Concurso de Propostas de uso de Tecnologia da Informação no Governo do Paraná

Autor: Antonio Mitio Sako

Introdução

A grande evolução da tecnologia da informação baseada, principalmente, na grande facilidade que está se apresentando no setor de comunicação de pontos antes considerados impossíveis, faz com que este trabalho tenha como tema o seguinte: A informática como instrumento de transformação do Governo.

O objetivo deste trabalho é apresentar sugestões para auxiliar usuários da telefonia celular e Internet na distribuição da Informação, geradas pelo Governo. Uma tendência importante a ser comentada é o crescimento da telefonia móvel. Os celulares já estão presentes em quase toda a classe alta e já chegou em pessoas com renda baixa. "Daqui para frente o aumento de penetração acontecerá nas classes menos favorecidas", segundo Carlos Rodríguez, analista de telecomunicações para a Pyramid Research em Boston. Pela primeira vez, em 2001, o número de assinantes de celulares ultrapassou o de linhas fixas. A tendência é parecida à registrada em alguns países da Europa, como Finlândia e Suécia, onde a quantidade de linhas fixas começou a diminuir. Estes dados mostram não só o crescimento da telefonia móvel como sua importância. Acrescenta-se ainda o fato de muitos sites estarem se interagindo com os celulares. Cita-se o IG (www.selig.com.br) e o Hpg (www.hpg.com.br). Este último oferece ainda um auxílio para aqueles que querem criar sites para serem vistos no celular.

Nos dias em que estamos, cujo tempo é precioso, e que várias tecnologias estão a nosso favor, este trabalho sugere alguns serviços que podem ser prestados juntamente com a tecnologia WAP, que disponibiliza informações a qualquer hora em qualquer lugar, via Internet e Celular. Lembrando que a hora e local desse acesso depende de vários fatores como o modelo do seu celular, o alcance da sua operadora de celular, etc.

O aumento da Internet revela a importância da rede como "ajudante" na comunicação e geradora de serviços, além de ser uma ferramenta para melhorar o cotidiano das pessoas. Hoje, muitas facilidades estão à disposição dos internautas como meio de comunicação (e-mail, icq, transmissão de voz, etc.), diversos produtos podem ser conhecidos e comprados pela Internet, além de muitos serviços como os bancos on line, serviços públicos como os da Receita Federal, Detran, etc. Produtos e serviços podem ser consultados, acesso a uma gama de empresas, inscrições em cursos e concursos, serviços voltados ao lazer, são outras vantagens.

Antes de apresentar as propostas deve-se entender o que é WAP e SMS. Estes dois tópicos ganharão uma explicação breve e posteriormente as sugestões para utilização no Governo.

1. WAP

A indústria de telefonia celular está seguindo os mesmos passos de crescimento do mercado de PCs na década passada, de acordo com o mais recente relatório do Strategis Group. A previsão é que os fabricantes desses equipamentos vendam mais de 483 milhões de aparelhos no mundo inteiro durante o ano de 2002 e um terço da população mundial vai ter um telefone móvel até 2008, ou seja, 2 bilhões de habitantes.

De acordo com as principais tendências levantadas, muitos dos fornecedores estão terceirizando a fabricação para ganho de escala e redução de preços, a fim de competir com mais força no mercado. Por outro lado, como as gerações mais novas de tecnologia para celulares estão liderando a demanda dos aparelhos, o mercado de peças de reposição está projetado para aumentar 35% em 2002. No geral, as vendas de celulares vão crescer 17% globalmente durante este ano.

Mais de 60% dos usuários da Internet possuem uma avaliação positiva da rede e consideram que a criatividade é o fator que vai alavancar o crescimento da Internet em 2002. Estas são algumas das principais conclusões da pesquisa Internet 2002 - 'Quais as Expectativas dos Internautas para o ano de 2002', realizada pelo Instituto Opinia.

O levantamento usou como base uma amostra de 1.200 Internautas residentes em qualquer região do país, com resultados totais e parciais que também podem ser conferidos em tabelas distribuídas por sexo, idade, região, renda familiar e ocupação.

O estudo aponta ainda que 70% esperam um crescimento da Internet Móvel (WAP) neste ano.

Mas o que é WAP e para que serve?

