Normas Editoriais

  1. Esta revista destina-se à publicação de artigos cujo conteúdo esteja relacionado ao seu objetivo principal, que é divulgar o estado da arte na CELEPAR. Neste contexto, entende-se como estado da arte da CELEPAR artigos relacionados à informática pública, notadamente aos clientes e serviços da empresa, bem como tecnologia da informação.
  2. O Comitê Editorial do Bate Byte se reserva o direito de publicar, prioritariamente, artigos produzidos pelos empregados da Companhia de Informática do Paraná - CELEPAR, que edita a publicação.
  3. Somente serão publicados artigos avaliados e aprovados pelo Comitê Editorial do Bate Byte.
  4. Não será permitida a inclusão de artigos de propaganda e/ou divulgação de produtos específicos.
  5. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
  6. Os artigos deverão ser devidamente identificados com relação a NOME DO AUTOR, GERÊNCIA, RAMAL E E-MAIL (só para empregados da CELEPAR), NOME DO AUTOR, EMPRESA, TELEFONE, FOTO E E-MAIL (para trabalhos produzidos por colaboradores de fora da CELEPAR).
  7. Os artigos poderão ter a extensão aproximada de 05 páginas, incluindo figuras.
  8. No caso do artigo incluir ilustrações, estas deverão ser encaminhadas através do arquivo original (com extensões .gif, .bmp, .cdr, .jpg e resolução de, no mínimo, 300 dpi para serem reproduzidas sem alteração.
  9. Códigos de programa devem ser incluídos em fonte não-proporcional, e com letras no tamanho 8.
  10. O Comitê Editorial se reserva o direito de introduzir alterações nos originais visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e as opiniões pessoais dos autores.
  11. Os artigos publicados no Bate Byte podem ser reeditados, total ou parcialmente, desde que seja consignada a fonte de publicação original.
  12. Com relação às referências, estas deverão ser corretamente identificadas, sempre que citadas nos artigos, de acordo com a norma NBR 6023/2000 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme exemplificado abaixo:
  • No caso de monografias (incluindo livros), as informações essenciais são: AUTOR (quando houver), TÍTULO, LOCAL, EDITOR E DATA.
  • Para artigos de periódicos, além das informações acima, o NOME DO PERIÓDICO, Nº DO VOLUME, Nº DO FASCÍCULO, PAGINAÇÃO INICIAL E FINAL.
  • Para as referências de documentos obtidos via Internet, todas as informações citadas acima (quando houver), além do ENDEREÇO CORRETO da página web (URL) e a DATA DE ACESSO.

Os elementos de referenciação serão revisados pela Biblioteca, que é responsável pela ordem final.

A Biblioteca também estará disponível para esclarecimentos adicionais, especialmente para os tipos de documentos não exemplificados acima.

Estas normas, além da facilitarem o nosso trabalho, permitirão a salva-guarda da CELEPAR no caso de questionamentos quanto às citações dos conteúdos impressos.