Rede de Informações em Saúde do Paraná

Autora: Nádia Pádua de Mattos - GAC

A Rede de Informações em Saúde do Paraná é um projeto que tem como objetivo a disseminação e intercâmbio das informações de saúde através da Internet, para gestão, planejamento e pesquisa, no sentido de auxiliar gestores, agentes e usuários do Sistema Único de Saúde/SUS, proporcionando a comunicação de seus municípios com as Regionais de Saúde, com o Estado, com a esfera federal e Instituições ligadas à rede mundial. Este projeto está vinculado ao Projeto do Ministério da Saúde para construção da Rede Nacional de Informações em Saúde/RNIS, que tem como meta interligar, em 3 anos, todos os municípios do Brasil através do uso da tecnologia da informação. Para que estes objetivos sejam atingidos, o Ministério da Saúde apóia os projetos estaduais no desenvolvimento de uma rede de provedores de acesso à Internet, reforça a parceria em informação em saúde entre os níveis local, municipal, estadual e federal, além de servir como um índice orientador e multiplicador para iniciativas em informações de saúde, e dar suporte à expansão de uma rede de assistência para democratizar a informação em saúde.

O projeto do Paraná foi escolhido como um dos projetos piloto pelo Ministério da Saúde, e é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde - SESA. O Paraná cobrirá, nesta 1ª etapa, 283 municípios de um total de 399 no Estado.

Os recursos financeiros para a execução do projeto são provenientes do Banco Mundial, Ministério da Saúde/Fundação Nacional de Saúde e do Estado. No dia 19/10/99, em solenidade no Palácio Iguaçu, foram entregues os equipamentos aos municípios contemplados.

Os municípios receberam um conjunto formado por microcomputadores e impressoras, software e os sistemas informatizados de Registro de Mortalidade (SIM), de Nascimentos (SINASC), de Notificação de Doenças (SINAN), além de software de automação de escritório. Caberá às Secretarias Municipais de Saúde, dentro do prazo estabelecido, providenciarem a conexão à Internet.

Com esta rede implantada, o Estado estará dando as condições iniciais para que as Secretarias Municipais de Saúde disponham de informações para a ação, e agilizem o fluxo dos sistemas de informação em saúde.

No sentido de contribuir com o acesso às informações, está disponível na Internet, através do endereço www.saude.pr.gov.br, um conjunto de informações de interesse dos profissionais da área e da comunidade. Esta página contém ainda indicadores epidemiológicos e de gestão, informações sobre a organização local dos serviços de saúde, quantidade de leitos e repasse de recursos através do Sistema Único de Saúde.