Novidades da Biblioteca

 

HONEYCUTT, Jerry. Introdução ao Microsoft Windows 2000 professional. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 424 p. (Inclui 1 CD-ROM).

Apresenta toda a potencialidade do Windows 2000 por meio de uma visão geral dos recursos e serviços fundamentais do sistema, e uma seção de referência cruzada para maior aprofundamento. Compara a funcionalidade e o desempenho do Windows 2000 Professional com outros clientes no padrão Windows NT Workstation 4.0 e o Windows 98, mostrando como um ambiente baseado no Windows 2000 pode reduzir o custo total do upgrade, focalizando a preparação e capitalização das vantagens proporcionadas por essa nova tecnologia. Possibilita o avanço no planejamento de atualização, revendo requisitos de configuração, compatibilidade de hardware e software, suporte de rede, administração e capacidade de desempenho além de recomendações práticas para tornar a instalação mais simples, incluindo os melhores caminhos para a migração.

MICROSOFT System Management Server 2.0: resourse guide. Redmond: Microsoft, 1999. 1352 p.

Este livro pode ser considerado como suplemento técnico da documentação do produto SMS 2.0. Pode ser utilizado como apoio às tarefas de planejamento, projeto, implementação e uso dos recursos do SMS, oferecendo referência ao processo de gerenciamento do ambiente de rede local. Inclui itens como: controle remoto de estações, distribuição de pacotes de SW, inventário de Hardware, inventário de Software, controle de licenças de Softwares instalados, diagramação da rede, etc. O CD que acompanha o livro chamado de Back Office Resource Kit traz ferramentas e utilitários para SQL Server 7.0, Exchange 5.5, SMS 2.0 e SNA Server 4.0.

OPPENHEIMER, Priscilla. Projeto de redes Top-down: um enfoque de análise de sistemas para projeto de redes empresariais. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 492 p.

É um guia prático e abrangente para o projeto de redes empresariais confiáveis, seguras e gerenciáveis. Empregando ilustrações e exemplos reais, apresenta um método sistemático para projeto de redes que pode ser aplicado a LANs ou redes de campus, a redes de acesso remoto, a links de WANs e a inter-redes em grande escala. É possível analisar os requisitos comerciais e técnicos, examinar o fluxo de tráfego e os requisitos de qualidade de serviço (QoS, Quality of Service), selecionar protocolos e tecnologias com base em metas de desempenho, além de desenvolver uma compreensão dos fatores de desempenho de redes, como a utilização, a vazão, a precisão, a eficiência, o retardo e a vibração de fase (jitter) da rede. Conta com diversos diagramas e tarefas auxiliares para ajudar a aplicar uma abordagem top-down ao projeto de redes.