Um só lugar para servir o cidadão: CAR

Autor: Pedro Luis Kantek Garcia Navarro - GAC

CAR vem a ser uma sigla que identifica um Centro Administrativo Regional. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado e é um local que agrega todos ou a maioria dos serviços prestados pelo Estado ao cidadão. A fotografia que você está vendo é a do primeiro CAR construído no interior do Estado: o da cidade de Cascavel.

A entrada do Centro Administrativo Regional de Cascavel

Já estão instaladas neste CAR as Secretarias de Educação, de Saúde, de Obras Públicas, de Relações do Trabalho, da Criança, de Indústria e Turismo, o Instituto Ambiental do Paraná, a EMATER e o Instituto de Previdência, além do Paraná Esporte.

Estes são os órgãos que estão lá fisicamente. Além destes, existe o atendimento virtual (através de quiosques) do Departamento de Trânsito, da COPEL, do INSS e do e-Paraná.

Este último é o portal de serviços do Governo e, através dele, tem-se acesso a todos os serviços prestados através da Internet pelo Governo do Estado.

Este é o local do serviço e-Paraná de Cascavel, logo na entrada do CAR

O Centro de Cascavel representa a última palavra em tecnologia de informação oferecida ao servidor público e, através deste, à população da região. Senão, vejamos:

1. Todos os órgãos públicos que se mudaram para o local levaram todos os insumos de informática que já tinham. Porém, a maioria deles trabalhava desconectado ou no máximo através de linhas de comunicação discadas ou dedicadas, mas de baixa velocidade. Além destes computadores, cerca de 25 novas máquinas foram adquiridas.

2. Criou-se uma rede local de alta capacidade, conectando todos os equipamentos e provendo dois servidores de alta capacidade: um deles é de arquivos e outro é um servidor notes. A centralização trará vantagens de compartilhamento e backup-restore, além de uma gestão centralizada.

3. Tanto a telefonia quanto a rede de informática estão conectados a Curitiba através de um canal de dados de alta capacidade. Desta maneira, todos os telefones do CAR podem ser acessados desde a sede da SEAP em Curitiba, com uma ligação a ramal, sem o pagamento de tarifas intermunicipais. Os usuários de Cascavel que estavam acostumados a usar bases notes em linhas de baixa velocidade tomaram um susto: todas as bases, embora residam em Curitiba, têm tempo de resposta de uma conexão local.

4. O sistema de rede lá instalado permite que se faça a gestão, configuração, suporte e manutenção remotos desde Curitiba. Assim, embora separados por 500 Km de distância, os usuários têm a presença on-line da CELEPAR e de suas estruturas de suporte e apoio.

5. Colocou-se lá uma ponta na rede de videoconferência do Estado. Ligações com som e imagem podem ser estabelecidas, usando o canal acima citado, sem custos diretos. A estação está instalada no auditório do CAR, que é uma sala mais do que adequada para eventos e treinamentos do pessoal.

Auditório do CAR Cascavel

Embora não seja objetivo deste artigo, pode-se citar en passant que a adoção do conceito de centralização implícito no CAR trouxe inúmeras economias. Os aluguéis diminuíram, pois o Governo está deixando cerca de 10 imóveis alugados, concentrando todas as atividades no referido edifício. Valem as mesmas considerações para vigilância e conservação, reprografia, frotas de veículos, contas de luz e água, e manutenção de almoxarifados.

Mas talvez a principal economia e vantagem da iniciativa seja para o cidadão que demanda serviços do Estado. Agora, ele conta com um único endereço, sabe que lá estão todas as repartições e que problemas e demandas junto ao Estado podem ser tratadas em uma única vez e em um único local.

O Centro de Cascavel contou com apoio do Governo Federal, através do Ministério de Orçamento e Gestão, que ajuda projetos que visem modernizar a relação entre Governo e cidadão. Está prevista a construção de muitos outros Centros Administrativos Regionais nas principais cidades do Estado do Paraná. O próximo a ser implantado é o de Foz do Iguaçu. Você pode acompanhar todo o processo e visitar o Centro Administrativo Regional de Cascavel através do site www.pr.gov.br/car. Veja a home page: