Novidades da Biblioteca



01. BORTNIKER, Matthew; CONARD, James M. Visual Basic 6 MTS programming. Birmingham: Wrox, 1999. 611 p.

O autor procura mostrar como o programador pode usar o Visual Basic e o Microsoft Transaction Server (MTS) para criar componentes COM de alta performance e mais seguros, que possam facilmente se tornar escaláveis para atender demandas futuras. Programação para MTS é um passo importante para construção de aplicações empresariais de sucesso. O livro permitirá descobrir como o MTS se ajusta a muitas outras tecnologias em ambiente distribuído, como SQL Server e IIS. Mostra como combinar aspectos de RAD do Visual Basic e serviços poderosos que o MTS oferece. Muitos desses serviços serão vistos em ação, para compreender o quanto o MTS pode realmente funcionar, através do uso de exemplos práticos e claros, sem mencionar a construção de duas grandes aplicações distribuídas. Serão estabelecidos fundamentos teóricos que mostrarão como o MTS pode ser usado para mais do que o simples gerenciamento de transações.

02. CATTELL, R. G. G. et al. The object database standard: ODMG 2.0. San Francisco: Morgan Kaufmann, 1997. 270 p.

Este padrão, completamente revisado para sistemas de gerência de banco de dados orientados a objeto, é um guia essencial para tendências futuras em orientação a objetos e tecnologia de bancos de dados. Representa um importante consenso da indústria na tecnologia de componentes para linguagens e produtos de bancos de dados que permite grande aceitação e adoção da tecnologia de bancos de dados orientados a objeto. ODMG 2.0 significa para bancos de dados orientados a objeto o que o SQL significou para os bancos de dados relacionais, assegurando a portabilidade de aplicações através de plataformas e produtos. O objetivo deste padrão é combinar linguagens de programação e sistemas de banco de dados em um ambiente único, obtendo melhor desempenho e maior poder de representação para aplicações de bancos de dados complexas.

03. ESPIRITO SANTO, Alexandre do. Além do alô: 200 maneiras para maximizar o uso do telefone na sua vida profissional, racional e emocional. Londrina: Grafmark, 1999. 216 p.

É um guia de orientações práticas para o uso eficiente do telefone no dia-a-dia. Seus 200 tópicos, focando como agir e o que evitar ao fazer e receber chamadas telefônicas, conduzem o leitor a surpreendentes revelações de si mesmo. É um livro de leitura fácil a pessoas de todos os níveis culturais, quer descrevendo abordagens profissionais e racionais no trabalho, quer inspirando as emoções na família e no social.

04. FÓRUM ACCESS. Kit completo de formação do desenvolvedor Internet. São Paulo: Fórum Access, 1999. 5 v. (Inclui 1 disquete e 2 CD-ROMs).

É um curso completo, orientado a projeto, para a formação de desenvolvedores Internet. Procura cobrir todos os aspectos envolvidos no projeto de site Internet: HTML, JavaScrip, acesso da banco de dados (ADO), Active Server Pages, ActiveX e HTML dinâmico. São 6 módulos didáticos, num total de mais de 300 páginas. Inclui 1 CD-ROM com todas as ferramentas para acompanhar o curso, e outro CD especial Microsoft com o Web Solutions Kit, uma versão válida por 90 dias do Visual InterDev e dezenas de documentos e arquivos de exemplos. O kit dá direito ainda a suporte online por seis meses a partir do recebimento do primeiro Módulo Didático. Já recebemos os primeiros 5 módulos.

05. LIGHT, Richard. Iniciando em XML. São Paulo: Makron Books, 1999. 404 p.

O livro oferece informações atualizadas sobre a linguagem de marcação XML. Mostra como usar de maneira produtiva esta tecnologia, ensinando a criar documentos com XML e a separar estilo e conteúdo.

06. LIMA, Adilson da Silva. Visual Basic 6.0: banco de dados. São Paulo: Erica, 1999. 256 p.

O livro foi estruturado em 16 capítulos de forma a tratar o assunto Visual Basic 6.0 progressivamente. Todo o estudo gira em torno de um cadastro de pessoas, contendo apenas uma tabela de dados para pessoas e outra para estados. O objetivo é demonstrar os procedimentos, recursos e alternativas disponíveis no Visual Basic para conexão, consulta e atualização em uma base de dados.

07. MICROSOFT Visual Basic 6.0: guia do programador. São Paulo: Makron Books, 1999. 921 p.

Abrangente manual de programação com o Visual Basic. Para cobrir a grande variedade de recursos e capacidades do Visual Basic 6.0, o livro foi dividido em duas partes. A primeira que aborda conceitos básicos, oferecendo subsídios para os novatos em VB, e a segunda parte que aborda conceitos e técnicas mais avançados. Ensina a criar aplicativos para redes de computadores, Internet e intranets e para comercialização de componentes.

08. PATTISON, Ted. Programming distributed applications with COM and Microsoft Visual Basic 6.0. Redmond: Microsoft, 1998. 314 p. (Inclui 1 CD-ROM).