WAP (Wireless Application Protocol) ou, em português, protocolo para aplicações sem fio é um protocolo mundial que torna possível o acesso à Internet por meio de dispositivos móveis sem fio, como micros de mão e celulares.

Com WAP, é possível acessar páginas no padrão WML (Wireless Markup Language) através de telefones celulares que contêm um browser e, com o teclado do próprio telefone, você pode acessar a informação que quiser, na hora que quiser. São páginas criadas exclusivamente para a tela de celular ou de um computador de mão. Essas páginas trazem links que levam a outras, iguais aos sites da Internet, só que com menos recursos, devido às limitações das telas dos aparelhos. Embora alguns aparelhos celulares possuam uma tela maior para que possa receber todas essas informações e imagens.

A linguagem adotada por esse protocolo é parecida com o HTML - Hiper Text Markup Language (a linguagem corrente na criação de páginas na Internet) e permite envio de grandes quantidades de texto além de imagens. Os sites WAP oferecem diversos serviços. Atualmente, pode-se ler notícias, saber o resultado do jogo, lembrar de seus compromissos, enviar e-mails e até ler a Bíblia no celular.

Com a evolução dessa tecnologia, em pouco tempo será possível comprar passagens aéreas a caminho do aeroporto, consultar qual o restaurante chinês mais perto de onde você está, entre muitos outros serviços.

Comparação de WAP com a Web

Fornecer serviços de Internet em uma rede wireless apresenta novos desafios para todos os envolvidos nessa atividade. O mercado é diferente e os consumidores têm novas necessidades e expectativas.

A rede wireless tem menor largura de banda e algumas dificuldades de comunicação. Os dispositivos usados também são diferentes, principalmente por terem menos memória, menor poder de processamento, uma tela menor e recursos de entrada de dados limitados.

Atualmente a Internet é amplamente utilizada. Muitas pessoas a usam para encontrar informação de todos os tipos. Exemplos de serviços disponíveis são acesso ao banco, compras e troca de informações com pessoas que têm os mesmos interesses.

Ainda que esses serviços e até algumas aplicações sejam diferentes, o processo é o mesmo.

WAP foi desenvolvido de tal forma que qualquer dispositivo compatível possa acessar aplicações e serviços especialmente desenvolvidos para esse ambiente através da Internet.

O WAP supera o sistema SMS (Short Message Service) para os telefones celulares digitais atualmente disponíveis no mercado, que hoje permitem o envio de pequenas quantidades de texto, que têm no máximo 160 caracteres.

Outro benefício do WAP, é a segurança da troca de dados, pois uma das camadas do protocolo WAP, conhecida como WTLS (Wireless Transport Layer Security), que é a camada de segurança que fornece encriptação e autenticação para transações seguras entre cliente e servidor. Essa característica previne o acesso não-autorizado a transações WAP, abrindo o caminho para o comércio eletrônico através dos celulares. O WTLS provê também integridade de dados, privacidade, autenticação e detecção e rejeição de dados incorretamente enviados.

Ao contrário dos serviços que enviam mensagens para pager e celulares, você pode escolher o que quer acessar e a hora que quer acessar.

Somente os site escritos na linguagem WML (Wireless Markup Language), que é semelhante ao HTML, podem ser visitados. Limitações como a tela, a memória, a velocidade, a velocidade de conexão que chega no máximo à 14400 bps.

Para programar em WML, é necessário apenas um editor de textos (como o bloco de notas do windows), mas existem editores específicos para WML.

Para acesso a banco de dados, é necessário ter, por trás das páginas WML, uma linguagem de programação. Por exemplo, Asp, Java, php, etc.

Exemplo do código WML:

2. SMS

S.M.S. significa Serviço de Mensagens Curtas (Short Message Service).

O SMS permite envio e/ou recebimento de mensagens curtas de/para telefones celulares. Uma mensagem curta pode conter até 160 caracteres. O SMS é um serviço interessante da tecnologia TDMA (Time Division Multiple Access - Acesso Múltiplo por divisão de tempo), uma vez que, às vezes, mesmo utilizando o telefone celular, a comunicação de voz pode ser difícil. Seja ela ruídos da ligação ou do local onde a pessoa está. O serviço possibilita essa comunicação sem que se tenha de fazer uma ligação, economizando tempo e dinheiro, e evitando mal-entendidos.

