Novidades da Biblioteca

Autora: Maria José Resmer

 

Livros

BERSON, Alex; ANDERSON, George. Sybase and client/server computing. New York : McGraw-Hill, 1995. 743 p.

Mostra como se obter vantagens do Sybase. Analisa em detalhes a arquitetura Cliente/Servidor da Sybase e explora todas as principais implementações, conceitos, facilidades e vantagens de Cliente/Servidor. Indispensável ferramenta para analistas e programadores. Comenta as várias plataformas em que é implementado e discute padrões de mercado. É um guia prático do Sybase que cobre a sua instalação, requisitos de software e hardware, conectividade com o mainframe e outros bancos de dados, etc. Destes três livros de Sybase é o mais atualizado em relação aos seus produtos .

BOOCH, Grady. Object-oriented analysis and design with aplications. Redwood City : The Benjamin/Cumings Pub., 1994. 589p.

Na primeira edição o livro fez uma abordagem prática da tecnologia de orientação a objetos. Para isto aproveitou centenas de projetos que utilizaram a metodologia Booch com processos para problemas complexos em diversos domínios. Nesta segunda edição, Booch explora os ricos e variados resultados destes projetos e oferece métodos aperfeiçoados para o desenvolvimento com base em objetos e com uma nova notação. Com numerosos exemplos implementados em C++, Booch ilustra conceitos essenciais, explica o método e mostra aplicações de sucesso em vários campos

GATES, Bill. A estrada do futuro. São Paulo : Companhia das Letras, 1995. 347 p.

O livro discute e elabora as vantagens surpreendentes e os problemas inéditos do maravilhoso mundo novo que estará globalmente integrado através de canais digitais de alta velocidade: a chamada estrada da informática ou infovia, ponto culminante da revolução da microinformática, de que Bill Gates foi e é um dos líderes.

HOFSTADTER, Douglas R. Gödel, Escher, Back : an eternal golden braid. London: Penguin Books, 1979. 777 p.

Este é um livro difícil de definir. É um passeio sobre as mentes de Bach, Gödel e Escher, com variações sobre o tema da recorrência, ou como diríamos em informatiquês sobre a recursividade. Os três gênios citados abordam o tema de maneira completamente diferente e o talento do autor do livro está em juntar os três. Bach se apresenta com o conceito de fuga, exaustivamente trabalhado por ele (a fuga é uma composição na qual o mesmo tema vai sendo variado em escalas diferentes), Escher, um dos artistas mais intrigantes deste século, faz de cada desenho um paradoxo, e finalmente Gödel se apresenta com o seu célebre teorema da indecidibilidade de um sistema matemático formal.

A leitura é difícil, mas o livro é um baú de pérolas: sistemas de lógica formal, máquinas de Turing, células, cromossomos, conexionismo, inteligência artificial e assim por diante.

KIRKWOOD, John. Sybase architecture and administration. New York : Ellis Horwood, 1993. 405 p.

Este livro é do interesse de todos usuários Sybase, iniciantes e usuários experientes. Descreve como o Sybase se encaixa na tecnologia Cliente/Servidor, analisa como o Sybase trabalha e ajuda a otimizar aplicações Sybase. O livro cobre desde a versão 4.x até a versão 10, inclui também análise de problemas e sugestões de soluções.

MCGOVERAN, D. , DATE, C.J. A guide to Sybase and SQL server. Reading : Addison - Wesley, 1993. 548p.

Pretende ser um guia de referência para estudo do Sybase e fornece uma breve visão do sistema gerenciador e suas ferramentas para o desenvolvimento. Analisa seus conceitos e a sua estrutura. Embora um pouco desatualizado, ele possibilita conhecer o esquema de funcionamento do Sybase.

QUEIROZ, Carlos Alberto Ramos Soares de. Manual de terceirização: quais são os caminhos do sucesso e os riscos no desenvolvimento e implantação. São Paulo : STS /s.d./ 229 p.

Mostra para as empresas a vantagem e mesmo a necessidade de terceirização que já está patente. Apresenta os pontos mais sensíveis no planejamento, na análise, na decisão, na contratação, na implantação, na avaliação e na auditoria dos projetos de terceirização. Cita vários pronunciamentos da Justiça do Trabalho, os quais demonstrarão que a legislação em vigor não cria obstáculos e nem proibe a implantação dessa técnica administrativa.

RIBEIRO, Haroldo. O 5S em quadrinhos. Salvador : Casa da Qualidade, 1995. 47 p.

O autor usa a receita do grande sucesso e aceitabilidade das histórias em quadrinhos para ensinar o conceito do "5S" que é muito utilizado no Japão e em outros países para o controle da qualidade.

Mostra, com exemplo prático, como a prática deste conceito promove melhorias no ambiente de trabalho das organizações e também no lar, através da eliminação de desperdícios.

SCHWEFEL, Hans-Paul. Evolution and optimum seeking. New York : John Wiley, 1994. 444 p. (Inclui 1 disquete)

O Dr. Schwefel é um dos idealizadores de um dos ramos da computação evolutiva, o chamado "estratégia evolucionária", que junto com os algoritmos genéticos, a programação evolucionária, a programação genética e os sistemas classificadores formam esse ramo da computer science que busca a solução de problemas complexos pela imitação da vida, ou por outra, dos mecanismos da evolução natural. O livro tem um grande benefício: ele compara diversos métodos de otimização, mesmo os não evolucionários e apresenta com abundância de linguajar matemática a SE, a PE e os GA.

SIYAN, Karanjit. Netware professional reference. 4. ed. Indianapolis : New Riders Pub., 1995. 1414 p. (Inclui 1 CD-ROM)

Começando com uma introdução às tecnologias de redes, este livro entra profundamente na arquitetura e detalhes das várias versões do NetWare, com um enfoque aprofundado da versão 4.1, a mais atual (mesmo assim passando pela pré-histórica 2.x e pela obsoleta 3.x). O NDS, Serviço de Diretórios do NetWare, é amplamente discutido no que tange à arquitetura, padrões, sincronismo, gerenciamento e auditoria. Em seguida é visto o ambiente de rede NetWare, a nível de ajustes dos servidores, estações DOS e não-DOS, conexão à Internet e o NetWare/IP. Por fim há um capítulo dedicado à solução de problemas. Um CD-ROM acompanha o livro, contendo uma referência de comandos NetWare e capítulos de edições anteriores sobre Interconectividade, vírus em redes e aplicativos para redes. Obra excelente para técnicos com bons conhecimentos de redes NetWare.

TAYLOR, David A. Object-oriented technology: a manager's guide. Reading : Addison - Wesley, 1990. 146p.

O livro é direcionado para administradores e não para engenheiros. Não é necessário saber programar computadores, apenas conhecê-los e saber como são usados.

O autor conduz o leitor passo a passo para um melhor entendimento dos conceitos da tecnologia de orientação a objetos, explica o significado destes conceitos e conclui com uma avaliação imparcial das vantagens e desvantagens desta tecnologia. Este livro é um guia para qualquer um interessado nesta tecnologia. Ele explica a terminologia de orientação a objetos e conceitos em uma apresentação direta e acessível que tornam agradável sua leitura.