Mário Edson Fischer é o novo presidente da CELEPAR

Autor: Eloir José Sbalqueiro - ASCOM

Secretário de Estado da Integração Regional passa a acumular a presidência da Celepar com o propósito de tornar a empresa mais presente nas ações estratégicas de governo.

O último dia do mês de janeiro do ano de 2001 marcou o início de uma nova gestão à frente da Companhia de Informática do Paraná. O secretário de Estado da Integração Regional, Mário Edson Fischer foi empossado na manhã de quarta-feira (31.01) como presidente da empresa, durante reunião do Conselho de Administração.

Ele substitui a Danilo Scalet que vinha acumulando a presidência e a diretoria técnica, com o pedido de licença de Francisco Krassuski que foi desempenhar funções na iniciativa privada. Krassuski havia assumido a presidência da empresa em 02 de janeiro de 1995, já no início do primeiro mandato do governador Jaime Lerner.

Segundo Mário Edson, a CELEPAR vai passar a interagir em todas as esferas, não só como prestadora de serviços, mas como parceira estratégica nas ações de governo. Entre as propostas do novo presidente está o projeto de interiorização da CELEPAR.

Mário Edson esclarece que não se trata de montar uma estrutura física para a empresa em outros municípios do Estado. "A nossa meta é interiorizar enquanto informação, que é uma questão estratégica de governo, numa conjuntura administrativa já existente".

O novo presidente se define como um "facilitador" que vem para somar, participando efetivamente do dia-a-dia da empresa. Prova disso é que a CELEPAR, no prédio da Rua Mateus Leme, 1561, em Curitiba, será a sede da Secretaria da Integração Regional. Até então, a empresa estava vinculada à Secretaria de Estado da Fazenda.

Com a posse na CELEPAR, Mário Edson passa a acumular quatro funções dentro do governo. A de secretário da Integração Regional, a de coordenador de Administração e Cidadania, englobando as Secretarias de Administração, Justiça e Segurança Pública e as atribuições da chefia de gabinete do governador.

CONSELHO

Na mesma reunião que elegeu Mário Edson como presidente da CELEPAR, o secretário de Estado de Governo, José Cid Campêlo foi eleito presidente do Conselho de Administração da empresa.

Composição do Conselho:

• José Cid Campêlo - presidente

• Mário Edson Fischer - secretário-executivo

• Miguel Salomão - secretário do Planejamento

• Ingo Hubert - secretário da Fazenda

• Ricardo Smijtink - secretário de Administração

• César Franco - diretor geral do Detran

• Jerson Ern - conselheiro funcionário.

DIRETORIA EXECUTIVA

Mário Edson Fischer - diretor presidente

Danilo Scalet - diretor técnico

Lucio Alberto Hansel - diretor administrativo-financeiro

QUEM É

Mário Edson nasceu em Curitiba, em 17 de agosto de 1963. Casado com Ana Silvia, é pai de Mário Edson e Rodrigo. Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná - UFPR e pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas-FGV em Administração Pública, desde 1992 vem respondendo por funções públicas.

Na Prefeitura de Curitiba:

• 1992 a 1994 - superintendente de recursos humanos;

• 1994 a 1996 - diretor do Departamento de Zoológico.

No Governo do Paraná:

• 1996 a 1998 - diretor do Departamento Estadual de Administração de Material - DEAM;

• 1998 - assessor especial do governador Jaime Lerner;

• 1998 a 2000 - sub-chefe da Casa Civil;

• 2000 - secretário de Estado da Integração Regional;

• 2001 - presidente da CELEPAR.

Na iniciativa privada:

• 1982 a 1984 - Dataserv - gerente de processamento bancário;

• 1984 a 1986 - Banco Nacional - gerente de serviços agência Batel.

O prédio da CELEPAR, na Rua Mateus Leme, 1561, em Curitiba, será a sede da Secretaria de
                      Estado da Integração Regional.