TDMA é um dos padrões de comunicação de voz via ondas de rádio, usado por operadoras nos serviços de telefonia celular digital. Consiste na divisão de cada canal celular em três períodos de tempo para aumentar a quantidade de dados que pode ser transmitida.

Cada aparelho possui um procedimento diferente para ler e apagar as mensagens, depende muito do fabricante. Caso a pessoa esteja com o celular desligado, geralmente a entrega de mensagens é feita depois (várias tentativas de entrega são feitas).

3. Sugestões

Este trabalho propõe uma troca, ou só o recebimento, de informações pelo celular referente às atividades do Governo. Atualmente as pessoas não dispõem de tempo, e muitos serviços poderiam ser agregados ao celular e ajudaria aos usuários. Não só o tempo é levado em consideração, pois, um celular (mesmo que não possua Wap, mas que aceite SMS), tem um custo menor que um computador. Se a pessoa não possui computador e o ponto de acesso ao e-Paraná mais próximo estiver congestionado, ela pode ter algumas informações pelo celular de forma rápida e fácil.

Vários órgãos públicos podem usar deste recurso para que a informação chegue ao devido público alvo. Os serviços que serão citados não são através de ligações comuns (voz), mas sim, por mensagens escritas que serão vistas no visor do celular.

Com base no portal do Governo do Estado do Paraná (http://www.pr.gov.br), cita-se abaixo, alguns serviços que poderiam ser utilizados na telefonia móvel. Alguns serviços, não precisam ter, necessariamente, todas as informações, até porque a velocidade de transmissão em Wap é baixa e o SMS tem um limite de caracteres para serem recebidos no celular. Mas evita que a pessoa tenha de ir até algum órgão público para saber o resultado de algum teste, eventos que ela esteja aguardando, etc. O usuário já iria com a certeza de que a informação que ele quer já está disponível, seja ela o resultado do teste, determinado evento, etc.

Na Cultura:

Com algum cadastro de usuários, poderiam ser enviadas mensagens (SMS - Short Message Service) aos celulares cadastrados. Conforme as preferências do usuário, ele poderia receber em seu celular: Datas e locais de exposições, peças de teatro, concursos, shows e apresentações, promoções, enfim, qualquer evento pode ser enviado ao usuário conforme seu perfil. Os usuários que quisessem receber notificações de peças de teatro, receberiam informações de teatro, e assim por diante. Seria um grande auxílio a SEEC (Secretaria de Estado da Cultura) por exemplo.

Na Agricultura e Agropecuária:

Aviso em SMS de geadas do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), previsões do tempo do SIMEPAR, feiras e exposições que a Emater (Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) e a SEAB (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento) promovem. Poder-se-ia, também, utilizar o SMS, para aviso de campanhas. Exemplo: Campanha de vacinação contra Febre Aftosa, Campanha de uso adequado de Agrotóxicos, etc. Na Cidadania e Direitos Humanos:

Consulta de empresas no Procon. Preenchendo o nome da empresa, o usuário poderia consultar se há reclamações de determinada empresa pelo celular. Se o usuário estivesse na rua, ele poderia procurar sobre a empresa e saber o número de reclamações que a empresa tem.

No Detran:

O Detran (Departamento de Trânsito do Paraná), poderia disponibilizar consulta de multas pelo celular, resultado de exame teórico, etc. Digitando no celular o número do protocolo/processo a pessoa poderia saber se ela foi aprovada.

Este serviço, assim como os outros, não impede que a pessoa deixe de ir até o site ou até ao órgão, mas antecipa a informação.

Na Justiça:

A justiça federal do Paraná, poderia usar o Wap para uma consulta processual. Numa consulta pelo site, são informados um dos seguintes campos: Número do Processo na JFPR, Número da OAB, Nome da Parte, CGC/CPF. Em Wap, a sugestão seria que a consulta fosse pelo número do processo e que a última fase aparecesse no celular ou alguma informação mais relevante. Por que somente pelo número do processo? Para filtrar as informações, se determinado usuário, possuir diversos processos, ou a consulta for generalizada. Uma consulta por nome, por exemplo, não serviria em Wap pela velocidade e pela quantidade de informações que viria em sua navegação.

