a área de atuação do DETRAN (capital e interior), fomos levados a conhecer esse órgão.

1 Ciretran - Área de Habilitação

                    Área de Veículos

2 Despachantes Informatizados

3 Núcleo de Informática

Em outra oportunidade a equipe da Central de Atendimento da CELEPAR esteve na Secretaria da Fazenda, Coordenação da Receita do Estado - CRE, mais especificamente no Posto Fiscal Querubino Panphillo, localizado na BR 376, km 45, divisa com Santa Catarina. Onde o acesso na Internet é feito por meio de vários links via satélite, conectando diversos municípios do Paraná. Há parceria da CELEPAR com Embratel e Intranet Paraná, promovendo, desta maneira, a integração de conhecimento necessário para uma boa qualidade nos serviços prestados ao Estado e ao cidadão.

 Na visita à Secretaria do Trabalho - Sistema Nacional de Emprego - SERT-SINE, observamos que o atendimento hoje está distribuído em todo Paraná em: cinco coordenadorias, cento e dezessete agências instaladas, noventa e quatro postos de atendimento e dezessete escritórios regionais, totalizando um número bastante expressivo quanto ao atendimento prestado ao público, com 8.300 pessoas atendidas pelas agências distribuídas no Estado do Paraná, sendo que 3000 cidadãos são atendidos diariamente só em Curitiba. Há também as consultas pelo auto atendimento via terminais, instalados nas agências do trabalhador. Em janeiro de 2001 houve 5500 consultas através do cartão magnético. Existe ainda o setor de atendimento aos empresários, que disponibiliza vagas para o mercado de trabalho, numa troca empresário/cidadão e vice-versa. É nessa estrutura que a CELEPAR atua e a Central de Atendimento CELEPAR presta seus serviços.

Assim, conhecemos ‘in loco’ alguns dos clientes, que diariamente atendemos através do telefone na Central de Atendimento da CELEPAR. Nas visitas, foi observado que um grande número de pessoas necessita de nossos serviços com rapidez, cortesia e atenção. Para isso disponibilizamos, junto com todo o corpo funcional da CELEPAR, um processo de atendimento simples, num ambiente tecnológico muito complexo, ou seja: vários ambientes computacionais, níveis de informação, telecomunicações, hardware, linguagens de programação, bancos de dados, etc.

 A Central de Atendimento CELEPAR está completando dois anos de existência. Muito já foi feito nesse pequeno espaço de tempo, mas há muito para se fazer. É nesse contexto que participo como integrante da Central de Atendimento CELEPAR, do Estado e do País, contribuindo com o meu conhecimento para o bem comum.

Cabe aqui descrever o que li e agora reparto com todos.

  • Sou o que ‘estou" (papéis que desempenho), mas o meu estar não esgota tudo o que sou.

  • Sou o que ‘faço" (atividades, responsabilidades), mas o que faço não representa tudo o que sou.

  • Na realidade o que somos é inesgotável.

 VAMOS TRABALHAR JUNTOS. TODOS GANHAM COM ISSO.