Novidades da Biblioteca

Livros

BARBIERI, Carlos. Modelagem de dados. Rio de Janeiro : Infobook, 1994. 270 p.

Discute modelagem de dados e suas técnicas através de conceitos, frutos de implementações na vida real, realizadas pelo autor e sua equipe. É uma leitura recomendável para quem quer ter um bom conhecimento sobre modelagem de dados. No final do livro há um capítulo sobre orientação a objetos.


BRIDGES, William. Um mundo sem empregos. Rio de Janeiro: Makron, 1995. 269 p.

Mostra como podemos prosperar em nosso futuro desprovido de empregos. Este livro ajudará a repensar o trabalho, a fim de que se possa criar a própria "estabilidade de emprego", identificando o que se faz melhor, negociando com os empregadores, libertando-se de organogramas e reconhecendo que nossas corporações, nossa sociedade e até mesmo nossa visão do trabalho terão que mudar.

Mais do que uma maneira de como ganhar dinheiro, no próximo ano, ele descreve como pensaremos a respeito do trabalho pelos próximos quarenta anos.


HUTT, Andrew T. F. Object analysis and design: comparison of methods. New York : J. Wiley, 1994. 212 p.

Este livro contém o resultado da pesquisa elaborada pelo Grupo de Interesse Especial em Análise e Projeto Orientado a Objetos do OMG (Object Management Group), a qual foi realizada entre outubro de 1992 e janeiro de 1993. Foi desenvolvido como parte da jornada desse grupo para estabelecer um entendimento comum da tecnologia de objetos. O livro está dividido em três partes, a saber: Introdução - descreve o Grupo de Interesse Especial em Análise e Projeto Orientado a Objetos e os critérios usados na pesquisa; Resultados da Pesquisa - como o próprio nome diz, contém os resultados da pesquisa; Technical Framework - descreve o modelo de análise e projeto orientado a objetos que o grupo criou com o objetivo de estudar os métodos disponíveis. Aqui são comparados 16 dos 21 métodos descritos no livro Object Analysis and Design - Description of Methods.


HUTT, Andrew T. F. Object analysis and desing: description of methods. New York : J. Wiley, 1994. 202 p.

Contém uma descrição sucinta de 21 métodos diferentes de análise e projeto orientado a objetos. Foi desenvolvido pelo Grupo de Interesse Especial em Análise e Projeto Orientado a Objetos do OMG (Object Management Group), como parte da jornada desse grupo para estabelecer um entendimento comum da tecnologia de objetos. O primeiro capítulo apresenta uma breve revisão do OMG, e da pesquisa que deu origem ao livro. Os 21 capítulos subsequëntes contem descrições de métodos, estruturadas da seguinte forma: nome do método, nome e afiliação do autor do material que foi agregado ao livro, visão geral sobre o método, o papel do método do ciclo de desenvolvimento e o seu escopo, os conceitos utilizados, os produtos gerados(deliverables), as atividades realizadas para gerar os produtos, as técnicas, como os desenvolvedores podem apreender o método, ferramentas de apoio e uma lista de materiais que foram utilizados para compilar a descrição do método.


MATSUBA, Stephen N.; ROEHL, Bernie. Special edition using VRML. Indianapolis : Que, 1996. 768 p.

A VRML é a linguagem que irá substituir o HTML. Sendo assim, é necessário estudá-la para que a mudança seja o mais suave possível. Hoje já existem aplicações comerciais usando VRML e os browsers Netscape e Explorer já suportam esta linguagem. A evolução desta linguagem é muito rápida, como tudo na Internet.

Este livro mostra uma visão geral da VRML, desde o histórico da linguagem até conceitos de Realidade Virtual. Discute também algumas ferramentas de composição de páginas já disponíveis no mercado.


SALEMI, Joe. Cliente/servidor com Sybase SQL Server. Rio de Janeiro : Infobook, 1994. 258 p.

Discussões abrangentes para aqueles que precisam comprar ou examinar um sistema gerenciador de banco de dados baseado no Sybase SQL Server. Faz comentários sobre algumas ferramentas: de consulta, de análise de dados, de administração e gerenciamento de banco de dados, de análise de estatísticas, ferramentas CASE, utilitários de comunicação e interconexões, gerenciamento de documentos e de imagens/gráficas. Apresenta também algumas aplicações do mercado tais como pacotes financeiros e contábeis, recursos humanos, etc.


SHAH, Sunneett; GRISWOLD, Chris. SQL Windows 5 : developer’s guide. Indianapolis : SAMS, 1995. 597 p. (inclui 1 CD-ROM)

É um guia completo para desenvolvimento de aplicações utilizando SQL Windows. Pode ser consultado e lido tanto por novatos na linguagem quanto por programadores experientes que buscam tópicos avançados.

Inicialmente aborda o básico da linguagem e ambiente de desenvolvimento, como programação orientada a eventos, os comandos, mensagens, elementos visuais e assim por diante.

Depois de tratar os fundamentos da linguagem, a obra trata da programação orientada a objetos. Os autores mostram como utilizar todo o potencial das classes em SQL-Windows para produzir código de alta qualidade que pode ser facilmente reutilizado e estendido.

Aborda também várias maneiras de estender as aplicações incluindo "help online", arquivos textos, conceitos de DDE e OLE, e utilização de e-mail. Esta parte sem dúvida é muito importante pois as melhores aplicações são flexíveis e trocam informações entre si. Há um capítulo inteiro dedicado à integração de aplicações SQL-Windows com Lotus Notes, Microsoft Mail e Internet.

Também são tratados tópicos avançados como utilização de bibliotecas externas (.DLLs e VBXs), acesso aos recursos da API do Windows e configuração de ambientes cliente/servidor.

Acompanha um CD-ROM, com todos os exemplos tratados no livro, uma cópia do SQL-Windows versão Solo, e uma cópia do "Components Developer Toolkit", ferramenta para programação de objetos.