Tecnologia da Intranet

Autor: Douglas José Peixoto Azevedo- GPS

Introdução

A adoção da tecnologia Internet no interior das organizações surge como uma solução interessante, comparada a outras soluções proprietárias, de alto custo, e de resultados nem sempre justificando o investimento, muitas vezes alto.

As Intranets estão se tornando a espinha dorsal do sistema de informações das organizações. Isto acarreta numa mudança sensível na arte de fechar bons negócios, ter boa comunicação, troca de dados, treinamento profissional, desenvolvimento de aplicações e muito mais.

O QUE É UMA INTRANET?

A Intranet pode ser vista como uma Internet privada utilizando o mesmo protocolo (TCP/IP) e padrões da Internet pública. É a mais nova plataforma corporativa desde a introdução de computadores pessoais no ambiente dos negócios.

É a conectividade da força de trabalho de uma corporação, conecta pessoas com pessoas e pessoas com a informação, normalmente aumenta a produtividade, economiza tempo e reduz custos e fornece informações atualizadas.

Permite que "páginas" de informação contendo diversos tipos de dados: texto, gráficos, áudio, vídeo sejam compartilhadas através de qualquer rede baseada nos protocolos TCP/IP.

douglas 1.gif (39788 bytes)


Exemplos de uso da Intranet

  • Notícias da organização
  • Políticas da organização
  • Gerenciamento de projetos
  • Gerenciamento de Workflow
  • Repositório de conhecimentos
  • Estatísticas e situações
  • Treinamento Just-in-time
  • Informações logísticas
  • Relatórios gerenciais
  • Tratamento de reclamações
  • Diretório de habilidades
  • Localização de colaboradores
  • Recrutamento de pessoal
  • Benefício de assistência social

Exemplo de uma "página" Intranet

douglas 2.gif (31619 bytes)

Vantagens do uso da Intranet

  • É uma excelente plataforma para divulgação de informações sobre: marketing, pessoal, benefícios e política corporativa interna.

  • Pode substituir tanto os sistemas de informações para executivos (EIS) como os de computação colaborativa.

  • As informações confinadas numa rede Intranet são acessíveis apenas à organização a que pertence e às pessoas autorizadas por ela.

  • Diminui gastos com hardware e software, treinamento, troca de arquivos, backups periódicos, gerenciamento e tudo o que é necessário para uma rede convencional funcionar.

  • Disponibiliza as informações sob demanda, quando e aonde ela é necessária.

  • Mantém uma única fonte de informação.

  • Utiliza o mesmo pessoal que normalmente seria responsável por propagar o material impresso.

  • Reduz a impressão de documentos de uma corporação.

  • A Intranet fornece os recursos da Internet sem o risco de invasão.

Desvantagens do uso da Intranet

  • Os grupos de trabalhos tradicionais, apresentam aplicativos de colaboração mais poderosos.

  • Não existe um sistema unificado com os pacotes de grupos de trabalhos. É necessário configurar e manter aplicativos separados, como correio eletrônico e servidores WEB.

  • As Intranets exigem uma rede com o protocolo TCP/IP, ao contrário de outras soluções de software para grupos de trabalho que funcionam com os protocolos de transmissão de rede local existentes.

  • Deve-se manter uma equipe de manutenção do servidor WEB, em dedicação exclusiva, a nível de fazer e manter as "páginas" WEB pois as informações são dinâmicas, podem ser alteradas da noite para o dia.

Benefício nas comunicações

  • Habilidade de atingir um público alvo com maior audiência.

  • Informações atualizadas e precisas.

  • Comunicação mais rápida.

  • Credibilidade de fonte única de informações.

Benefícios para o usuário

  • Facilidade de uso (uniformidade, simplicidade de navegação pois utiliza browser da Internet).

  • Facilidade de publicação e recuperação da informação.

  • Senso de independência e plenitude.

  • Redução das tarefas consumidoras de tempo pois reduz as burocracias de papéis.

Aplicações da Intranet

  • Aplicações para venda e marketing: um dos desafios fundamentais nos departamentos de vendas e marketing é passar informações atuais e de referência para um grupo de pessoas distribuídas geograficamente, como por exemplo: tabela de preço e diretrizes de vendas.

  • Aplicação para desenvolvimento de produtos: concentram-se no geren-ciamento de projetos, com membros da equipe atualizando cronogramas de projetos e compartilhando informações sobre o progresso ou feedback dos clientes.

  • Aplicações para assistência ao consumidor: o objetivo é fornecer serviços da melhor qualidade da maneira mais eficiente, por exemplo, divulgação de transações que permite aos departamentos de assistência compar-tilhar informações sobre clientes e pro-blemas, criando um sistema de suporte coordenado.

  • Aplicações para recursos humanos (RH): o trabalho de RH é manter os funcionários bem informados sobre assuntos impor-tantes da empresa além de todos os detalhes pertinentes à sua saúde pessoal e bem-estar.

  • Aplicações para finanças: fornece acesso on-line a informações financeiras importantes, de forma segura e fácil, para tomada de decisões corporativas inteligentes e rápidas.

Novo ambiente de negócios

douglas 3.gif (51419 bytes)

A quem se destina a Intranet

A grande gama de produtos disponíveis para informatização e automação de processos sempre foi voltada para as médias e grandes empresas. Com ferramentas disponibilizadas na Internet permitem que as empresas, a um baixo custo, implementem uma rede corporativa com baixo nível de investimento.

Mas, como em qualquer rede corporativa, a implantação de Intranets exige planejamento além de investimento de tempo e capital, porém, os benefícios obtidos com a otimização de processos e a organização de informações tem levado empresários, diretores e gerentes de empresas a darem uma atenção especial a essa tecnologia.

douglas 4.gif (44051 bytes)

Equipamentos necessários para Intranet

douglas 5.gif (71308 bytes)

Softwares necessários para Intranet

douglas 6.gif (71784 bytes)

Browsers para navegação

douglas 7.gif (44514 bytes)

O que é uma Extranet

Extranet é o nome dado a um conjunto de Intranets interligadas através da Internet. É uma rede de negócios que une empresas parceiras por meio de suas Intranets, utilizando os padrões abertos da Internet. Esses parceiros não precisam ter o mesmo tipo de computador (hardware), sistema operacional, gerenciadores de banco de dados (softwares) ou browser para navegação.

  • A Extranet amplia ou estende os benefícios de uma Intranet para parceiros de negócios.

  • A Extranet liga os interesses da organização com seus parceiros de negócios.

  • A Extranet cria um senso de comunidade com os seus parceiros de negócios.

  • A localização de uma Extranet depende, em parte, das conecções de acesso.

EXEMPLO DE UMA ESTRUTURA EXTRANET

douglas 8.gif (23826 bytes)