Sistema de Realizações Municipais

Autores:
Thales Ramos de Queiros - GPS
Olga Rydygier de Ruediger Polatti - PMC



O Sistema de Realizações Municipais – SRM, é um sistema georreferenciado que tem por objetivo principal reunir informações sobre as realizações dos diversos órgãos da Prefeitura Municipal de Curitiba e disponibilizá-las para o Prefeito e Secretários através de relatórios e mapas como ferramenta auxiliar na gestão municipal. O SRM, uma adaptação do SRG para a realidade do município, foi implantado em fevereiro de 1997 pela então recém-criada Assessoria Técnica de Informações, tendo sido desenvolvido pela CELEPAR.

O sistema permite a emissão de relatórios, com informações de investimentos, sobre a dimensão física executada, detalhados ou totalizados por órgão, projeto, bairro e regional, com gráficos das realizações por órgão ou bairro, além de mapas de investimentos, população atingida e de trechos de rua onde foram executadas ações pela prefeitura. A base cartográfica utilizada é o mapa de Curitiba mantido pela Secretaria Municipal de Urbanismo.

Tendo em vista a diversidade de ações da Prefeitura, o banco de dados foi estruturado de maneira a permitir a inclusão de dados de acordo com a especificidade de cada órgão. Os dados definidos para caracterizar uma realização são:

* Órgãos informante, executor e beneficiado;
* Bairro/Regional;
* Dados para georreferenciamento;
* Período;
* Descrição da Realização;

- Ação

- Objeto da Ação

- Denominação

* Valores financeiros;
* Fontes de Recurso;
* Dimensão física;
* Quantidades.

População atendida.

A manutenção do sistema se dá pelo envio mensal dos formulários de atualização pelos órgãos e a digitação é feita pela equipe de produção da CELEPAR. Com a implantação da Rede WAN na Prefeitura, este quadro está sendo alterado gradativamente. O SRM já está disponível em 7 órgãos da PMC para consulta on-line, inclusive o Gabinete do Prefeito, e disponível em uma Secretaria também para alimentação. Esta situação – consulta e alimentação on-line-, é a que pretendemos atingir em um curto espaço de tempo.

Quando da implantação do SRM, além da necessidade de se estabelecer critérios para a definição do que seria uma realização relevante, percebemos que outra dificuldade dos órgãos era a estruturação interna para reunir os dados necessários. Isto gerou em alguns locais a necessidade de se criar uma rotina de coleta de informações que hoje permite um melhor gerenciamento das suas atividades, utilizando, inclusive, o próprio sistema ampliado para atender necessidades específicas, como é o caso da Secretaria Municipal de Obras Públicas-SMOP, que atualiza o sistema em modo on-line.

Informações técnicas:

O SRM foi desenvolvido para uma plataforma CLIENT/SERVER, possuindo como front-end o SQLWINDOWS e como back-end o SYBASE. Também é utilizado o DBMAPA para a apresentação de mapas e a plotagem de informações referentes às realizações.

O SRM disponibiliza aos seus usuários diversos recursos, tanto recursos operacionais quanto gerenciais.

Destacamos como recursos Operacionais:

* a possibilidade de Importar dados provenientes de outras aplicações, desde que estejam no formato apropriado (txt);
* possui rotinas de auditoria para verificar irregularidades nos registros;
* possibilita várias opções de atualização de dados de acordo com a quantidade de registos a serem atualizados;
* gera vários relatórios para conferência de dados;
* possui Help On-line para facilitar operação do usuário.



Destacamos como recursos Gerenciais:

* Diversos relatórios (aproximadamente 40 relat.), mapas e gráficos com informação das realizações.