XX SECOP

Autora: Maria Alexandra V. C. da Cunha



Este ano Curitiba será a sede do XX SECOP, que terá como tema “A Informática como instrumento para superação da crise”. A CELEPAR será a entidade realizadora do evento.

Mas o que é o SECOP?

O SECOP – Seminário Nacional de Informática Pública, é um evento tradicional de periodicidade anual, que historicamente congrega entidades , dirigentes e profissionais envolvidos com o setor de informática do Brasil.

O seminário é promovido pelo Departamento de Política de Informação e Automação da Secretaria de Ciência e Tecnologia – DEPINS/SCT, pela Subsecretaria de Controle de Informática do Setor Público da Secretaria de Administração Federal – SINFOR/SAF, pela Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Processamento de Dados – ABEP e pela Associação Brasileira de Empresas Municipais de Informática – ASBEMI.

Originalmente chamado de Seminário de Coordenação em Processamento de Dados, o SECOP foi realizado pela primeira vez em Fortaleza, em 1973. Ao longo de todos estes anos, tornou-se o fórum mais importante de debate da informática Pública. É uma ocasião para a busca de parcerias com a iniciativa privada, com instituições de ensino e pesquisa, enfim, um evento propiciador de discussão sobre modernização tecnológica do Estado.

Qual a importância do SECOP este ano?

O cenário da informática brasileira aponta para um período onde é fundamental importância que se reúnam entidades entidades e dirigentes da informática pública, não apenas para refletir e avaliar o passado, mas para tornar a informação e os recursos de informática em um meio efetivo para o desenvolvimento econômico e social.

Deve ser buscada produtividade, qualidade e aprimoramento tecnológico, a modernização do setor público, e a informática tem potencial para ser um dos instrumentos para superação da crise. Este ano de 1992 mostra-se como um ano de recessão econômica, e na área de informática o fim da reserva de mercado é uma nova variável introduzida no ambiente. Neste cenário, que colocará as instituições brasileiras face a ocorrência internacional, cabe uma postura ativa no sentido de promover um aperfeiçoamento dos recursos humanos, para uma atuação mais eficaz em tecnologia da informação. Cabe a eles promover a análise, e aonde pertinente, a absorção, de tecnologias da informação, avaliando profundamente o seu impacto no setor.

Alguma novidade deste Secop em relação aos anteriores?

A realização de um SECOP em relação aos anteriores sempre traz novidades, seja pela diversidade dos temas, seja pela evolução tecnológica, seja pela diversidade dos temas, seja pela evolução tecnológica, ou ainda pela alteração dos ambientes político, econômico e social. Este ano no entanto, teremos ainda alterações na forma de organização: além do SECOP propriamente dito, ocorrerá em paralelo o Fórum Internacional de Informática Pública e o I Congresso Brasileiro de Dirigentes de Informática Pública. Teremos assim:

Um fórum técnico, vetor de multiplicação dos conhecimentos referentes as novas tecnologias de recuperação e disseminação de informações. Palestras técnicas onde serão apresentados hardware, software, metodologia, novas tecnologias, novas aplicações e outros assuntos de interesse técnico. Um espaço de atuação conjunta entre fornecedores de informática, instituições de ensino e pesquisa e o setor de informática pública.
Painéis temáticos, onde a aplicação da tecnologia será apresentada, privilegiando o atendimento as áreas de atuação essencial do estado, tais como educação, saúde, infra-estrutura, transportes, habitação, justiça e segurança pública.

Um fórum internacional, onde serão conhecidos e debatidos os caminhos seguidos por outros países democráticos e de origem latina – Itália, França e Espanha. Serão conhecidas as diretrizes estratégicas de cada país, suas políticas nacionais de informática, o uso de informática e os resultados esperados e já alcançados.

Um fórum que reunirá os dirigentes responsáveis por informática na área pública, para debater as diretrizes para o setor. O enfoque será nas políticas de uso e de desenvolvimento econômico, e no impacto social da utilização da informática. Serão efetuadas reuniões de trabalho entre os participantes e numa sessão plenária será aprovado o documento “A informática como instrumento para superação da crise – proposta de um caminho brasileiro”, elaborado a partir das recomendações dos grupos de trabalho.

A quem é dirigido o SECOP?

O público alvo do evento são profissionais e dirigentes de informática em geral, profissionais e dirigentes de informática do setor público, instituições de ensino e pesquisa, fabricantes e fornecedores de produtos e serviços de informática e dirigentes de órgãos usuários de informática na área pública.

Quando ocorrerá?

A previsão é de que o SECOP se realize na primeira quinzena de agosto.

Qual o temário?

“A Informática como Instrumento de Superação da Crise”.

Fórum Técnico

Seminário técnico voltado para a apresentação e debate de tecnologias, produtos, serviços e soluções informatizadas para problemas de administração pública nas esferas municipal, estadual e federal, envolvendo usuários, fornecedores, profissionais e usuários de informática.

EVENTOS...................APRESENTADORES ...................PÚBLICO-ALVO

Palestras ..................Fornecedores ..........................Profissionais
................................Inst. Ens. e Pesq. ...................Dirigentes de inf.
-Hardware ..............................................................Órgãos de Infor-
-Software ...............................................................mática, Federais,
-Metodologia ..........................................................Estaduais, Muni-
-Novas Tecnologias................................................. cipais
-Novas Aplicações ...................................................Instit. Ensino e
-Outros.................................................................. Pesquisa
.............................................................................Usuários de Infor-
.............................................................................mática.

Painéis Temáticos.

-Segurança Pública ...................Órgãos de Informática
-Educação ...............................Federais, Estaduais e
-Saúde ...................................Municípios
-Infra-estrutura....................... Usuários
-Transportes
-Habitação
-Justiça
-Arrecadação e Finanças
-Outros

Fórum Internacional de Informática na Administração Pública

Tem como objetivo, através de Palestras Internacionais, conhecer/debater os caminhos seguidos por outros países (Itália/França/Espanha) no tratamento da Informática Pública sob os tópicos abaixo:

TEMÁRIO ......................................APRESENTADORES ...................PÚBLICO ALVO
Abordagem do proble- ....................Instituições ............................Profissionais
ma da inform. pública ....................Convidadas .............................Dirig.Usuários
Diretrizes estratégicas................................................................ Dirigentes Inform.
Política Nacional de ....................................................................Instit.Ensino e
informática................................................................................ Pesquisa
O uso pelo Estado ......................................................................Fornecedores
Modelo de planeja- ......................................................................Fabricantes
mento
Modelo de Gerencia-
mento
Modelo de execução
Resultados esperados
e alcançados

I Congresso Brasileiro de Dirigentes de Informática Pública.

O fórum de dirigentes de informática Pública tem como objetivo reunir dirigentes responsáveis por Informática na área Pública para debater a Política para o setor com enfoque nos temas abaixo.

TEMÁRIO

Política de Uso

Aumento da produtividade de recursos públicos;
Melhoria qualitativa dos servs. do Estado a Sociedade;
A nova divisão de receitas e responsabilidades (Constituição)
1988) e os sistemas de informação.

Política de desenvolvimento econômico

Pesquisa e desenvolvimento tecnológico;
Fomento a produção de bens e serviços.

Impacto Social

A nova sociedade da informação;
Automação, desemprego e expansão da atividade econômica;
Telemática e as relações de poder na sociedade.

OBS.: Cada um destes itens será debatido em um painel.

Além dos painéis, os participantes se reunirão em Grupos de Trabalho, organizando por áreas de interesse com o objetivo de apresentar recomendações a Sessão Plenária do Congresso.