I SIGA

Autora: Maria Alexandra V. C. da Cunha


Os técnicos de informática pública tiveram oportunidade de participar em Outubro do I SIGA - Seminário de Informática e Informações no Governo do Paraná.

A partir de uma idéia da superintendência de Informática da COPEL de organizar um seminário que promovesse a troca de experiências entre técnicos de várias empresas, que favorecesse a divulgação de projetos e fosse um estímulo à integração da informática entre os órgãos do Governo do Paraná, formou-se um comitê de coordenação composto pelo BANESTADO, CELEPAR, COPEL e SANEPAR, com o apoio do SEI/CGI - Sistema Estadual de Informações, Coordenação Geral de Informática e Informações. O grupo trabalhou com os objetivos de, primeiro, apresentar alguns projetos de informática em andamento nas várias empresas e, segundo, mostrar também o ponto de vista do dirigente público, e as suas necessidades de informação. Para atingir estes objetivos, foi montada uma programação onde se alternaram técnicos de informática e técnicos e dirigentes do setor público.

Consideramos que os objetivos - a integração de informática e a troca de experiências - foram plenamente atingidos, o que justifica a realização de outros eventos semelhantes. Da realização deste evento a comissão organizadora pôde tirar algumas conclusões que julgo importante relatar:

- Eventos multiinstitucionais, visando a integração, são possíveis de ser realizados, e o esforço e investimentos feitos são mínimos, comparados aos benefícios.

- No Estado, o nível técnico não conhece os projetos em andamento nas demais empresas, o que redunda às vezes em duplicação de esforços, ou no não aproveitamento de conhecimento adquirido - precisamos conhecer de novo o "caminho das pedras" que outros já descobriram. O evento aproximou técnicos que trabalham em projetos assemelhados.

- O envolvimento do nível de direção das diversas entidades é fator crítico de sucesso para empreendimentos deste tipo.

Das sugestões para o próximo evento, duas merecem destaque: Que se convidem e se envolvam mais os usuários da informática no Estado, e que se promova uma discussão, talvez um painel, sobre fornecedores de produtos e serviços de informática. A idéia não é chamar fornecedores para exporem seus produtos, mas uma discussão sobre a prestação desses serviços vista por cada órgão do Governo.