Em emprego e trabalho:

Utilização de envio de SMS para vagas/funções em que o usuário gostaria de se inscrever. Quando surgisse alguma oportunidade para determinado grupo de pessoas, uma mensagem seria enviada para os celulares cadastrados. A SERT (Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho), poderia disponibilizar este serviço em suas vagas de emprego. Por exemplo, alguém que esteja interessado em uma vaga de Auxiliar de Escritório. Após ter se cadastrado, e quando a SERT cadastrasse alguma vaga para Auxiliar de Escritório, o usuário receberia uma mensagem sugerindo que ele acesse o site ou vá até a SERT, para conferir a vaga.

4. Conclusão

Como foi mencionado, este trabalho propõe uma troca, ou só o recebimento, de informações pelo celular, referente as atividades do Governo. Tendo em vista que muitas pessoas não dispõem de tempo, muitos serviços poderiam ser agregados ao celular o que ajudaria aos usuários.

Os serviços sugeridos tiveram por base o portal do Paraná (http://www.pr.gov.br). Claro que a possibilidade de implantação varia de um estudo de viabilidade de cada órgão e serviço.

Poucos inconvenientes foram percebidos durante a pesquisa quanto a este assunto. Cita-se, por exemplo, a velocidade de transmissão do celular. Ela é baixa, embora a tendência seja de aumentar. O diretor de Telecomunicações da Samsung, Oswaldo Mello Neto, fez uma observação sobre o assunto.

"Há potencial para as aplicações Wap, mas não significa sucesso em todas elas. Tudo depende dos valores pela utilização do Wap." (NETO, http://www.timaster.com.br/revista/materias/
main_materia.asp?codigo=564&pag=2
Abril 2002).

O site Aprenda Wap (http://www2.aprendawap.com.br/celular.html), colocou uma lista dos celulares que suportam Wap e que estão no Brasil. O que suporta maior velocidade de transmissão é o modelo da Nokia 7110 com 14.4 Kbps.

Devido a velocidade de transmissão baixa, os programas/sites desenvolvidos em WML, devem possuir poucos campos para serem preenchidos, o mínimo a ser consultado.

Referências

1. CABRAL, J. L. M.; LEITE, L. M. O WAP e sua história. Disponível em: <http://www.ccei.urcamp.tche.br/~wap/wap.htm>. Acesso em: set. 2002.

2. CADÊ notícias. Disponível em: <http://noticias.cade.com.br>. Acesso em: dez. 2001.

3. CARVALHO, A. O que é WAP? Disponível em: <http://www.aprendawap.com.br>. Acesso em: set. 2002.

4. CELULARES WAP disponíveis. Disponível em: <http://www2.aprendawap.com.br/celular.html>. Acesso em abr. 2002.

5. DICIONÁRIO de telecomunicalçies e informática - T U V. Disponível em: <http://www.elletral.com.br/
saibamais_tele_TUV.htm
>. Acesso em: set. 2002.

6. GOVERNO do Estado do Paraná. Disponível em: <http://www.pr.gov.br>. Acesso em: set. 2002.

7. O IMPACTO wireless Internet nos negócios. Disponível em: <http://www.partnersistemas.com.br/wap3.asp>. Acesso em: set. 2002.

8. O QUE é PKI? Disponível em: <http://www.linhadecodigo.com.br/
wap/desc_faq.asp?sub=45&id=19
>. Acesso em: set. 2002.

9. O QUE é WAP. disponível em: <http://uolwap.uol.com.br/oquee.php>. Acesso em: set. 2002.

10. PROFISSIONAIS 2,5G. Disponível em: <http://www.timaster.com.br/revista/materias/
main_materia.asp?codigo=564&pag=2
>. Acesso em: abr. 2002.

11. SERVIÇOS WAP. Disponível em: <http://www.terra.com.br/wap/>. Acesso em: abr. 2002.

12. SMS - mensagens curtas. Disponível em: <http://www.e-tess.com.br/help/
default.asp?option=2
>. Acesso em: set. 2002.

13. VELÁZQUEZ, A. F. O reinado do celular. Disponível em: <http://www.poderonline.com.br/NR/
exeres/
37F46D68-4C7F-4285-966E-4A5D469A284E.htm
>. Acesso em: set. 2002.