Os municípios do Paraná na Internet

Autor: Luciana Aparecida Antunes Becker

Disponibilizar informações dos 399 municípios do Estado do Paraná no mundo da Internet, foi uma iniciativa de trabalho que teve os seus primeiros esforços em meados de 1996, junto à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano. Inúmeras dificuldades foram enfrentadas, pois o projeto era ambicioso e muitas variáveis existentes não favoreciam a efetiva concretização; contudo, não foram suficientes para impedir a conclusão da primeira versão das página WEB dos municípios, junto ao PARANACIDADE.

O Paraná é um dos primeiros Estados da União a disponibilizar informações de todos os seus municípios na Internet. Pode-se acessar as páginas WEB através do endereço http://www.pr.gov.br/municipios/ ou http://www.paranacidade.pr.gov.br/. Todo trabalho realizado é fruto de uma grande parceria que envolveu a CELEPAR, SEDU, PARANACIDADE e o IPARDES, sendo que o grande mentor deste projeto foi o Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, e também Superintendente do PARANACIDADE, Sr. Lubomir Ficinski.

Foi aplicado, no desenvolvimento das páginas WEB, o recurso de acesso ao banco de dados Sybase dinamicamente, e com isso foram montadas em tempo de pesquisa na Internet, significando que, ao invés de informações estáticas, são disponibilizadas informações atualizadas, conforme o banco de dados utilizado. Outra questão bastante relevante com relação à dinâmica da página, é a economia significativa de memória de armazenamento, pois é utilizado apenas um template, ou seja, uma página modelo, cuja estrutura é aplicada para a disponibilização das informações de todos os municípios.

A tela inicial de acesso às páginas dos municípios disponibiliza um mapa sensível que possui uma divisão por Associações de Municípios, entidades estas com personalidade jurídica própria, constituídas com a finalidade de promover o desenvolvimento integrado de uma determinada região. Atualmente, o número de Associações perfaz um total de dezoito regiões. Outra possibilidade de consulta é através de um município específico, onde existe um campo do formulário através do qual o próprio pesquisador seleciona o município pretendido.

Para cada município, a abrangência das informações vai, desde a foto do município, um breve descritivo, aspectos sócioeconômicos e urbanísticos, até o endereço da prefeitura, com o nome de seu respectivo Prefeito. Ainda contextualizando as informações dos municípios, é possível conhecer a fonte das informações (no link notas explicativas). Através de link são disponibilizadas informações do guia do turista e também informações turísticas do município pesquisado. O tópico "@ fale com o prefeito" possibilita mandar e-mail para a prefeitura; na opção " + mais informações" é possível fazer um link com a página institucional do município, significando que, se o município já possui uma página WEB personalizada e disponível em provedor particular, é possível vinculá-la à página oficial dos municípios, bastando para isto solicitar ao PARANACIDADE.

Ainda na página WEB do município, através de link, é possível acessar informações sobre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano – SEDU, sobre o Serviço Social Autônomo PARANACIDADE, sobre as Associações de Municípios e sobre o Programa de Governo Paraná Urbano.

Quanto à manutenção das informações das páginas dos Municípios, houve uma inovação no processo: será o próprio PARANACIDADE que a realizará, pois além de dispor de pessoal técnico especializado, foi criada uma estrutura de domínio Internet específica para esta empresa, possibilitando autonomia no processo de manutenção das páginas WEB. A próxima versão das páginas WEB dos Municípios do Paraná, já está sendo trabalhada pelo PARANACIDADE e contemplará a tradução das atuais informações em outros idiomas, iniciando pelo inglês.

A inauguração das páginas WEB dos Municípios do Paraná, aconteceu em conjunto com a entrega dos editais de licitação de obras e de aquisição de equipamentos através do Programa Paraná Urbano aos municípios, em um evento de grande importância. Foi realizada no Palácio Iguaçu e contou com a presença de inúmeras celebridades, dentre as quais: o Governador Jaime Lerner, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Superintendente do PARANACIDADE, Lubomir Ficinski, o Diretor Geral da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, Sérgio Ferreira de Souza, o chefe da Casa Civil, Rafael Greca, o Presidente da Companhia de Informática do Paraná, Francisco Krassuski, mais de 100 prefeitos e vários deputados. Para que a inauguração fosse bem sucedida, foi montada uma equipe de trabalho com a participação de técnicos do PARANACIDADE, da CELEPAR e da Secretaria de Chefia de Gabinete do Governador.

Além da divulgação de informações do próprio município, a página WEB possibilita a comunicação eletrônica do cidadão com a prefeitura e a racionalização de processos entre instituições de governo, com a troca de mensagens e inúmeras outras possibilidades que são proporcionadas pela Internet.

Sobre todo o processo de desenvolvimento e inauguração das páginas WEB dos Municípios do Estado do Paraná, não poderia deixar de registrar o agradecimento a todos que de alguma forma contribuíram para que este projeto efetivamente acontecesse. Não ouso citar nomes, pois a minha memória poderia ser injusta e esquecer alguém, mas a questão relevante é que a soma de esforços de várias Instituições, culminou com a disponibilização de um importante e estratégico produto do Governo do Estado do Paraná.

Contribuição e Revisão:

• Geraldo Luiz Farias Gerente do Núcleo de Monitoramento e Planejamento – PARANACIDADE *
  • José Roberto Frega - Gerente do Núcleo de Suporte de Informática - PARANACIDADE *