O Endereço do Paraná na Rede Internet

Autor: Edmur Bianchini de Resende

Paraná é o primeiro estado a utilizar da rede Internet para promover uma prestação eletrônica de contas do governo à população. Acessando o endereço www.celepar.br, o cidadão fica sabendo sobre os programas em andamento, os resultados já obtidos, bem como os projetos a serem executados. A apresentação do sistema de informações do governo na rede Internet foi feita dia 28 de setembro, no Palácio Iguaçu ao governador Jaime Lerner e toda equipe de governo, pelo presidente da Celepar, Francisco Krassuski.

O governador Jaime Lerner, observado pelo presidente Francisco Krassuski, enviou mensagem aos secretários via rede Internet.

A Celepar é a provedora de serviços de conexão e um dos provedores de serviços de informação para os órgãos da administração direta e indireta do Estado em relação à Internet. Tecnicamente a operação ocorre através da rede integrada de comunicação de dados e serviços, que abrange todo o território paranaense.

Mensagem

"Senhores secretários. Estamos na Internet. Mantenham o cidadão bem informado." Com esta mensagem o governador Jaime Lerner inaugurou o serviço. Estamos abrindo as portas da informação e mostrando que o acesso ao saber será a base de transformação das grandes potências. A interação abre um enorme universo de perspectivas de crescimento e informação à sociedade, frisou Lerner, na ocasião.

A Internet vai disseminar as informações sobre o Paraná através da Rede Nacional de Pesquisa e da Rede Araucária. O Paraná, na Internet, reflete sua posição estratégica de integração junto ao Mercosul. Esta conexão é mais um passo rumo à integração global ao mercado internacional, comentou o Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alex Beltrão.

Durante o seu discurso na apresentação das informações do governo na rede Internet, o secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Cássio Taniguchi falou que a meta é integrar todas as áreas do governo e abrir este imenso arquivo de informações à sociedade, mostrando a transparência das ações. Agora, destacou o secretário, nada que é feito no estado tem informações privilegiadas. O acesso ao conhecimento é o que entendemos como premissa básica para o desenvolvimento.

Taniguchi disse ainda que a Internet está conectando o Estado ao mundo internacional dos investimentos e do desenvolvimento expansional auto-sustentável. "Estamos preocupados com o desenvolvimento simultâneo entre os cidadãos paranaenses e a estrutura de prestação de serviços do Governo do Estado", concluiu ele.

O que o Governo está colocando na Internet

Ao acessar o endereço www.celepar.br o usuário da rede Internet estará automaticamente recebendo várias informações sobre o estado. Você sabia, por exemplo, que a área do Paraná é de 200.000 km2, o que equivale a 2,3% do território brasileiro? Ou que a população paranaense é de 8.875.847 pessoas, de acordo com o censo de 1991? Estes e outros números estão disponíveis no item Estado do Paraná.

Outro ponto que pode ser acessado é o que se refere ao Governo do Estado, onde são encontradas informações sobre o plano do governo Jaime Lerner, situação dos projetos e sistemas de informações do governo do Estado do Paraná. Dentro do quadro plano de governo, o interessado vai ter acesso as grandes linhas de atuação do governo: desenvolvimento sustentado, desenvolvimento humano e a gestão pública, onde são destacados programas como o "Paraná 12 Meses", "Paraná Mais Saneamento", "Paraná Mais Saúde", "Cidadão nota 10", "Paraná mais Informações"...

No item situação dos projetos do governo, o usuário da Internet vai ter acesso às informações sobre o andamento das obras na atual administração. Nele são encontrados tópicos como anel de integração, costa oeste, linha do ofício, entre outros. Telecidadão, qualidade no ensino, base pública, sistema de marcação de consultas, rede integrada de comunicação de dados e serviços são informações que estão disponíveis dentro do item sistemas de informações do governo do estado do Paraná.

O acesso www.celepar.br permite ainda que o usuário da Internet tenha informações gerais sobre a Companhia de Informática do Paraná-Celepar, como missão, negócio, linha de produtos e serviços. "Navegando na Internet" é mais uma opção destinada aos interessados. Neste item são disponibilizadas informações gerais sobre a Internet, servidores www no Brasil e no mundo, além das ferramentas distribuídas pela Celepar.

Nesta primeira fase, para o lançamento do governo na Internet, o sistema foi alimentado com informações básicas sobre o estado e o programa de governo. Porém, a gama de produtos e serviços que o estado pode oferecer é inúmera. Quem viajar à Curitiba, poderá saber via rede, antes mesmo de sair do seu município, a programação cultural já agendada.

Este é apenas um exemplo que pode ser estendido às demais áreas de atuação do governo (saúde, educação, transportes, empregos...).

Governo ligado

Existem duas categorias de prestadores de serviços no ambiente Internet: o provedor de serviços de conexão e o provedor de serviços de informações. De uma maneira bem simplificada, podemos dizer que a ligação física e o encaminhamento das mensagens através da Internet é de responsabilidade do provedor de serviços de conexão, permitindo assim que os usuários da rede acessem, buscando nos provedores de serviços de informações, assuntos de seu interesse.

O acesso à Internet para os órgãos da administração direta e indireta do Estado é provido pela Celepar através da rede integrada de comunicação de dados e serviços, por meio de um sistema servidor especializado que, além de outros serviços, disponibiliza um servidor de informações www.celepar.br. Este servidor reconhecido pelos principais servidores Internet, pode ser utilizado pelos órgãos da administração estadual interessados em divulgar suas informações, uma vez que o mesmo pode ser acessado por qualquer usuário Internet no mundo.

Introdução à Internet

No endereço www.celepar.br o usuário passa a ter informações básicas sobre a rede ao entrar no item introdução à Internet. Saiba o que aparece na tela do seu micro:

À medida que as redes de computadores crescem e que o volume armazenado de informações aumenta, são desenvolvidas novas engenhosas ferramentas visando facilitar a localização e o acesso aos dados disponíveis. O uso desses recursos para captura das informações ganhou até denominação própria: navegando na Internet. É esta a idéia: navegando pelos computadores do mundo inteiro, com o auxílio das ferramentas aqui apresentadas, é possível ter acesso a imensa gama de informações disponível em rede.

A Internet é a rede das redes. À ela estão ligadas diversas outras redes, com múltiplos enfoques, todas se comunicando entre si. Correio eletrônico é o serviço mais difundido entre elas e o conjunto de todas as redes de computadores que suportam esse serviço denomina-se Matrix.

Telnet, correio eletrônico e FTP compõe a tríade de serviços básicos da Internet. Contudo, a utilização desses serviços de comunicação pressupõe o acesso a um computador que esteja na rede Internet.

Os serviços de comunicação diferenciam-se das ferramentas de informação pela filosofia de uso: em se tratando de serviços, o usuário deve conhecer previamente a localização da informação, já as ferramentas de navegação são exatamente mecanismos para localizar informações.

As ferramentas da Internet são sistemas que utilizam a filosofia cliente/servidor, em que há módulos de programa distintos para executar os pedidos de informações (o módulo servidor) e para capturar os pedidos do usuário e apresentar os resultados da execução desses pedidos (o módulo cliente). Portanto, para usá-las é necessário instalar um módulo cliente compatível com o equipamento do usuário. A maioria dos programas para utilização dos serviços e ferramentas da Internet estão em domínio público, isto é, podem ser recuperadas gratuitamente pela rede.

O tipo de serviço e/ou ferramenta a ser acessado depende também do grau de conectividade à rede que o usuário possui, o que é determinado por protocolos e velocidade de comunicação.