Pretende transmitir aos programadores Visual Basic o conhecimento necessário para executar tarefas de desenvolvimento em nível empresarial, que antes só era possível no ambiente C++. Desmistifica as complexidades do COM (Component Object Model) e explica como usar as capacidades baseadas em COM do Visual Basic 6.0 de criar soluções distribuídas escaláveis - com informações e recursos gerados especificamente para o desenvolvimento de sistemas em Visual Basic.

*

Mostra como os desenvolvimentos utilizando COM, COM Distribuído (DCOM) e Microsoft Transaction Server (MTS) estão incrementando a rápida evolução na programação de sistemas corporativos.
*

Explora servidores, objetos e aspectos internos COM/DCOM.
*

Procura compreender os princípios do projeto e programação baseados em interface.
*

Investiga o ambiente Run-time do MTS dentro do Visual Basic.
*

Mostra como projetar e construir aplicações escaláveis com o MTS e o Microsoft Message Queue.

09. PERRY, Greg. Aprenda em 21 dias Visual Basic 6. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 844 p.

Aborda a última versão do Visual Basic, e deve interessar a programadores e profissionais já familiarizados com a linguagem. O livro foi elaborado em uma metodologia passo a passo que permite seguir as lições em seqüência por 21 dias ou escolher as mais interessantes.

10. PETROUTSOS, Evangelos. Dominando o Visual Basic 6 – "A Bíblia". São Paulo: Makron Books, 1999. 1152 p. (Inclui 1 CD-ROM).

Pretende ser um guia que cubra os recursos e técnicas fundamentais para o ambiente Windows. Inclui instruções claras e detalhadas para programadores em Visual Basic, exemplos práticos de criação de aplicativos independentes, trabalho com formulários, criação e emprego de controles ActiveX, domínio dos métodos gráficos e de desenho do Visual Basic, programação de banco de dados através do ADO, utilização de programação recursiva, otimização de código dos programas, inclusão de recursos multimídia em seus aplicativos, ampliação dos recursos do Visual Basic através da API do Windows, do OLE e do VBA e criação de aplicativos para a Web usando o Visual Basic.

11. SOUKUP, Ron; DELANEY, Kalen. Desvendando o Microsoft SQL Server 7.0. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 949 p. (inclui 2 CD-ROMS)

Os autores revelam os detalhes internos do mecanismo do SQL Server para mostrar como a estrutura subjacente do sistema e seu comportamento afetam o desenvolvimento de aplicativos. Explicam como criar armazenagem de dados de alto desempenho, processamento de transações e aplicativos de apoio que possuem flexibilidade compatível com a visão da empresa.

12. STONEBRAKER, Michael; BROWN, Paul. Object-relational DBMSs: tracking the next great wave. San Francisco: Morgan Kaufmann, 1999. 297 p.

Destinado aos gerentes de serviços de informação e programadores de aplicação, mostra como esta nova tecnologia pode se adaptar aos seus atuais ambientes de bancos de dados. Iniciando com uma visão geral dos sistemas de gerência de bancos de dados (SGBDs) tanto a partir dos aspectos técnicos como comerciais, os autores discutem como:

*

usar quatro características básicas para avaliar qualquer SGBD de objeto-relacional;
*

examinar os mecanismos necessários para implementar um SGBD de objeto-relacional, incluindo parses, otimizadores e rules engines;
*

avaliar as várias estratégias de arquitetura que os fornecedores de SGBD escolheram com o objetivo de obter funcionalidade objeto-relacional;
*

atender as necessidades das aplicações de SGBD que precisam de suporte de mais de uma tecnologia de SGBD.

13. WILLIAMS, Charles. Professional Visual Basic 6 databases. Birmingham: Wrox, 1999. 882 p.

O autor mostra como aproveitar o poder do Visual Basic para construir aplicações de bancos de dados em três camadas. Inicia com alguma teoria sobre aplicações em múltiplas camadas e como isto é importante na programação de aplicações de bancos de dados usando múltiplas camadas. Primeiro ensina como criar uma aplicação simples em duas camadas, e depois uma aplicação poderosa e escalável de banco de dados em três camadas. Através de exemplos práticos, mostra como acessar bancos de dados a partir do Visual Basic usando tecnologias-chave como o ADO, BD OLE a ODBC, e como a poderosa combinação de SQL, stored procedures, views e triggers pode ser utilizada para executar questões avançadas de bancos de dados. É explorada a construção de componentes de meia camada para acessar bancos de dados, como trabalhar transações com o MTS, e como construir uma aplicação data warehousing com o Microsoft OLAP Server. A seção final do livro mostra como dar toques finais às aplicações: são examinados tópicos importantes de segurança, como desenvolver aplicações, como gerar relatórios, e finalmente, é explorado um estudo de caso que demonstra como construir um site de comércio eletrônico vinculado a um banco de dados SQL Server usando ASP.

14. WILLIE, Christoph; KOLLER, Christian. Aprenda em 24 horas Active Server Pages – ASP. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 451 p.

Voltado principalmente aos criadores de páginas da Web e programadores que desejam aprimorar suas home pages com dados, ativos de bancos de dados, acrescentando recursos de interatividade, preferências do usuário, armazenagem e ainda recursos avançados tais como suporte para XML. Aborda criação de Active Server Pages; escolha do correto editor de ASP; criação de scripts cliente servidor; leitura e escrita para banco de dados e criação de sites dinâmicos da web.